Como usar o aspirador de pó: confira guia para diferentes usos

Dicas para melhorar o uso do aspirador de pó na limpeza de casa e de vários objetos
Como usar o aspirador de pó: confira guia para diferentes usos

Como usar aspirador de pó é fácil, mas antes disso você precisa entender qual é o ideal para a sua casa.

Eles são excelentes na limpeza de chãos e pisos, e você também pode usá-lo para limpar carpetes, tapetes, cortinas, sofás, almofadas e colchões.

Uma das vantagens do aspirador é sugar, com auxílio de bicos, em lugares que utensílios de limpeza comuns nem sempre alcançam, em áreas internas e externas.

Assim, montamos um guia de como melhorar o uso do seu aspirador de pó e transformá-lo no melhor aliado da limpeza de casa.

Quando usar o aspirador de pó

Antes de usá-lo, verifique se o seu aparelho aspira apenas sólidos ou sólidos e líquidos. Feito isso, você pode usar o aspirador de pó todos os dias para manter a limpeza de chãos, pisos, tapetes e sofás. Lembre-se sempre de limpar ou trocar os bicos entre as limpezas.

Se você mora em condomínios, fique atento com o horário de uso para não incomodar os vizinhos, já que os aspiradores de pó são bem barulhentos.

Você pode economizar energia deixando o aspirador para faxinas semanais ou quinzenais. Se não acumulou tanta poeira, use a vassoura para manter a limpeza. E finalize com um pano úmido.

Precisa varrer antes de usar aspirador de pó?

Depende. Em ambientes com muito pó recomenda-se não usar a vassoura. Ela vai levantar partículas de poeira e espalhá-las, dificultando a limpeza.

Melhor recorrer direto à sucção do aspirador. Na cozinha é melhor recolher resíduos mais engordurados antes de usar o aparelho.

Se o seu aspirador tiver limitações pelo formato, de bicos ou por serem verticais, use a vassoura para limpar cantos da casa que a sucção não é bem realizada. Junte a sujeira num canto e em seguida traga o aspirador para removê-la.

As cerdas da vassoura são úteis para remover partículas presas nas frestas de pisos de madeira antes de aspirá-lo.

Como usar o aspirador de pó: passo a passo

Verifique se o saco ou compartimento de resíduos está cheio e esvazie-o antes de ligar o aparelho.

Você pode dividir os cômodos em quatro partes e limpá-los em direção à saída.

Se o seu aspirador é multifuncional e também aspira líquido, pode usá-lo para finalizar a limpeza de pisos de cerâmica e azulejos. Assim como em áreas externas, para secar carpetes de automóveis ou pisos de jardins.

Como usar aspirador de pó no dia a dia

Além de ser o mais eficiente na limpeza de pó, de pelos e poeira de chãos e pisos, o aspirador também pode ser útil em outros desafios domésticos.

A limpeza regular de tapetes, sofás, almofadas, colchões e travesseiros contribui para a saúde. A sucção reduz a quantidade de ácaros, fungos e bactérias que proliferam nesses tecidos e causam alergias.

Você também pode usar o aspirador de pó para limpar cortinas, perfumar a casa e encontrar objetos perdidos. Confira abaixo.

Como usar o aspirador de pó para aspirar água

Primeiramente, confira no manual ou no verso do aparelho se ele é capaz de sugar sólidos e líquidos. Se não constar essa função, não tente soluções caseiras e gambiarras não autorizadas pelo fabricante. Você pode danificar o aparelho.

Caso ele sugue líquidos, você tem um grande companheiro de faxina. Basta ligar e usar o aspirador para finalizar limpezas de pisos, azulejos e cerâmicas, também de chãos de pedra e bancadas.

Faça movimentos suaves, para não danificar a ponta dos bicos.

Como usar aspirador de pó vertical

Caso o aparelho não possua uma mangueira de sucção auxiliar, melhor restringir o seu uso à limpeza de pisos e chãos.

Se você quer usá-lo para limpar superfícies mais delicadas, como colchões e sofás, certifique-se pelo menos de que a área de sucção do aspirador está completamente limpa.

Práticos e fáceis de usar e guardar, os aspiradores verticais têm certas limitações de formato e bicos de sucção.

Como usar o aspirador de pó como soprador

Confira antes se o seu aparelho possui essa função e um bocal de sopro, que geralmente se encontra próximo ao de sucção. Caso não tenha, melhor não arriscar com gambiarras que podem danificar o aspirador.

Se ele tiver a função, basta ligar a mangueira no bocal de sopro e usar o aspirador no modo reverso, para tirar sujeiras de frestas e cantos mais difíceis de alcançar.

Como usar o aspirador de pó no sofá

O aspirador de pó é de grande ajuda na limpeza de sofás.

Você pode usar os diversos bicos de sucção para chegar nas áreas mais complicadas na limpeza a seco. Isso também ajuda a combater a proliferação de ácaros, fungos e bactérias que causam alergias.

Se o seu sofá sujou, você pode pegar aqui algumas dicas de como limpá-lo. E o aspirador vai ser ótimo para secar mais rapidamente a mancha e a umidade do local.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2022/05/08155832/como-usar-aspirador-po-no-sofa-scaled.jpg

Como usar o aspirador de pó para remover marcas do tapete

Manchou o tapete? Calma que temos diversas soluções bem aqui.

Depois de aplicar a solução apropriada para remover a mancha do tapete, use o aspirador para finalizar a limpeza, quando as fibras tiverem retornado à sua forma.

A sucção vai ajudar a remover as manchas e a secar o tecido.

Como usar o aspirador de pó para encontrar objetos perdidos

Por essa você não esperava! Meia-calça velha numa mão, aspirador na outra e temos quase um assistente de São Longuinho.

Com um elástico, prenda o pedaço de meia-calça (também pode ser uma meia comum fina) em torno da ponta da mangueira.

Aspire embaixo daquele móvel pesado ou daquele cantinho mais difícil. A sucção vai fazer com que pequenos objetos (parafusos, borrachas, pregos, pedaços de madeira) fiquem grudados na meia. Fácil, né?

Como usar aspirador de pó para lavar cortinas

As melhores dicas de como lavar suas cortinas a gente já reuniu aqui!

O que você pode fazer é usar o aspirador de pó como auxiliar na limpeza delas.

Usando o bico de escova, que vai evitar a sucção do tecido, você pode passar o aspirador nas cortinas pelo menos uma vez por semana.

Faça isso com movimentos verticais suaves. Essa limpeza regular vai evitar o acúmulo excessivo de poeira, pó e fuligem, além da proliferação de causadores de alergias.

Como usar o aspirador de pó para aromatizar ambientes

Essa é bem simples e vai fazer um bom controle de odor enquanto você limpa a casa.

Basta molhar um chumaço de algodão com um pouco de essência floral ou mesmo umas gotinhas de desinfetante ou do limpador perfumado preferido.

Largue-o dentro do compartimento de resíduos ou do saco do aspirador. Uma colherzinha de chá de canela em pó também funciona, tanto no compartimento como no saco.

Pronto! Agora é só ligá-lo e enquanto ele remove a poeira, espalha um cheirinho bom. Leia também.

Como limpar o aspirador de pó

Primeiro de tudo, nunca realize a limpeza com o aparelho ligado. Desligue-o, retire o compartimento ou o saco coletor e esvazie-o.

Depois, limpe com um pano seco ou um pouco úmido. Evite despejar água diretamente no compartimento, isso pode danificar o aspirador de pó.

Em seguida, procure o filtro de proteção do motor. Você pode localizá-lo com ajuda do manual, geralmente ele se encontra na parte inferior. Limpe com um pano seco, retirando o excesso de pó e poeira.

Lembre-se de trocar esse filtro uma vez por ano. Você também pode limpar o cano do aspirador com um pano úmido e o cabo de uma escova.

5 dicas de como conservar seu aspirador de pó

  1. Faça sempre a limpeza com o aparelho desligado, para evitar choques e avarias
  2. Troque o filtro do motor pelo menos uma vez por ano, isso vai aumentar a vida útil do aparelho
  3. Limpe sempre os coletores. Você pode usar palitos de churrasco ou abridores de ponto de agulha para recolher pelos e fios de cabelo, por exemplo
  4. Conheça os principais pontos do manual de instrução, como funções extras e limitações, como não sugar líquidos, não possuir bocal de sopro e a voltagem. Assim você não vai forçar o aspirador a cumprir uma função que ele não tem

Mantenha o aparelho limpo tanto na parte interna como externa, você pode usar lenços de limpeza para isso.

Outro item indispensável para limpar a casa é o mop
– Você sabe como usá-lo? Confira aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como usar o aspirador de pó: confira guia para diferentes usos