Como tirar mancha de caneta

Quem nunca foi surpreendido por uma mancha inconveniente de caneta? Da parede ao sofá, de um objeto à da camisa preferida. Saiba a forma mais prática de se livrar deste tipo de mancha
Como tirar mancha de caneta

Manchas de caneta em roupas ou paredes podem ser um problema frequente, especialmente para quem tem crianças em casa. Mas, para cada caso, existe um produto recomendado para eliminar as manchas com eficácia. Aqui você vai aprender:

  • Como tirar manchas de caneta: confira dicas para cada caso
  • Como tirar mancha de caneta permanente?

Como tirar manchas de caneta: confira dicas para cada caso

Hoje você vai conferir todos os casos em que podem ocorrer manchas por canetas. Por serem situações isoladas e distintas, tanto os produtos quanto a aplicação podem variar.

Como tirar mancha de caneta da roupa

Aqui existem 2 tipos de manchas e, para cada tipo, uma solução:

Para manchas pequenas e frescas

Em um algodão, aplique uma pequena quantidade de álcool líquido comum de cozinha (46, 2º INPM) e passe sobre o local manchado, até que a mancha seja removida. Se, além de pequena, a mancha estiver fresca, você pode despejar um pouco de vinagre branco em cima da mancha e posicionar um pano debaixo da mancha.

Passe um segundo pano levemente sobre a mancha para absorver o excesso de líquido. Feito isso, é só lavar normalmente!

Para manchas grandes e secas

Em um algodão, pingue algumas gotas de detergente neutro e passe sobre a mancha de tinta seca. Ao remover todo o excesso, aplique mais detergente sobre a mancha que restou e deixe agir por uma hora.

Feito isso, é só esfregar a mancha com um algodão e lavar normalmente – se não sair tudo, repita o processo.

Você sabe o que significam os símbolos de lavagens nas roupas? Saiba tudo sobre!

Como tirar mancha de caneta de boneca

Quem tem crianças em casa provavelmente está acostumado com situações como essas. Sabemos que, por conta do material emborrachado, remover um resíduo de caneta em bonecas pode ser um desafio.

Imagem cortada de uma criança abraçada com uma boneca com o rosto riscado por caneta

Mas temos uma notícia boa: existe uma solução que, apesar de peculiar, resolve 100% esse problema. É a pomada à base de peróxido de benzoíla!

Basta aplicar um pouco da pomada por cima das manchas, deixar a boneca no sol por até três horas e remover com papel.

Sujeira de terra nas roupas? Confira dicas e cuidados aqui.

Como tirar mancha de caneta do sofá

O vinagre é um ótimo removedor caseiro, visto que possui propriedades acéticas. Todavia, antes de começar a misturinha caseira, pressione um pano limpo sobre a mancha com intuito de retirar o excesso da superfície.

Feito isso, em uma tigela pequena, misture 1 colher de sopa de detergente, 2 colheres de chá de vinagre branco e 1 xícara de água. Umedeça um pano macio com essa solução e, em seguida, dê batidinhas no local afetado – e deixe agir por até 10 minutos.

Depois que a mancha sair, umedeça um pano limpo em água fria, passe por cima da mancha e depois seque o local.

Como tirar mancha de caneta de couro

Você vai precisar de: glicerina líquida e álcool para esse método de remoção. Comece despejando em um pote duas colheres de sopa de glicerina líquida com uma colher de sopa de álcool líquido comum (46, 2º INPM).

Umedeça um pano nessa mistura e passe por cima da mancha, até que saia por completo. Depois disso, é interessante passar um hidratante no couro, para que ele não descasque.

Como tirar mancha de caneta da calça jeans

A melhor solução para tirar manchas de caneta de calças jeans, é colocar um pouco de álcool líquido comum (46,2º INPM) em um algodão e passar sobre o local manchado.

Neste método, além do álcool não danificar o tecido da roupa, ele é capaz de eliminar todo vestígio deixado pela caneta.

Ah, e vale lembrar: sempre opte por soluções adequadas de limpeza como o plano A, combinado? Eles são mais seguros e eficazes, além de serem bem fáceis de encontrar. As receitas caseiras são apenas para casos de escassez de produtos ou urgências.

Como tirar mancha de caneta de plástico

Para a remoção no plástico, você vai precisar de bicarbonato de sódio e vinagre. O processo é simples: polvilhe um pouco de bicarbonato por cima da mancha e, depois, pingue uma pequena quantidade de vinagre.

Deixe os produtos agirem por alguns minutos e, em seguida, tire tudo com uma toalha.

Leia também: Como tirar manchas de gorduras de roupas

Como tirar mancha de caneta da parede

Quem nunca se deparou com uma manchinha de caneta na parede? O que você provavelmente não sabia é que a solução para este problema é tão simples quanto um sabonete líquido neutro.

Basta aplicar uma pequena quantidade do sabonete em uma esponja e fazer movimentos circulares sobre a mancha – faça um teste prévio para observar como a tinta da sua parede se comporta ao receber o sabonete.

Criança de costas diante de uma parede branca com uma canetinha nas mãos, desenhando na parede

Se a mancha estiver muito resistente, faça o mesmo processo trocando o sabonete por álcool líquido comum de cozinha (46, 2º INPM).

Leia também: Como lavar e conservar roupas de inverno

Como tirar mancha de caneta do estojo

Este método requer uma acetona e um algodão. Comece colocando uma pequena quantidade de acetona em um pedaço de algodão e pressione levemente sobre o tecido manchado pela tinta de caneta. Repita o processo até que a mancha saia por completo.

Como tirar mancha de caneta da capinha do celular

Para este tipo de mancha, existem duas opções de remoção:

Capinhas de silicone

Misture duas colheres de sopa de vinagre e duas colheres de sopa de creme dental. Aplique a pasta na capinha e esfregue com uma escova de dentes macia, até tirar as manchas.

Capinhas duras

Misture 250 ml de água morna e uma gota de detergente em uma tigela. Mergulhe uma escova de dente nessa mistura e esfregue a superfície da capinha com essa escova. Depois, é só enxaguar a capinha e secar com um pano macio.

Como tirar mancha de caneta permanente?

Este método de limpeza é um pouco mais trabalhoso do que o de canetas comuns, por sua composição conter óleo. Mas, nada é impossível aqui! Acompanhe o passo a passo:

  • Coloque um pouco de álcool líquido comum de cozinha (46, 2º INPM) em um algodão, pressione sobre a mancha e deixe agir por alguns minutos – se estiver em uma peça de roupa, coloque um papel-toalha do lado contrário da mancha, para que ela não passe para o outro lado do tecido;
  • Leve a peça úmida ainda com o álcool para a máquina de lavar, adicione o sabão normalmente e lave bem – se necessário, pode repetir o processo até que a mancha saia por completo;
  • Deixe a peça secando em local arejado, longe do sol.

Há ainda o método com leite quente que pode ser útil, dependendo da situação em que você estiver. Basta esquentar o leite até que fique em temperatura morna para quente, aplicar o líquido no tecido manchado e esfregar delicadamente. Feito isso, lave a peça normalmente.

Como dissemos: trabalhoso, porém nada impossível!

A Ypê conta com produtos de qualidade para tirar as manchas de canetas de suas roupas, sofás, paredes e muito mais! Confira aqui.

Você achou esse artigo útil?

Como tirar mancha de caneta