Como tirar mancha de roupa branca: descubra o passo a passo

Quem nunca se sentiu o desastre em pessoa por manchar roupas brancas? Das peças mais básicas as mais finas, veja as dicas dos ypecialistas para recurá-las.
Como tirar mancha de roupa branca: descubra o passo a passo

Sabe quando você vai usar aquela roupa branca que você ama e encontra uma mancha? Ou quando deixa cair molho, comida, sujeira e a roupa, antes branquinha, acaba sujando? O problema é um pouco chato, mas com as técnicas e produtos certos tem solução!

Aqui você vai encontrar os melhores jeitos de como tirar mancha de roupa branca com sabão, detergente, bicarbonato de sódio e o melhor truque caseiro para poder voltar a usar sua roupa logo, logo.

Dicas para tirar manchas de roupas brancas

Sujou? O primeiro passo é identificar qual é o tipo de sujeira, pois cada um vai precisar de um cuidado específico: gordura, café, vinho, desodorante, entre outros. O mesmo vale para o tecido: identifique de que a roupa é feita para garantir que a lavagem não vai danificar.

E, se a mancha for oleosa, nossa dica é colocar um papel-toalha em cima para retirar a sujeira antes de lavar. Mas tome cuidado para não esfregar e acabar espalhando a sujeira, combinado?

Também é indicado evitar produtos muito agressivos, já que nossas roupas geralmente são delicadas. A água sanitária e o alvejante com cloro, por exemplo, devem ser evitados.

A última dica é lavar a peça o mais rapidamente possível, quando der. Se estiver em casa, o ideal é correr para lavar e evitar que a sujeira penetre no tecido e seque.

Como tirar mancha de roupa branca

Na hora de tirar mancha de roupa branca, são vários os caminhos e técnicas que você pode usar. Existem produtos específicos, mas também receitas caseiras que funcionam, vamos ver?

Como tirar mancha de roupa branca com água sanitária

Quando falamos em tirar manchas de roupa branca, a água sanitária é o primeiro produto que nos vem à mente.

Mas é preciso muito cuidado, já que ela pode manchar outras cores, desbotar desenhos e até dar à roupa um aspecto escuro e/ou amarelado. A água sanitária também pode deixar o tecido mais frágil, então a orientação é evitar esse produto na hora de lavar suas roupas.

Aqui, você pode saber mais sobre como lavar e conservar roupas de inverno.

Como tirar mancha de roupa branca com tira-manchas

Os tira-manchas foram criados especialmente para ajudar você com esse problema e, por isso, são nossos melhores amigos. Há, ainda, os próprios para roupas brancas que garantem a limpeza mais profunda sem prejudicar o tecido.

Veja como usar tira-manchas nas roupas:

O tira-manchas em pó pode ser usado em três momentos:

  • PRÉ-LAVAGEM: dissolva ½ medida (15 g) de TIXAN YPÊ TIRA MANCHAS em 100 ml de água morna (até 40 ºC). Aplique a solução imediatamente sobre a mancha e deixe agir por 10 minutos. Prossiga o processo de lavagem normalmente.
  • MOLHO: dissolva 1 medida (30 g) de TIXAN YPÊ TIRA MANCHAS em 4 litros de água morna (até 40 ºC). Deixe as peças brancas de molho por no máximo 6 horas e as peças coloridas no máximo por
  • MÁQUINA: adicione 2 medidas (60 g) de TIXAN YPÊ TIRA MANCHAS juntamente com o Lava-roupas em pó ou líquido Tixan Ypê. Prossiga o processo de lavagem normalmente.

Você também pode escolher como usar o tira-manchas líquido:

  • PRÉ-LAVAGEM: aplique 10 ml (1 colher de sopa) do produto diretamente sobre a mancha. Deixe agir por no máximo 5 minutos, evitando que o produto seque sobre o tecido. Prossiga o processo de lavagem normalmente.
  • MOLHO: dilua 100 ml (meio copo americano) do produto em 5 litros de água. Misture bem e deixe as peças de molho no máximo por 5 horas. Prossiga o processo de lavagem normalmente.
  • MÁQUINA: adicione 100 ml do produto juntamente com o lava-roupas. Prossiga o processo de lavagem normalmente.

Dica: em roupas mais delicadas, teste o produto. Basta umedecer um pequeno pedaço da roupa e aplicar um pouco do produto, deixando agir. Isso vai garantir que o produto não vai desbotar sua peça.

Você sabe como tirar manchas de sangue de roupas? Descubra aqui

Como tirar mancha de roupa branca com sabão em pó

O sabão em pó é eficaz na hora de limpar as roupas com manchas de café, suco de uva, molho, gordura, entre outras. Confira as dicas para usar:

  • Deixe a(s) peça(s) de roupa de molho em água com sabão em pó, de acordo com o medidor e a recomendação da embalagem.
  • Se você tiver uma máquina de lavar, pode escolher a função de lavagem mais profunda, para que sua roupa fique de molho por mais tempo. Se não, é possível deixar em um balde.
  • Nunca coloque o sabão em pó direto nas roupas. Dissolva na água antes ou coloque no recipiente adequado para isso da máquina de lavar, combinado?
  • Em manchas engorduradas, água morna pode ajudar!

Leia mais em: Como tirar manchas de gordura de roupas.

Como tirar mancha de roupa branca com detergente

O detergente pode ser eficaz contra manchas de caneta, gordura, óleo, graxa, chocolate, molho e outras. Para usar é bem simples:

  • Com a peça esticada, aplique detergente neutro direto sobre a mancha até cobrir. Esfregue delicadamente com os dedos e deixe de molho por alguns minutos até 1 hora. Em seguida, lave normalmente.
  • Você também pode dissolver detergente em água morna para potencializar a ação.
  • Deixar a roupa com o detergente no sol também é uma boa dica.

Como tirar mancha de roupa branca com alvejante

Para tirar mancha de roupa branca, o alvejante que deve ser utilizado é o sem cloro, pois o cloro tem o mesmo efeito da água sanitária, podendo desbotar ou danificar sua peça.

  • Aplique o alvejante sem cloro de acordo com as orientações da embalagem.

Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um balde com água e alvejante sem cloro pode ajudar a tirar aspecto encardido das peças brancas.

Como tirar mancha de roupa branca caseiro

Na sua busca pela internet, é possível encontrar várias receitas caseiras que prometem tirar as manchas de roupas brancas. Mas fique atento, pois nem todas são confiáveis.

Apresentamos aqui a melhor receita caseira para tirar manchas de roupas brancas que é de fato eficiente para ajudar você.

Como tirar mancha de roupa branca com bicarbonato e vinagre

A misturinha de bicarbonato de sódio e vinagre para tirar manchas costuma funcionar muito bem!

Como lavar roupa com bicarbonato e vinagre:

  • Faça uma mistura com 1 colher de sopa de vinagre branco e 1 de bicarbonato de sódio
  • Aplique sobre a mancha de roupa
  • Deixe agir por alguns minutos
  • Lave normalmente com água e sabão.

O bicarbonato de sódio também pode ser usado com água morna. A medida é de 1 litro de água morna para 5 colheres de sopa de bicarbonato. Essa mistura ajuda em manchas de café, por exemplo.

Sempre que tiver dúvidas, teste o produto ou a misturinha em uma parte pequena da roupa e deixe agir por alguns minutinhos, para garantir que não vai estragar a peça.

E é bom lembrar: apesar de as receitinhas caseiras serem eficientes, os produtos específicos são muito melhores. As misturas caseiras funcionam melhor como um plano B do que como plano ideal 🙂

Como tirar mancha de roupa branca com água oxigenada

A água oxigenada 10 volumes costuma ser indicada para tirar manchas de sangue, de tinta de cabelo. Aplique sobre a mancha, esfregue suavemente e lave em seguida.

Combinada com o bicarbonato de sódio, também é recomendada para tirar marcas amareladas da peça branca. Para testar, misture em partes iguais água, bicarbonato de sódio e água oxigenada; esfregue a solução com uma escova de cerdas macias na mancha. Deixe agir por 30 minutos e lave a peça normalmente.

Aqui também vale a dica de testar a misturinha em uma parte pequena da roupa para garantir que não vai estragar a peça. Combinado?

Você sabe o que significam os símbolos de lavagem nas etiquetas das roupas? Leia e descubra

A Ypê tem uma linha completa de produtos que tiram as manchas de suas roupas brancas com eficácia e segurança. Veja mais aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como tirar mancha de roupa branca: descubra o passo a passo