Como tirar mancha de sangue

Reunimos as dicas mais usuais para remover as manchas de sangue causadas por pequenos ou grandes incidentes do dia a dia. Passado o susto é possível recuperar tecidos e superfícies com pouco de esforço
Como tirar mancha de sangue

Pequenos incidentes acontecem dentro e fora de casa e, ao ver um tecido ou superfície manchada de sangue, tendemos a nos assustar por sua cor viva e pela crença de ser difícil de remover, mas vamos mostrar aqui que elas podem ser retiradas de diversos tecidos com uma vasta possibilidade de métodos.

Neste artigo você vai encontrar diversas dicas de produtos e receitas para auxiliar a remover as indesejadas manchas de sangue.

  • Como tirar manchas de sangue de acordo com o tecido
  • Como tirar manchas de sangue de acordo com o produto

Como tirar mancha de sangue: confira as melhores dicas caseiras

Neste guia completo para tirar manchas de sangue, dividimos as dicas por tipos de tecidos e por produtos que podem ser utilizados na remoção. Aqui você encontrará tanto receitas caseiras quanto produtos especializados.

Vale lembrar: os produtos especializados passam por diversos processos e estudos até chegarem na prateleira, o que tornam sua eficácia muito maior comparado às misturas caseiras.

Por isso, sempre prefira produtos adequados para solucionar os incômodos – e, apenas em casos urgentes, recorra às receitas com produtos de casa.

Como tirar mancha de sangue por tecidos

Vamos começar apresentando dicas para remover manchas de sangue dos principais tipos de tecido em que geralmente ocorrem os incidentes, além disso, dividimos as dicas entre manchas recentes ou já secas, para que assim você encontre uma solução assertiva de acordo com a situação da sua mancha.

Como tirar mancha de sangue do colchão

Caso a mancha esteja fresca, este primeiro cuidado pode ser fundamental para evitar que o colchão fique manchado. Comece secando o líquido o máximo possível com papel-toalha. Depois disso, com uma escova de cerdas macias, água fria e detergente neutro passe em cima da mancha fazendo movimentos delicados e sem encharcar o local. Por último, é só passar um pano limpo e seco no local para retirar o excesso do líquido.

Se o tempo desde que a mancha está no colchão passou e ela já se encontra seca, nossa dica é misturar bicarbonato de sódio com água fria, aplicando a mistura sobre a mancha e aguardando 30 minutos para que faça efeito. Depois disso, passe um pano limpo molhado e logo depois passe um pano seco, esfregando o colchão até sair a mancha e a umidade.

Como tirar mancha de sangue do lençol

Em lençóis, esse tipo de incidente é mais comum, mas também mais fácil de ser removido. Com a mancha fresca, comece enxaguando o local manchado pelo avesso usando água fria. Após esse passo, caso a mancha ainda persista, misture uma parte de bicarbonato de sódio com duas partes de água para formar uma pasta e esfregue na parte do tecido manchado que deve estar umedecido. Deixe o tecido secar, de preferência no sol, retire os resíduos e enxágue na água fria.

Se a mancha já secou e for pequena, retire o lençol da cama, encha uma tigela com vinagre e mergulhe a área a ser tratada nela. Para as manchas maiores, primeiro coloque uma toalha ou um pano embaixo do local e despeje vinagre por cima. Para manchas secas pequenas ou grandes, espere 30 minutos e enxágue o lençol usando água fria e depois lave normalmente.

Como tirar mancha de sangue do sofá

Com os acidentes no sofá, quanto mais rápido você começar a tirar, melhores vão ser os resultados. Com a mancha fresca a receita é simples: pegue um pouco de água fria, misture com sabão neutro e, utilizando os dedos, molhe a parte afetada. Em seguida, esfregue a parte do sabão apenas em cima da mancha.

Se a mancha já estiver seca, é preciso tomar cuidado com o método utilizado para não manchar o tecido do seu sofá (sempre faça um teste em uma pequena área discreta). Com um pouco de limpador multiuso Tira Manchas e água fria, passe em cima da superfície manchada, deixando que ele atue pelo tempo descrito na embalagem. Ao final, esfregue um pano limpo e seco e capriche no enxágue final do estofado.

Como tirar mancha de sangue de jeans

Em tecidos jeans, com a mancha ainda fresca, é possível remover apenas com sabão. Aplique 1 colher de sopa de detergente na área manchada. Esfregue a mancha até fazer espuma. Enxágue a área com água fria. Se necessário, adicione mais detergente e repita o processo.

Na mancha que já está seca, a dica é despejar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio diretamente sobre a área manchada. Com os dedos ou uma pequena escova, esfregue o bicarbonato de sódio na mancha. Mova os dedos ou a escova em movimentos circulares pequenos. Permita que o bicarbonato seja absorvido pela mancha por 15 a 30 minutos.

Como tirar mancha de sangue da parede

Matou aquele mosquito e manchou a parede de sangue? Com a mancha fresca, limpe o mais rápido possível, removendo o quanto puder de sangue com panos e papéis, antes de usar produtos de limpeza.

Na mancha seca, tente “raspá-la” da parede com uma espátula de plástico ou algo do tipo, tomando cuidado para não arranhar a superfície. Depois, use uma haste flexível embebida em água oxigenada 10 volumes para remover. Vá aplicando aos poucos para não correr o risco de espalhar a mancha.

Leia também: Como limpar o vidro box do banheiro

Como tirar mancha de sangue de menstruação de calcinhas

Sempre que a mancha ainda estiver fresca, coloque um pouco de água oxigenada diretamente na sujeira, espere borbulhar e remova o produto com água ou com um pano seco, se a ideia for não molhar a peça inteira.

Em manchas secas, coloque a peça de molho em uma solução de vinagre branco e água por 30 minutos. Em seguida, pode enxaguar a peça ou lavar normalmente. Essa solução serve tanto para peças claras, como escuras e coloridas.

Leia também: O que significam os símbolos de lavagem nas etiquetas das roupas.

Como tirar mancha de sangue por produtos

Trouxemos aqui os principais produtos que permitem e facilitam a remoção de manchas causadas por sangue, desde produtos profissionais a receitas caseiras e detalhamos como usar e em que ocasiões cada um é mais eficiente.

Limpador multiuso tira-manchas

Sendo a opção mais indicada por se tratar de um produto profissional, os passos tanto para manchas recentes quanto já secas são iguais: aplique o produto direto na mancha e esfregue delicadamente, deixe agir por 15 minutos e siga o processo de lavagem. Repita o processo se necessário.

Sabão líquido

O sabão líquido é eficiente principalmente em manchas frescas, que entraram em contato com o tecido recentemente e seu uso é muito fácil: basta colocar um pouco do produto diretamente sobre a mancha, esfregar delicadamente e remover com água fria. Repetir o processo se necessário e depois lavar a peça normalmente.

Leia também: Como lavar e conservar roupas de inverno ou Sujeira de terra na roupa: dicas e cuidados

Detergente

Assim como o sabão líquido, o detergente é indicado para manchas recentes e ainda frescas, bastando apenas colocar uma colher de chá de detergente neutro num copo de água gelada, derramar sobre a mancha e esfregar suavemente e ir repetindo o processo até sair por completo.

Sabão neutro

O sabão neutro é uma ótima opção para tecidos delicados e manchas frescas. Para utilizar, pegue uma pouco de água fria, misture com sabão neutro e, utilizando os dedos, molhe a parte afetada. Em seguida esfregue a parte do sabão apenas em cima da mancha. Depois, enxágue em água fria. Reaplique caso necessário.

Água oxigenada

A água oxigenada (10 volumes) é uma ótima aliada na remoção de manchas de sangue, tanto que ainda estão frescas ou quando já secaram. Só é preciso tomar cuidado, pois esse produto pode manchar tecidos escuros ou coloridos.

Para as duas situações basta aplicar uma quantidade suficiente para cobrir a mancha no tecido úmido, esperar alguns minutos e enxaguar normalmente.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é muito eficiente em manchas secas. Misture uma medida de bicarbonato de sódio com duas de água fria. Umedeça um pano na solução e esfregue bem a área manchada, deixando agir por 30 minutos. Depois, para finalizar, umedeça outro pano na água fria e remova o excesso deixando secar naturalmente.

Vinagre branco

Esta dica é útil para manchas de sangue que ainda não secaram. O truque é simples: em manchas frescas, aplique um pouco de vinagre branco na mancha, aguarde de 5 a 10 minutos e esfregue com um pano seco para remover o excesso.

Nas manchas secas, mergulhe a área manchada no vinagre puro por cerca de 30 minutos, depois esfregue com os dedos e enxague em água fria.

Amido de milho

Indicado para manchas de sangue frescas, faça uma pasta de amido de milho e água fria, aplique sobre a mancha e esfregue suavemente, para não danificar o tecido. Deixe a peça secar, remova o resíduo do amido e, caso a mancha não tenha saído completamente, repita o procedimento.

Talco

Seguindo o mesmo princípio do amido de milho, faça uma pasta de água e talco e aplique na mancha de sangue. Quando secar, remova o resíduo e verifique se a mancha saiu. Repita o procedimento se necessário.

Água e sal

Ideal para tecidos recém-manchados. O mais rápido possível, mergulhe a parte manchada em um recipiente com água fria e sal. Deixe de molho por 3 a 4 horas, esfregue a mancha com detergente líquido e lave normalmente. Coloque em molho de água e sal de cozinha, por uma hora, em seguida lave normalmente.

A Ypê possui produtos que são capazes de tirar manchas de sangue de diversos tecidos e com qualidade de sobra! Confira aqui.

Você achou esse artigo útil?

Como tirar mancha de sangue