Dicas de como usar manta no sofá e deixar a sala mais bonita

Como deixar seu sofá mais estiloso: adicione uma manta bonita e prontinho! Confira dicas e inspirações de decoração para sua sala de estar:)
Dicas de como usar manta no sofá e deixar a sala mais bonita

Em busca de dicas de como usar manta no sofá? Esse é um acessório com diversas finalidades, principalmente estética.

Reunimos algumas formas de uso nesta matéria para te nortear na escolha!

Acompanhe a leitura para conferir benefícios de usar manta no sofá, inspirações e formas de lavar.

Quais são as vantagens de usar manta no sofá?

A primeira vantagem é, sem dúvidas, a decorativa! A manta pode transformar seu sofá em um elemento destaque no modelo de decoração escolhido, trazendo ainda mais personalidade ao cômodo.

Além disso, se o sofá for de um material fácil de desgastar, a manta pode evitar danos. Assim, funciona como uma camada protetora e disfarça o que já está desgastado. Ah, se o tecido for considerado “frio”, como o couro, a manta também pode ajudar a te esquentar em uma tarde de filmes!

Por fim, há a vantagem de proteção para pets. Nem sempre conseguimos controlar os bichanos, não é? Tampouco prever suas artimanhas!

Para prevenir futuros “estragos” no sofá, as mantas mais compridas podem ser um ótimo recurso 🙂

Quais são os principais tipos de manta para usar no sofá?

Existem diversos materiais: lã, linho, microfibra, crochê, algodão, tricô e pele sintética.

A dica é escolher a que melhor dialoga com o estilo da sua decoração. Se for algo mais rústico, linho pode funcionar! Já se for mais sofisticado, a pele sintética pode ser a melhor opção – e por aí vai!

Como usar manta no sofá? Confira ideias criativas

Deixe sua criatividade te guiar: não tenha medo de experimentar – é assim que surgem as grandes ideias. Estampa xadrez, colorida, mistura de tecidos, dobraduras e muitas outras ideias podem ficar incríveis na sua decoração!

Vamos conferir algumas inspirações

Como usar manta no sofá retrátil

Já que a ideia do sofá retrátil é a versatilidade de uso, busque uma manta que possa acompanhá-lo! Que tal uma do mesmo comprimento do sofá aberto? Assim, quando ele estiver fechado, você pode dobrá-la.

Como usar manta no sofá de canto

Para o sofá de canto, você pode escolher uma capa de sofá, a fim de deixar mais uniforme. Além disso, pode colocar mantas curtas nos braços do sofá, no encosto ou de forma descontraída.

Como usar manta no sofá marrom

Para o sofá marrom, é legal algo que dê contraste, como uma manta branca, rosa ou creme. Outra opção são tons semelhantes terrosos, como bege, ocre, laranja ou um marrom mais escuro.

Como usar manta no sofá cinza

Para o sofá cinza, que tal optar por cores mais alegres e vibrantes? Assim você proporciona um belo contraste e ainda harmoniza com a cor do sofá! Se a decoração for mais ousada, você também pode apostar nas estampas.

Quando e como lavar a manta do sofá?

Isso vai depender muito do tamanho e do tecido da sua manta; se ela acumula poeira e sujeira com mais ou menos facilidade; se ela está posicionada no sofá inteiro ou só em uma parte, e por aí vai.

Contudo, a frequência ideal seria a cada 15 dias ou pelo menos 1 vez por mês.

Confira como lavar a manta de sofá de cada material!

Como lavar manta de microfibra

Essa manta pode ser lavada na máquina, com água morna e ciclo delicado para não danificar as fibras. Entretanto, lavá-la à mão pode aumentar a vida útil do tecido!

Quer dicas especiais para lavar peças na mão? A gente mostra aqui!

Como lavar manta de lã

Também é possível lavar na máquina, no ciclo de roupas delicadas. Centrifugar esse tipo de manta também não é um problema. Se preferir, você pode retirar o excesso de água com uma toalha e deixar secando na vertical, em um local ventilado.

Como lavar manta de linho

O linho pode ser lavado à mão ou na máquina, também no ciclo delicado.

As mantas de cor branca podem ter contato com temperaturas de até 60 °C e as de cor mais escura, precisam ser lavadas do avesso. Para esse tecido, evite a centrifugação.

Como lavar manta de crochê

O crochê é um tecido artesanal e é indicado que seja lavado à mão, preferencialmente. Você pode usar um sabão líquido ou em pó, desde que específico para roupas delicadas.

Mergulhe a manta na solução de água e sabão, deixe de molho por 15 minutos e enxágue bem. Depois, é só deixar secando.

Como lavar manta de tricô

O tricô deve ser lavado à mão e o processo é o mesmo do crochê: mergulhar em solução de água em temperatura ambiente com sabão – pode ser o sabão de coco – e enxaguar.

Depois de lavar, você pode deixar sua manta de tricô de molho com amaciante por alguns minutos.

Como lavar manta de pele sintética

A manta de pele sintética pode ser lavada na máquina no ciclo delicado. Para esse tecido, você também pode usar o amaciante.

Aproveite que está mexendo no sofá da sua casa para conferir nossas dicas para decorar a sala – é só clicar aqui!

Você achou esse artigo útil?

Dicas de como usar manta no sofá e deixar a sala mais bonita