Como tirar pó dos móveis?

Pequenas partículas se acumulam sobre os móveis e às vezes parece que a rotina da limpeza não terá fim, não é mesmo? Acompanhe as nossas dicas e entenda como realizar essa limpeza mais eficiente possível.
Como tirar pó dos móveis?

Saber como tirar o pó dos móveis da nossa casa parece simples, mas muitas vezes não aprendemos exatamente como realizar essa limpeza da forma mais efetiva possível.

Devemos usar um pano? Um espanador? Um aspirador de pó? Ou simplesmente desistimos de lutar contra aquela camada de poeira e saímos por aí, espirrando?

Não precisa se preocupar: tirar pó é fácil de fazer e nós vamos te dar todas as dicas para que você consiga deixar sua casa ainda mais limpa e livre de sujeira. Afinal, a poeira é um detalhe pequeno, mas que faz toda a diferença: quanto menos, melhor!

Qual é a frequência para tirar pó dos móveis?

Para evitar o acúmulo de poeira, o ideal é que você tire pó dos móveis da sua casa entre uma e duas vezes por semana, pelo menos. Assim, você mantém o ambiente sempre o mais limpo possível.

Ocasionalmente, no entanto, precisamos tirar pó mais vezes do que costume, seja por uma obra acontecendo dentro (ou até fora) de casa que acaba deixando mais acúmulos no ar do que o normal ou quando sentimos que um determinado cômodo talvez não tenha sido limpo corretamente na última faxina.

Mas não se desespere! Se perceber que há muita poeira se acumulando entre uma limpeza e outra, o truque é aumentar a frequência até que a situação fique mais agradável.

O que usar para tirar pó dos móveis

Além da preocupação com a rotina de limpeza, é preciso pensar nos melhores métodos para essa tarefa, não é?

Usar um espanador, por exemplo, não é muito indicado, pois, como o próprio nome diz, ele espana, não retendo a poeira. Logo, o que acaba acontecendo é que o pó é retirado daquela superfície, mas se espalha pelo resto do local e em breve vai parar em outro ponto.

Já o aspirador ajuda na solução, mas nem sempre é o mais prático e às vezes não consegue alcançar todos os pontos de acúmulo de poeira. Ele pode ser usado como um complemento a uma limpeza mais direta e mais eficiente, como por meio do uso de Panos Multiuso Perfex, que conseguem limpar a superfície das partículas do pó.

Esses panos são indicados, pois são resistentes o suficiente para serem usados em todas as superfícies e têm uma estrutura de microfibra com “furinhos” que não deixam a poeira escapar, garantindo que o móvel seja limpo de toda a sujeira que esteja sobre ele. Mais que isso, também podem ser utilizados úmidos em alguns casos, sendo pareados com água e produtos como o Multiuso Ypê para uma limpeza mais intensa.

Como tirar pó dos móveis: passo a passo

Em geral, o processo é simples: viu o pó? Passe o Pano Multiuso Perfex, começando das coisas que estão em cima, mais altas (como uma prateleira) até chegar nas mais baixas (como o rack da TV).

Assim, você não corre o risco de limpar a mesa de centro e depois ser surpreendido por uma camada de poeira que escapou do alto da estante e que acabou pousando no móvel que já estava limpo.

Já o pano pode ser passado úmido dependendo da sua necessidade e do móvel: você pode molhá-lo com água ou o Multiuso Ypê para se certificar que a poeira vai ser totalmente retida pelo pano. Depois, uma segunda camada de pano seco ajuda a completar o processo.

Também é importante prestar bastante atenção nos cantinhos e outros lugares onde o pó pode acabar se escondendo e se acumulando com o tempo.

Como tirar pó de móveis de madeira

A madeira é um material que pode manchar facilmente com excesso de umidade. Tendo isso em mente, precisamos ter cuidado no uso de produtos para evitar que o móvel absorva aquele líquido.

Na hora de tirar o pó, priorize um pano microfibra seco ou um levemente umedecido (nesse segundo caso, só não se esqueça depois de voltar com uma nova camada de pano seco para absorver essa umidade, certificando-se que a madeira não ficou molhada). Em seguida, pode finalizar passando um pouco de Lustra-Móveis Multisuperfíceis Ypê para deixar o móvel brilhando! Aqui vale uma dica extra: aplique o lustra-móveis com o auxílio de uma flanela.

Como tirar pó de gesso dos móveis?

Depois que uma obra termina, ver todo aquele pó de gesso pode até assustar, mas o processo para a limpeza ainda é tranquilo: comece aspirando a sujeira (utilizando um aspirador com o filtro de ar adequado) e depois siga normalmente com panos umedecidos com produto Multiuso. Não tem segredo!

Como eu posso evitar o acúmulo de pó nos móveis?

Mesmo com toda a faxina, a poeira sempre volta. E isso não é sinal de uma limpeza mal feita: é normal!

A poeira, que nada mais é do que uma combinação de partículas de terra, fibras de tecido, pele morta e outras impurezas, é conduzida pelo vento e sempre dá um jeito de entrar na nossa casa. É possível, no entanto, evitar que ela se acumule, diminuindo as chances para que ela chegue até os nossos móveis.

O essencial você já sabe: mantenha a limpeza frequente e use panos úmidos e aspiradores de pó para se livrar da poeira que já estiver por aí

Mas, além disso, manter o ar do ambiente mais úmido, evitar o acúmulo de muitos objetos em cima das superfícies que tendem a ficar empoeiradas e deixar os sapatos logo na entrada de casa (evitando assim que mais sujeira entre no local) podem ser boas opções para facilitar a hora de tirar o pó.

Agora você já sabe tudo sobre como tirar pó dos móveis! Curtiu nossas dicas?
Então confira também nosso
guia sobre lustra-móveis!

Você achou esse artigo útil?

Como tirar pó dos móveis?