Como tirar mofo da parede: conheça 4 formas eficazes

O mofo é um sinal visível de que outros problemas estão acontecendo. Da falta de circulação de ar até um possível vazamento, entenda como identificar e resolver esse problema
Como tirar mofo da parede: conheça 4 formas eficazes

O mofo é um inconveniente em nosso lar: na parede, no teto, nas roupas ou banheiro. Além da má aparência que deixa, vai apodrecendo as paredes e nos faz questionar se pode fazer mal para os moradores da casa. Por isso, hoje vamos responder à pergunta: como tirar mofo da parede com produtos certos? Você vai ficar sabendo hoje:

  • O que é mofo e como ele aparece na parede?
  • Mofo na parede faz mal?
  • Como tirar mofo da parede (com água sanitária, multiuso, água oxigenada, vinagre e bicarbonato e álcool)
  • Como evitar mofo na parede?

Se o problema do mofo está nas roupas, leia a matéria Como tirar mofo de roupa

O que é mofo e como ele aparece na parede?

O mofo é formado por fungos de vários tipos e se mostram como manchas pretas, acinzentadas ou marrons. Onde houver um espaço úmido, há chance de o mofo aparecer, e esse cenário é ainda mais favorável para os fungos se for quente, com pouca circulação de ar e/ou pouca luz.

O mofo aparece na parede e nos demais lugares por vários motivos: pode ser umidade na parede, vazamento de canos, chuvas frequentes, pouca circulação de ar, entre outros.

Por ser um fungo, ele se espalha muito rápido e o ideal, então, é combatê-lo assim que identificar o primeiro sinal. Especialmente porque ele pode fazer mal à saúde.

Mofo na parede faz mal?

A resposta é: sim, mofo na parede pode fazer mal. O Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) explica que, para pessoas sensíveis ao bolor e aos fungos, ele pode causar irritação nasal, problemas na pele e até gerar reações mais intensas em quem tem asma ou é alérgico.

Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que se há mofo, há sinal de falta de circulação de ar e umidade, o que pode ser uma porta aberta para maior concentração de poluentes no ar e até presença de baratas e ratos.

Por outro lado, um lar ventilando, bem higienizado e sem umidade está associado a uma maior qualidade de vida dos moradores. Então, o melhor a fazer é se livrar dos mofos assim que possível!

Como tirar mofo da parede?

Tirar mofo da parede não é uma tarefa simples, mas é possível. São várias técnicas disponíveis e aqui apresentamos 4 truques eficazes que você pode tentar.

Vale lembrar que, dependendo da quantidade de mofo já instalada no ambiente ou da sua origem (um vazamento no cano, por exemplo), pode ter a possibilidade de uma reforma.

Teste os produtos abaixo e, se necessário, chame um profissional especializado para avaliar o que fazer.

ATENÇÃO: para todas as dicas, use luvas de borracha, máscara sobre nariz e boca e óculos de proteção. O mofo e o cheiro forte dos produtos podem fazer mal para você e o melhor é se proteger na hora de limpar.

Quer um banheiro brilhando? Veja dicas práticas de como limpar azulejos e rejuntes

Como tirar mofo da parede com água sanitária

Para tirar mofo da parede com esta técnica, você vai precisar de seus equipamentos de proteção, água sanitária Ypê, Nova Esponja Ypê Multiuso ou uma escova de limpeza e 2 Panos Perfex limpo.

  • Faça uma misturinha de 1 copo (200 ml) de água sanitária para 5 litros de água. Se for usar menos de 5 litros, você pode fazer em menor quantidade, basta seguir a proporção adequada de medida.
  • Use a esponja ou a escova para aplicar e esfregar a mistura no local com o mofo. Vale testar em um pedaço da superfície antes para ver se é resistente à água sanitária e ao desgaste da esponja.
  • Quando estiver limpo, enxague com um pano úmido e seque com um pano seco.
  • Mantenha o espaço bem ventilado por todo o processo e por um tempo depois. Lembre-se: não queremos acumular umidade em nenhum lugar, certo?

Como tirar mofo da parede com água oxigenada

Também é possível usar água oxigenada para tirar o mofo da parede: com ela pura.

  • Com um borrifador, aplique a água oxigenada na região onde o mofo está
  • Deixe agir entre 10 e 15 minutos
  • Use uma esponja ou escova de limpeza para remover o produto e os resíduos
  • Se necessário repita
  • Enxágue com pano úmido e seque bem, deixando o local ventilado depois

Aqui, também vale testar a técnica, deixando a água oxigenada agir por uns minutos em uma pequena região da superfície. Assim, você entende os efeitos causados.

Leia também: Como limpar o quintal

Como tirar mofo da parede com vinagre e bicarbonato

Essa dupla é a melhor amiga da hora da limpeza e aparece em todo o lugar, não é? Ela também ajuda a eliminar o mofo da parede:

  • Em um borrifador, misture os dois produtos na proporção de 1 copo de vinagre para 1 colher de sopa de bicarbonato
  • Aplique sobre o mofo e deixe agir por alguns minutos
  • Passe o pano Perfex limpo ou uma esponja para remover as manchas
  • Se necessário, repita até eliminar todo o mofo da parede

Dica: você também pode testar o vinagre branco puro, sem misturar com nada, aplicando-o com um borrifador diretamente no local e seguindo o restante do passo a passo: deixar agir, remover, secar.

Como tirar mofo da parede com vinagre e álcool

Dicas caseiras são ótimas para quebrar um galho, né? Especialmente quando falamos em vinagre e álcool. Mas é importante termos em mente que nada substitui os produtos de limpeza adequados à situação. É só em casos urgentes que pedem um plano B. Vamos ao modo de uso então!

Essa dica caseira e eficaz para tirar o mofo da parede é bem simples: basta misturar a mesma proporção de álcool líquido comum de cozinha (46, 2º INPM) e vinagre branco em um borrifador. Aplique, deixe agir e tire com um pano limpo ou esponja.

Leia também: Como limpar o vaso sanitário

Como evitar mofo na parede

Já vimos que tirar o mofo é possível, mas não é lá muito fácil. O melhor, então, é evitar que ele se instale na casa.

Na hora de construir:
Muitas das etapas de prevenção do mofo são feitas nas construções e reformas. É preciso que os profissionais protejam a parede da umidade usando impermeabilizantes próprios, tintas adequadas e corrigindo vazamentos.

Faça você mesmo:
Mas você também pode ter atitudes cotidianas que mandam o mofo para lá: mantenha todos os cômodos da casa bem ventilados, especialmente a cozinha, banheiro e despensa.

Mão abre uma janela para entrar ventilação

Também é importante garantir uma higiene regular, inclusive dentro de armários e gabinetes. E pode ser uma boa deixar portas e gavetas abertos de vez em quando, evitando o mofo dentro dos móveis.

Ah, mas não se engane, simplesmente pintar a parede sobre o mofo não resolve, pois ele irá continuar aumentando e o problema vai voltar.

A Ypê conta com produtos eficientes para tirar o mofo de suas paredes. Para saber mais, é só clicar aqui.

Você achou esse artigo útil?

Como tirar mofo da parede: conheça 4 formas eficazes