Composteira doméstica: como fazer?

Quanto maior o entendimento a respeito do cuidado com o que é de todos, maior o nosso compromisso para mudar nossas atitudes. A compostagem doméstica é uma solução fácil que ajuda a reduzir os resíduos gerados em nossas residências. Entenda o que é e como funciona.
Composteira doméstica: como fazer?

Já pensou em transformar o lixo que sobra dos alimentos da sua cozinha em adubo para as plantas? Com uma composteira orgânica isso é possível – aliás, é uma ótima pedida para quem deseja ter um estilo de vida mais sustentável!

A composteira funciona como um sistema de reciclagem de resíduos orgânicos, ajudando a reduzir o lixo produzido em casa.

Ela é compacta, não produz nenhum cheiro e não atrai insetos, além de ser simples de montar! Os tópicos desta matéria serão:

  • O que é uma composteira doméstica?
  • Quais os benefícios da composteira doméstica?
  • Como fazer uma composteira doméstica?
  • 7 dicas para cuidar da sua composteira doméstica

O que é composteira doméstica?

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/05/24093933/MAteria-09-Composteira-01-scaled.jpg

A composteira doméstica é como um sistema de reciclagem voltado aos resíduos orgânicos que produzimos em casa, como: cascas de frutas, verduras, borra de café, cascas de mandioca, entre outros.

Existem três camadas em uma composteira:

1. A de cima, que serve para depositar o lixo orgânico;

2. A do meio, onde colocamos terra. Nessa terra, estão presentes minhocas e micro-organismos que ajudam a transformar os resíduos em adubo orgânico;

3. A última camada é onde fica o líquido, resultante do processo de compostagem. Chamamos esse líquido de chorume, que é rico em nutrientes e ótimo para regar plantas.

Confira o passo a passo para montar uma horta em casa!

Quais os benefícios da composteira doméstica?

Podemos classificar a composteira doméstica como um ecossistema higiênico que possui benefícios para o meio ambiente e também para nós.

Dá uma olhada no tanto de vantagens que ela traz:

  • Tratando os resíduos, ajudamos a evitar emissões de gás metano no ar (esse gás é responsável por agravar o efeito estufa);
  • Evitamos que os solos de aterros e lixões sejam contaminados;
  • Ajudamos o meio ambiente como um todo;
  • Reduzimos o lixo produzido.

Como fazer uma composteira doméstica?

Para montar uma composteira, você vai precisar de alguns materiais

Produtos necessários para fazer a composteira doméstica

  • 3 caixas plásticas médias, sendo uma com tampa; As caixas devem ser opacas para bloquear a luz.
  • 100 minhocas;
  • Furadeira com broca de 1 mm;
  • Terra adubada;
  • Uma pequena torneira;
  • Folhas secas ou serragem grossa.

Agora é o momento de organizar os materiais: na caixa que ficará no topo, e na caixa que ficará no meio faça furos no fundo com o auxílio da furadeira. Os furos devem ter de quatro a seis milímetros de diâmetro, com distância mínima de dois centímetros. A quantidade de furos varia conforme tamanho da caixa – esses furos fazem que o resíduo orgânico diluído caia e as minhocas se movimentem.

/s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/05/24093930/Furacao-cx-composteira.jpg

Repita o processo na tampa e nas laterais, próximo à borda, das duas caixas, em todo o contorno. Desta vez os furos devem ter um milímetro. É importante respeitar essas medidas porque são suficientemente largas para o escape dos vapores e pequenas o bastante para que as minhocas não fujam.

Na terceira e última caixa, faça um furo para a torneira.

 Leia também: Como tirar sujeira de terra das roupas

Como montar a composteira doméstica

Chegou a hora de montar a sua composteira! Vamos lá?

Passo 1

Na caixa do topo, faça uma camada com a terra adubada e misture com as folhas secas ou com a serragem grossa. Depois coloque os resíduos. É importante colocá-los em montinhos e cobrir com folhas secas ou com serragem.

Passo 2

Na caixa do meio, cubra todo o fundo com a terra adubada. Uma dica para acelerar o processo de decomposição é colocar minhocas na sua composteira.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/05/24094132/shutterstock_1886498674-scaled.jpg

Em geral, para formar o adubo orgânico a composteira pode levar até 6 meses, mas com minhocas esse processo pode levar de 60 a 90 dias. As minhocas mais recomendadas são as californianas, mas qualquer uma pode ser utilizada. Ah, e você pode comprar elas até pela internet!

Passo 3

A terceira caixa, que ficará embaixo, deve ficar vazia e você pode colocar uma torneira para ficar mais fácil de recolher o chorume dos resíduos.

O chorume é um adubo superconcentrado e você pode usar para adubar as plantas. Basta misturar uma parte do líquido com dez partes de água, ele pode ser aplicado nas folhas ou direto na terra. Esvazie a terceira caixa, pela torneirinha semanalmente. O acúmulo do chorume pode produzir odores e toxinas que combinada a outras condições podem vitimar as minhocas.

É muito importante saber que você precisa mexer o material orgânico de tempos em tempos. A primeira vez deve acontecer depois de aproximadamente 15 dias que você do começo da compostagem: abra a caixa e revire o material orgânico. A partir daí, uma vez por semana, você deve remexer o material.

Depois de aproximadamente um mês, a caixa do meio estará cheia de humus. Humus é o resultado da decomposição da matéria orgânica após a ação das minhocas, é um material muito rico em nutrientes e fértil. É esse material fortificado que você deve recolher da caixa intermediária e usá-lo para adubar as suas plantas. Retire o húmus da caixa intermediária e a inverta de posição com a que estava na parte de cima.

7 dicas para cuidar da sua composteira doméstica

1. Não é recomendado colocar frutas cítricas, carnes, fezes de animais domésticos. Eles podem atrair insetos e mau cheiro;

2. Corte os alimentos antes de colocá-los dentro da composteira, isso ajuda no processo de decomposição;

3. O processo da composteira é natural e lento, então quanto mais resíduos maior o tempo para decompor. Caso você tenha muito resíduo orgânico é interessante aumentar o tamanho da composteira, outra opção é guardar seus resíduos em um pote fechado até a hora de adicionar ao sistema de compostagem, para que as moscas não coloquem ovos nestes alimentos;

4. É importante que o lugar onde sua composteira irá ficar não tenha incidência direta de sol e seja bem arejado;

5. Dentro da sua composteira você pode colocar: frutas, legumes, saquinhos de chá, cascas de ovo;

6. Faça uma manutenção periódica da composteira, para manter a sua eficiência e estrutura. Sempre após acrescentar o material orgânico cubra os alimentos com serragem ou folhas secas, em uma proporção de 1:3 respectivamente;

7. Não alimente as minhocas em excesso.

Quer dicas para uma limpeza eficiente do quintal? Aqui tem

Você achou esse artigo útil?

Composteira doméstica: como fazer?