Como tirar papel de parede em 7 técnicas diferentes

Chegou a hora de mudar a decoração. Precisa de ajuda para tirar o papel de parede? A gente te ensina.
Como tirar papel de parede em 7 técnicas diferentes

A dúvida de como tirar papel de parede ainda faz com que muitas pessoas tenham receio de utilizá-lo na decoração. Mas essa é uma opção realmente versátil.

Feito de diferentes materiais e aplicações, muitas vezes tirar o papel de parede é até mais fácil do que colocá-lo. Mesmo assim é preciso cuidado e atenção para não danificar a parede ou até mesmo o piso da sua casa durante o processo.

Antes de tirar o papel de parede, prepare o ambiente

Alguns métodos para tirar o papel de parede fazem mais bagunça do que os outros. Enquanto o papel adesivo pode ser retirado muitas vezes sem auxílio de outros materiais, o vinílico precisa ser muito umedecido antes de ser raspado da parede.

Por isso, forre o chão com uma lona ou plástico para protegê-lo, cubra as tomadas com fita isolante e mantenha sacos de lixo por perto para armazenar o material que será descartado.

Como tirar papel de parede: lista de produtos e materiais

Tenha à mão os seguintes produtos para facilitar o processo:

  • Fita isolante para cobrir tomadas
  • Sacos de lixo
  • Luvas
  • Espátula de metal
  • Rolo de pintura
  • Balde
  • Estilete

Como tirar papel de parede: passo a passo

Para tirar o papel de parede, primeiro é preciso saber qual é o tipo de papel aplicado e em quais superfícies.

Superfícies porosas, como paredes de alvenaria ou drywall, necessitam de um método diferente dos papéis aplicados em superfícies lisas, como azulejos.

Os papéis de parede plastificados ou de adesivo tendem a sair melhor com ajuda de calor indireto, como de um secador. Por outro lado, os feitos de celulose, vinílicos ou TNT, que usam cola em sua aplicação, podem ter técnicas mistas para sua retirada completa.

Continue a leitura para saber mais sobre cada um deles.

Como tirar papel de parede adesivo

Usar uma fonte de calor indireta, como um secador de cabelo, pode ajudar a soltar papéis aplicados sobre paredes de alvenaria ou drywall.

Alguns papéis podem se soltar sem auxílio do calor, principalmente em áreas úmidas ou quando suas pontas começam a descolar.

Como tirar papel de parede com cola

Papéis com cola podem ser retirados de diversas formas, utilizando um ferro de passar roupa ou até água.

Tudo depende do tipo de papel e da superfície. Abaixo você poderá encontrar a melhor solução para seu tipo de papel.

Como tirar papel de parede com secador de cabelo

Para papéis de parede autocolante ou vinílico, o secador pode ajudar na hora da remoção.

O calor fará com que a cola derreta, perdendo a aderência, e que o material plástico fique mais maleável. No entanto, é preciso muito cuidado para não se queimar durante a retirada do papel, principalmente no início do processo.

A melhor forma de aplicar a técnica é colocar o secador no quente e aplicar calor numa faixa horizontal do papel de parede. Depois, desligue o secador e comece a puxar o papel pelas pontas.

Durante essa etapa, use uma espátula ou faca sem ponta para soltar os cantos do papel, pois isso vai evitar com que você queime os dedos ou as mãos nos locais em que o papel ficou mais aquecido.

Continue a repetir as etapas de aplicar calor em faixas horizontais. Você pode enrolar o que já se soltou, e depois usá-lo de apoio para puxar o resto do papel de parede. Dessa forma o trabalho fica mais fácil, pois há mais apoio para as mãos na hora de puxar e não haverá contato com o papel aquecido.

Como tirar papel de parede com ferro de passar

Trata-se de uma solução prática para quem tem papel de parede tradicional, já que o papel vai receber uma fonte de calor e umidade direta. Para executar, é fácil: coloque água no ferro e deixe esquentar na temperatura máxima. Depois, com a função de vapor ativada, é só passar o ferro por cima do papel de parede.

O papel começará a se soltar da parede e, com a ponta dos dedos, puxe o papel lentamente para desgrudar-lo, com cuidado para não se queimar. A técnica não danificará a tinta da parede que está por baixo, desde que o ferro não fique por muito tempo no mesmo lugar.

Como tirar papel de parede do azulejo

É comum que esses papéis aplicados sobre o azulejo percam a cola após certo tempo da aplicação. Isso porque geralmente são colocados nas áreas molhadas da casa e a própria umidade e limpeza do ambiente fazem com que eles acabem se desgastando.

Experimente tirá-los com o auxílio de uma espátula ou até mesmo com os próprios dedos, encontrando alguma ponta solta. Se eles apresentarem muita resistência, o ideal é partir para a técnica do secador, explicada acima.

Como tirar papel de parede vinílico

Retirar papel de parede vinílico, também conhecido como impermeável, pode ser um pouco mais demorado e complicado que os demais materiais. Isso porque para retirá-lo é preciso primeiro eliminar a camada vinílica, que é superficial, e depois a da cola, que fica por baixo.

Para isso você vai precisar, além de forrar o chão e cobrir os móveis, de alguns materiais como uma espátula, um estilete, um rolo de pintura ou um pulverizador. Confira os passos abaixo:

1. Em um balde, coloque a água e o rolo de pintura.

2. Risque o papel usando o estilete, ou raspe a superfície. Isso vai ajudar a água a penetrar no papel.

3. Passe o rolo de pintura molhado sobre o papel de parede. O papel de parede deve ficar bem úmido e absorver esta água. Aqui também é possível usar um pulverizador, caso você tenha um.

4. Uma vez que o papel de parede esteja úmido, com o auxílio da espátula, comece a empurrar o papel na emenda. Isso fará com que a camada vinílica se solte.

5. Puxe a camada vinílica com as mãos e continue aplicando água, passando a espátula e puxando.

6. Quando toda a camada vinílica for removida, você verá a camada do papel. Faça o mesmo processo de umedecer usando o rolo e retire o papel com a espátula e a ajuda das mãos.

Se houver tomadas no espaço onde o papel de parede estiver aplicado, lembre-se de desligar a energia elétrica antes de começar a aplicar a água.

Depois de retirado o papel, pode ser necessário fazer reparos com massa corrida em lugares onde a espátula pode ter danificado a parede.

O método para tirar papel de parede vinílico tanto de uma parede de alvenaria quanto de parede de drywall é o mesmo. No entanto, na parede de drywall é necessário usar bem menos água para não prejudicar a estrutura.

Faça o mesmo passo a passo acima, mas utilize o pincel mais seco e vá umedecendo aos poucos.

Como tirar papel de parede rápido

Como podemos ler acima, realmente não existe uma forma mais rápida de tirar papel de parede, e sim papéis de parede que são mais fáceis de tirar.

Uma área pequena ou com aplicações menores, como em formatos quadrados para azulejos, acaba sendo mais rápida para a retirada dos que os vinílicos aplicados em grandes áreas.

Quem sabe seu papel de parede só precise de uma limpeza, já parou para pensar nisso? Confira aqui nosso tutorial para higienizar o papel de parede!

Você achou esse artigo útil?

Como tirar papel de parede em 7 técnicas diferentes