Como tirar mau cheiro de esgoto do ralo do banheiro

Se tem uma coisa que causa desconforto é o mau cheiro… Entenda as causas, cuidados e ainda como evitar o mau cheiro no ralo do banheiro. Com a devida atenção a cada cantinho, seu lar ficará cada vez mais agradável.
Como tirar mau cheiro de esgoto do ralo do banheiro

Aprenda como tirar mau cheiro de esgoto do ralo do banheiro, para manter o ambiente limpo e agradável.

Continue lendo esta matéria para saber mais sobre as causas do odor, produtos úteis na limpeza e como evitar mau cheiro nos ralos.

O que causa mau cheiro de esgoto no ralo do banheiro?

Sabe aquele odor desagradável, semelhante ao de esgoto, que às vezes sai do ralo? Esse cheiro está nos gases que são resultado da decomposição da sujeira feita por micro-organismos.

O problema costuma ser agravado pelo acúmulo de sujeira no ralo. Se a água é escoada diretamente pela tubulação, as chances de haver mau cheiro diminuem.

A situação piora se houver excesso de resíduos (cabelos, pedaços de sabonete, papel higiênico etc.) obstruindo a passagem da água. Isso fornece aos micróbios um ambiente favorável para se reproduzirem e gerarem gases malcheirosos.

Como tirar mau cheiro de esgoto do ralo do banheiro: lista de produtos e materiais

Se o ralo do seu banheiro está com odor de esgoto, você pode eliminar o mau cheiro com os seguintes produtos e materiais:

Como tirar mau cheiro de esgoto do ralo do banheiro: 4 dicas úteis

Confira algumas dicas que podem ser úteis para eliminar odores que surgirem no ralo do seu banheiro:

1. Ao usar desinfetante ou limpador, aplique o produto diretamente no ralo, na quantidade indicada nas instruções de uso. Deixe agir por alguns minutos e esfregue com uma escova própria para limpeza do ralo. Finalize despejando água abundante com o balde.

2. Outra dica é, após a limpeza com esses produtos, despejar um copo do líquido no ralo e deixar agindo até o próximo banho.

3. Você também pode usar uma mistura de vinagre branco e bicarbonato de sódio para tirar o mau cheiro do ralo. Em um balde, misture meia xícara de bicarbonato de sódio, 1 xícara de vinagre e 3 litros de água morna. Despeje no ralo, cubra com um pano e deixe agir. Aguarde 30 minutos e despeje água quente.

4. Uma ação importante para evitar o cheiro de esgoto no ralo é desobstruir o escoamento de água (isso evita que as bactérias tenham alimento). Para saber como desentupir seu ralo de um jeito prático, leia nossa matéria sobre o assunto.

Como evitar mau cheiro de esgoto do ralo do banheiro

Você acabou de eliminar o mau cheiro do ralo e agora quer manter seu banheiro livre de odores desagradáveis? Aqui vão alguns conselhos que podem te ajudar:

  • Tenha uma rotina regular de limpeza do banheiro e do ralo.
  • Evite jogar ou deixar cair no ralo fragmentos e objetos sólidos, como pedaços de sabonete, hastes flexíveis, papel higiênico etc. Esses materiais prejudicam o escoamento do ralo e aumentam a chance de formação de mau cheiro.
  • Sempre que necessário, desobstrua o ralo, tirando o excesso de cabelos, pelos e outros resíduos.

 

Você achou esse artigo útil?

Como tirar mau cheiro de esgoto do ralo do banheiro