Como tirar pelo de roupa

Se você se identifica com esse dilema “-Estou vivendo ou removendo pelos das minhas roupas?” Acredite: remover os pelos das roupas é possível! Separamos seis dicas para você
Como tirar pelo de roupa

Saber como tirar pelo de roupa é uma habilidade fundamental no seu dia a dia, principalmente se você tem um animal de estimação. 

É comum descobrir, na hora de se vestir, que as roupas estão repletas de pelinhos. O que fazer nessa hora? Neste guia, apresentamos dicas para te ajudar a remover os pelos de forma prática. Além disso, damos alguns conselhos para evitar que as peças acumulem fiapos indesejáveis.

Por que a roupa fica cheia de pelos?

Para quem tem pets, pelo na roupa é uma realidade da qual não há como fugir. Isso porque é natural que os cães e gatos, bem como outros animais, percam pelos no dia a dia. O que você pode fazer é reduzir a quantidade de fios que pegam na roupa, algo que ensinaremos mais abaixo.

Além disso, muitas vezes as roupas acumulam pelos de outras roupas, devido ao contato na própria máquina de lavar, por exemplo.

6 formas de tirar pelo de roupa

Remover os pelinhos das suas roupas é algo que você pode fazer de um jeito fácil, usando soluções caseiras. Essas sugestões valem para todo tipo de roupa: preta, de lã, de veludo, casaco de frio; o cuidado é o mesmo. Também serve para remover fiapos de outros têxteis, como lençóis, capas de sofá e almofadas, entre outros.

Confira dicas para manter suas roupas sempre livres de fios indesejados:

Como tirar pelo de roupa com rolo adesivo

Existem no mercado rolos adesivos específicos para remover fios das roupas. Para usar, basta remover a camada protetora de papel e passar o rolo pela peça, várias vezes. 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/14171851/como-tirar-pelo-de-roupa-com-rolo-adesivo-scaled.jpg

Geralmente, esses rolinhos vêm com várias camadas de fita adesiva. Quando a camada que aparece estiver cheia de fiapos, remova, amasse e descarte no lixo. Pronto: seu rolo está pronto para um novo uso.

Como tirar pelo de roupa com esponja de cozinha

Também é possível tirar pelos da roupa com uma esponja de louça. Passe o lado macio da esponja por toda a peça, com cuidado, e os pelinhos vão aderir. Depois de pronto, lave a esponja em água corrente. 

Mas preste atenção: não use o lado áspero da esponja, pois ele pode danificar alguns tipos de tecido. E reserve uma esponja apenas para limpar as roupas.

Como tirar pelo de roupa com fita adesiva

Uma solução para remover fios indesejados das suas roupas pode ser usar fita adesiva.

Sendo assim, pegue uma fita adesiva larga e enrole um pedaço em uma das suas mãos, com a parte aderente para fora. Em seguida, passe essa mão levemente sobre o tecido e os pelos vão aderir à fita.

Como tirar pelo de roupa com luva de borracha

Sabe aquele tipo de luva de borracha que você usa na cozinha ou na limpeza da casa? Também pode ser muito útil para remover pelos das roupas e tecidos. 

Coloque a luva em uma das mãos e passe na peça de roupa várias vezes, fazendo movimentos de cima para baixo. Os pelos vão aderir ao látex. 

Para evitar que algum resíduo de material de limpeza ou sujeira que possa estar nas luvas passe para suas roupas, reserve um par de luvas apenas para essa finalidade.

Como tirar pelo de roupa com lâmina de barbear

As lâminas de barbear comuns também podem ser muito úteis na hora de remover pelinhos da roupa. 

Para isso, passe a lâmina pela roupa, delicadamente, para não danificar o tecido. Remova os pelos do aparelho, quando este ficar cheio, e repita a operação até deixar a roupa livre de pelos. 

Outro cuidado importante: deixe uma lâmina separada apenas para usar nas roupas. 

Como tirar pelo de roupa com amaciante

Esta dica é para quando você está prestes a retirar as roupas da máquina de lavar, após o ciclo de lavagem. As peças estão cheias de pelos? Faça um novo enxágue, usando amaciante, na mesma quantidade recomendada no rótulo do produto. 

Desse modo, geralmente são removidos quase todos os pelos acumulados nas roupas. E, ah! Para conhecer mais utilidades do amaciante, é só conferir o nosso texto aqui!

Como evitar que as roupas soltem pelo

Antes de lavar a roupa, separe as roupas por cor: brancas ou claras, pretas, coloridas. Além disso, separe também por tipo de tecido, para evitar que fiapos das roupas de tecidos mais grossos e peludos passem para os tecidos leves.

Outra dica na hora de lavar a roupa é usar sacos de lavagem para colocar peças mais delicadas na sua lavadora. Isso ajuda a evitar não só o acúmulo de pelos, mas também danos ao tecido. 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/14171450/como-tirar-pelo-de-roupa-lavar-com-saquinhos-scaled.jpg

Não menos importante é manter sua máquina de lavar sempre limpa. Siga as orientações do manual de instruções para fazer a limpeza periódica da lavadora. E lembre-se de limpar o filtro de pelos regularmente. 

Como evitar que as roupas peguem pelos de cachorros e gatos

Se você tem animais de estimação, há alguns cuidados para reduzir a quantidade de pelos que aderem a suas roupas:

  • Passe o aspirador de pó na casa com frequência;
  • Escove o seu pet regularmente, evitando que ele fique com muitos pelos soltos;

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/14171443/como-tirar-pelo-de-roupa-escove-seu-pet-scaled.jpg

  • Mantenha seu cesto de roupa suja fechado e não deixe as roupas escuras ao alcance dos animais.

Além disso, um animal de estimação que perde pelos em excesso pode ter algum desequilíbrio na saúde. Por isso, mantenha a alimentação do seu pet balanceada, fique atento à rotina de banhos, no caso de cachorros, e visite o veterinário regularmente. 

Gostou do conteúdo? Então confira, também, nosso passo a passo para tirar manchas de caneta das roupas!

Você achou esse artigo útil?

Como tirar pelo de roupa