Como tirar mancha de molho de tomate: guia completo de dicas e produtos

Escapuliu da colher, pulou do garfo… e de repente lá está a mancha de molho de tomate na roupa. O que se faz? Abaixo listamos os jeitos mais fáceis de removê-la, confira:
Como tirar mancha de molho de tomate: guia completo de dicas e produtos

Como tirar mancha de molho de tomate é uma dica daquelas para guardar na memória. Pode ser de grande utilidade depois de pequenos acidentes que, volta e meia, acontecem na cozinha ou na mesa.

Lembrando que o ideal é começar a operação de remoção do molho assim que o estrago acontece.

Isso porque quanto mais cedo, maior a chance de remover completamente a mancha. E você pode usar produtos de limpeza ou improvisar soluções caseiras. Abaixo listamos algumas delas.

Como tirar mancha de molho de tomate: produtos e materiais

Manchou? Corre para limpar. O molho de tomate tem açúcares e gorduras que se impregnam facilmente nas fibras dos tecidos ou de materiais como plástico e couro. Dá para recorrer diretamente aos tira-manchas disponíveis no mercado, mas também a produtos como detergente neutro, sabão em pó ou água oxigenada.

Se tiver de improvisar soluções caseiras, conte com aquela velha trinca de vinagre branco, bicarbonato de sódio e limão.

Como tirar mancha de molho de tomate passo a passo

A pressa, nesse caso, vai ser sua parceira. Assim que ocorrer a mancha, se possível, tire a peça de roupa e, se for o caso, retire o excesso de molho. Você pode fazer isso raspando com uma faca limpa, por exemplo.

Coloque a área manchada sob água corrente por alguns minutos. A água vai forçar a gordura a desprender-se do tecido. Então, aplique detergente neutro e com os dedos faça movimentos circulares. Deixe agir por dois minutinhos e enxague novamente.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2022/07/04095840/para-tirar-mancha-de-molho-de-tomate-coloque-na-agua-corrente.jpg

Se a mancha estiver um pouquinho mais séria, você pode recorrer ao bicarbonato de sódio. Misture em partes iguais com água e aplique esse creme sobre a mancha. Deixe agir por cinco minutos.

Você pode usar uma esponja macia para remover a mancha, fazendo movimentos do centro para as bordas, ou enxaguar normalmente.

Como tirar mancha de molho de tomate de roupa

Siga com as dicas acima que vai ser mão na roda. Mas é bom ficar atento a algumas especificações. Para ficar num exemplo, você pode usar alvejante para remover a mancha de uma roupa branca, mas nunca de uma colorida. Confira abaixo:

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2022/07/04095831/como-tirar-mancha-de-molho-de-tomate-da-roupa.jpg

Como tirar mancha de molho de tomate de roupa branca

Tire o excesso de molho da área manchada e, com uma esponja macia, aplique um pouco de vinagre branco. Pressione e faça movimentos suaves de dentro para fora para remover a mancha. Depois enxágue.

Você também pode ir na ‘farmacinha’ e pegar a água oxigenada. Aplique diretamente na área manchada por não mais do que cinco minutos. A água oxigenada é bem eficaz para tirar manchas simples, mas um pouco abrasiva. Dessa forma, deixá-la agir por tempo demais pode causar outro tipo de mancha.

Como tirar mancha de molho de tomate de roupa colorida

Tirou o excesso de molho? Se não precisou, pode recorrer ao detergente neutro. Depois de deixar a área manchada sob água corrente, aplique o detergente e massageie com os dedos fazendo movimentos circulares.

Repita o processo por um minuto e, por outros cinco, deixe o detergente agindo. Enxágue e coloque para secar em local arejado.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2022/07/04095834/como-tirar-mancha-de-molho-de-tomate-de-roupa-colorida.jpg

Como tirar mancha de molho de tomate já seco da roupa

Pode-se recorrer a pasta de sabão em pó. E como faz? Misture partes iguais de água e sabão até parecer um creme esfoliante. Aplique na área manchada e deixe agir por cinco minutos. Então, enxágue e lave.

Você pode substituir o sabão em pó pelo alvejante, mas aí tem de conferir antes, na etiqueta da roupa, se ela pode entrar em contato com o produto.

Como tirar mancha de molho de tomate de tupperware

Para começo de conversa, o molho de tomate nem deveria estar aí… Evite armazená-lo em recipientes de plástico como o tupperware.

O plástico é muito suscetível à impregnação de açúcares e gorduras, duas coisas que o molho de tomate tem de sobra. Prefira sempre guardá-lo em potes de vidro. Mas, já que manchou, vamos às soluções.

Dependendo do tempo da mancha, pode demorar um pouco. Mas dá certo. A primeira coisa é lavar o recipiente com água morna (em torno de 40 graus) e detergente neutro. Então, deixe ela de molho com água sanitária por uma noite.

Lave mais uma vez com água morna e detergente neutro e está pronto para usar novamente – mas não com molho de tomate, hein!

Como tirar mancha de molho de tomate de calça jeans

Tire o excesso de molho e deixe sob água corrente por uns três minutos. Detergente neutro resolve: ele tem na composição materiais químicos que quebram as moléculas de gordura do molho.

Aplique diretamente e deixe agir por cinco minutos antes de enxaguar ou, se preferir, use uma esponja macia. Nesse caso, você vai umedecer com o detergente e aplicar fazendo movimentos do centro para a borda. Depois é só enxaguar e lavar.

Como tirar mancha de molho de tomate antiga

Aplique um pouco de álcool de uso caseiro, mas só o suficiente para umedecer. Em seguida, aplique água oxigenada 10 ou 20 volumes na área manchada. Deixe agir por cinco minutos antes de enxaguar e lavar. Se necessário, repita o processo.

Caso a mancha seja grande e você precise deixar a peça de molho, pode ser numa solução com alvejante, sendo uma colher de sopa para cada cinco litros de água. Deixe de molho à noite e, pela manhã, enxágue e lave.

Se a mancha for persistente a tudo isso, melhor recorrer ao tira-manchas, que tem ação bastante eficaz.

Como tirar mancha de molho de tomate de toalha branca

Tem que ser para já? Então pode recorrer ao vinagre branco e ao bicarbonato de sódio caso precise improvisar. Junte os dois em partes iguais, deixe passar a efervescência e então aplique na área manchada. Deixe agir por cinco minutos, enxágue e lave.

Agora, se for possível deixar de molho, pode ser no sabão em pó. Num balde com cinco litros de água, acrescente uma colher de sopa de sabão e deixe agir por uma noite.

Como tirar mancha de molho de tomate de estofado

Esponja macia numa mão e água oxigenada 20 volumes na outra. Pode aplicar diretamente na área manchada fazendo pressão suave, alternando com movimentos do centro para a borda.

Depois, deixe agir por até dez minutos e use um pano multiuso pouco umedecido para remover a mancha. Deixe secar em local arejado.

Como tirar mancha de molho de tomate de tênis branco

Se for de couro, aplique talco ou bicarbonato de sódio diretamente sobre a mancha. Deixe agir por até dez minutos antes de remover com um pano multiuso umedecido. Persistiu? Repita o processo.

Caso o tênis seja de tecido, você pode usar algumas dicas dos tópicos acima. Se for colorido, mantenha longe de alvejantes. Detergente neutro também é uma boa solução: basta aplicar e remover com uma esponja macia, fazendo movimentos circulares.

Gostou do conteúdo? Então confira, também, nossas dicas para tirar mancha de vinho das roupas!

Você achou esse artigo útil?

Como tirar mancha de molho de tomate: guia completo de dicas e produtos