Como tirar mancha de porcelanato: dicas para diferentes tipos de manchas

Porcelanato manchado tem solução, sim! Aprenda agora como remover com praticidade e eficiência diversos tipos de mancha deste material.
Como tirar mancha de porcelanato: dicas para diferentes tipos de manchas

Entender como tirar mancha de porcelanato é fundamental para preservar o aspecto elegante e moderno deste revestimento.As principais causas de manchas no porcelanato são do pós-obra (mancha de cimento, argamassa, rejunte).

Também podem ser causadas pelos próprios materiais de limpeza ou produtos para acabamentos (como cloro, tinta, verniz) ou manchas de alimentos (suco de uva, vinho etc.).

A verdade é que no dia a dia, qualquer tipo de piso é suscetível a manchas.

Contudo, o porcelanato é um material em que a mínima sujeira é facilmente perceptível e isso prejudica o efeito esperado, seja brilhante ou fosco.

A seguir, você vai aprender como tirar mancha de porcelanato de forma simples e em poucos passos.

O que tira mancha de porcelanato?

A resistência é uma das principais vantagens do porcelanato, mas não é por isso que você vai aplicar qualquer produto na hora de fazer a higienização, não é mesmo?

Alguns produtos para tirar mancha de porcelanato sem danificá-lo são o detergente neutro, vinagre branco e bicarbonato de sódio e limpador perfumado.

O thinner também pode ser utilizado para remover manchas de tinta. Vamos explicar nos tópicos abaixo como utilizar esses produtos para remover manchas da maneira certa.

Ah, é importante ter cuidado na aplicação dos produtos: não utilize materiais ásperos ou de cerdas duras. Por isso, procure aplicar com pano de chão limpo, mop ou com uma esponja de limpeza macia, como por exemplo a versão não risca.

Produtos que você deve evitar aplicar no porcelanato são a água sanitária, o alvejante e o sabão em pó, pois são abrasivos e podem riscar ou manchar ainda mais o revestimento.

Como tirar mancha de porcelanato passo a passo

O porcelanato pode ter diferentes tipos de acabamento, como, por exemplo, porcelanato polido, acetinado, esmaltado, amadeirado etc.

As cores também são as mais variadas, indo do branco, bege e cinza até o preto.

Mas o que deve influenciar mais a limpeza é o tipo de mancha e não o tipo do porcelanato, pois o objetivo principal é remover a sujeira.

Reunimos algumas dicas para tirar mancha de qualquer tipo de acabamento de porcelanato:

  • busque remover a mancha o mais rápido possível do revestimento
  • aspire ou varra o piso para remover as partículas que possam arranhá-lo
  • na hora de remover a mancha, faça movimentos delicados
  • o segredo para não manchar o porcelanato é a secagem. Por isso, utilize panos limpos e secos nessa etapa

Dito isso, vamos para os tutoriais de como tirar mancha de porcelanato.

Como tirar mancha de rejunte do porcelanato

O momento da limpeza de fim de obra, após o assentamento do porcelanato, pede muita cautela. Para tirar mancha de rejunte, cimento ou argamassa do porcelanato, deve-se fazer duas limpezas:

A limpeza preliminar, logo após o rejuntamento: varra a área com uma vassoura de cerdas macias e passe uma esponja molhada apenas com água onde tiver sujeira. Em seguida, seque bem.

Essa etapa é importante para evitar manchas de difícil remoção na segunda limpeza.

A limpeza elaborada deve ser feita após o tempo de cura do porcelanato, cerca de 3 dias após o assentamento e o rejunte. Retire o excesso de poeira aspirando ou varrendo o piso.

Depois, esfregue gentilmente as manchas de rejunte com uma esponja macia, umedecida em uma solução de 3 partes de água e 1 de detergente. Se você tiver um produto de limpeza próprio para porcelanato, pode aplicar nesta etapa.

Passe um pano úmido apenas com água para remover os produtos e em seguida, seque.

Como tirar mancha de ácido do porcelanato

O truque para remover mancha de produtos ácidos do porcelanato, como o limpa alumínio, por exemplo, é utilizar bicarbonato de sódio, que reage neutralizando o ácido.

Sendo assim, faça uma mistura com uma colher de bicarbonato e uma colher de detergente neutro. O objetivo é ter uma solução cremosa, mas a quantidade depende do tamanho da mancha, então vá misturando até ter o suficiente para cobrir a sujeira.

Aplique sobre a mancha e deixe a mistura agir por 15 minutos. Em seguida, passe um pano úmido para remover os produtos, passe o limpador perfumado e depois seque.

Como tirar mancha de ferrugem do porcelanato

Você pode remover a mancha de ferrugem do porcelanato de três formas diferentes.

A primeira forma é aplicando uma solução de partes iguais de vinagre e água. A segunda técnica é aplicando apenas suco de limão. É só aplicar com um pano ou esponja macia, deixar agir por 15 minutos, depois enxaguar e secar bem.

A terceira técnica é com bicarbonato de sódio, da mesma maneira que foi explicado no tópico para mancha de ácido.

Depois de usar o método escolhido, finalize a limpeza com limpador perfumado.

Como tirar mancha de tinta do porcelanato

Para tirar mancha de tinta de porcelanato, você irá precisar de um produto solvente, como o thinner.

Aplique algumas gotas do produto em um pano limpo e seco a passe sobre a mancha até que ela saia. Em seguida, passe um pano úmido e depois seque bem.
Este mesmo passo a passo pode ser usado para remover mancha de verniz do porcelanato.

Você sabe como limpar o porcelanato no dia a dia? Mostramos aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como tirar mancha de porcelanato: dicas para diferentes tipos de manchas