Como usar o mop de um jeito prático

Quando o assunto é faxina tudo o que queremos é praticidade! O Mop é um dos utensílios preferidos por quem precisa e gosta de facilitar o dia a dia. Descubra como aproveitar ainda mais o seu mop.
Como usar o mop de um jeito prático

Você quer aprender como usar o mop para tornar a faxina mais prática? Esse é um utensílio cada vez mais presente nos lares devido à versatilidade e facilidade de uso. 

Confira, neste artigo, dicas para usar o mop corretamente, com indicações de produtos e passo a passo para tornar a limpeza mais efetiva. 

Benefícios do mop para a limpeza 

Por que usar o mop na limpeza? Este é um utensílio que tem algumas vantagens para tornar sua faxina mais rápida e fácil. 

Um dos primeiros pontos a favor é que o mop faz simultaneamente o trabalho da vassoura e o do pano. Assim, você economiza tempo – e tempo para limpar a casa é algo cada vez mais escasso, não é mesmo? Então, o mop é de grande ajuda no seu dia a dia. 

Além disso, os mops disponíveis no mercado têm mecanismos que facilitam a hora de molhar e torcer. Isso poupa seu trabalho e deixa a limpeza mais rápida. 

Outra vantagem do mop é servir para diversos tipos de superfície: você pode usá-lo em piso cerâmico, de madeira, laminado, de pedra e até em tapetes e carpetes. 

E o mop também deixa mais fácil limpar pontos de difícil acesso da sua casa. Seja qual for o modelo que você escolher, esse utensílio costuma ter cabo longo e base flexível, giratória ou em um formato que deixa mais fácil limpar cantos e áreas embaixo de móveis. 

Precisa varrer antes de usar o mop? 

Como dissemos acima, o mop pode fazer o serviço da vassoura. É uma vantagem desse tipo de utensílio.  

Pelo formato e peso leve, o mop permite varrer o piso, como se você estivesse empunhando uma vassoura. E com uma vantagem: por ser molhado antes do uso, o mop permite varrer sem espalhar a sujeira ou levantar poeira. 

Claro que isso depende do tipo de sujeira. Para recolher folhas ou pedaços de papel, por exemplo, o mop não substitui a dobradinha vassoura e pá. Mas para a sujeira do dia a dia, pode usar o mop e poupar seu tempo, sem medo. 

Como montar o mop? 

Há diversos tipos de mop no mercado, quase sempre com algum tipo de dispositivo para torcer e espremer o excesso de água. Esse mecanismo pode ser acoplado a um balde auxiliar ou então fazer parte da própria estrutura do mop. 

 Os mops já vêm pré-montados e, geralmente, a única etapa de montagem é a fixação do cabo, que pode ser feita por encaixe ou rosca. Não se aflija, os manuais de instruções são bem fáceis de seguir e logo você poderá usar seu mop. 

Quais produtos usar no mop? 

Você já escolheu seu mop e agora quer saber que produto usar na limpeza? Isso depende do tipo de limpeza e do tipo de piso que você pretende limpar. 

Diversos produtos podem ser usados no balde em que molhará o mop. Você pode usar um multiuso, um pouco de vinagre, o limpador da sua preferência. No caso de uma limpeza só para tirar o pó, você ainda pode usar apenas água.

Como usar o mop na limpeza da casa 

O mop, como dissemos acima, é um utensílio versátil para a faxina de diversos ambientes. Confira o passo a passo para utilizá-lo com eficiência no seu dia a dia: 

Como usar o mop para varrer piso 

  • Coloque água em um balde. Se preferir, coloque um pouco de um produto de limpeza adequado ao tipo de piso, usando as quantidades indicadas no rótulo; 
  • Molhe o mop no balde; 
  • Torça o mop até deixá-lo o mais seco possível;
  • Varra a sujeira do piso, em direção a uma das partes do cômodo;
  • De vez em quando, molhe novamente o mop no balde, para eliminar o excesso de sujeira, e torça-o;
  • Quando chegar ao final do cômodo, use uma pá para recolher a sujeira, empurrando com o mop ou com uma vassoura. 

Como usar o mop para limpar piso 

Aqui, as dicas servem para qualquer tipo de piso, lembrando que, ao limpar uma área revestida com carpete ou tapete, não use produtos que manchem ou danifiquem o tecido, como alvejantes. 

  •  Varra antes todo o cômodo, usando vassoura, aspirador de pó ou o próprio mop;
  • Em um balde, coloque água e o produto de limpeza da sua escolha;
  • Molhe o mop no balde e torça-o bem;
  • Escolha um sentido para fazer a limpeza do piso e esfregue o mop no chão, com movimentos de vai e vem;
  • De vez em quando, molhe novamente o mop no balde e torça-o bem;
  • Repita até passar o mop em todo o cômodo. 

É possível usar o mop para tirar o pó e lustrar móveis? 

É possível utilizar o mop para dar aquele trato nos móveis, principalmente os modelos com cabo ajustável. Mas fica a pergunta: será que é o utensílio mais prático para fazer isso? 

Por geralmente terem a base grande e um cabo longo, os mops são mais adequados à limpeza de pisos. Já os móveis, por terem superfícies menores e diferentes nichos, níveis e saliências, tornam mais difícil fazer a limpeza com mop. Além disso, os móveis são mais delicados que os pisos, por isso a força que você faz no cabo do mop pode ser demasiada e provocar danos. 

Enfim, esteja ciente de que dá para tirar o pó ou lustrar móveis usando mop, mas há outros utensílios mais indicados para essa tarefa, como espanador, pano de limpeza, flanela e esponja. 

Como higienizar o mop após o uso 

Depois de utilizar seu mop na faxina, você pode limpá-lo facilmente. Primeiro, coloque o utensílio sob água corrente para retirar as partículas maiores de sujeira.  

Em seguida, coloque o mop de molho em um balde com dois litros de água, uma medida de lava-roupas e três colheres (sopa) de bicarbonato de sódio. Deixe agir por meia hora e enxágue em água corrente. 

Será que está na hora de trocar o refil do seu mop? Tire essa dúvida clicando aqui! 

Você achou esse artigo útil?

Como usar o mop de um jeito prático