Como tirar mancha de caneta do sofá? Aprenda de uma vez por todas

Manchou o sofá com tinta de caneta? Não precisa se preocupar! Aprenda aqui como resolver esse problema em diferentes tipos de tecido.
Como tirar mancha de caneta do sofá? Aprenda de uma vez por todas

Saber como tirar mancha de caneta do sofá é essencial para qualquer pessoa, afinal, quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra:  

Você se senta no sofá, pega papel e caneta para fazer uma breve anotação e de repente se depara com uma mancha de tinta da caneta que surpreendentemente foi parar ali. 

Ou a situação mais clássica de todas: quando as crianças decidem fazer uma obra de arte com caneta em pleno tecido do sofá. 

Mas, fique tranquila, é possível tirar mancha de caneta do sofá sem complicações. Confira: 

O que tira tinta de caneta do sofá? 

Um truque interessante para saber se a tinta de caneta vai sair do sofá é descobrir o solvente utilizado na composição da caneta. 

Se a tinta da caneta for diluível em água, você só precisa disso e de um produto de limpeza simples, como o Multiuso Ypê Premium  – versão tira manchas. 

Mas, se a tinta for à base de álcool, você precisará desse produto para fazer com que a tinta saia do sofá, neste caso você pode optar pelo Multiuso Ypê Premium  – versão com álcool  

Fora isso, não tem segredo, você só vai precisar esfregar a superfície até que o corante seja eliminado por completo. 

Como tirar mancha de caneta do sofá passo a passo 

Para tirar mancha de caneta do sofá é simples, mas a coisa mais importante que você precisa saber é: quanto mais rápido você remover a mancha, mais eficiente será o processo. 

As outras dicas são relacionadas de acordo com o tipo de material do sofá. 

Como tirar mancha de caneta do sofá de tecido  

Esta técnica serve para limpar sofá de qualquer tipo de tecido, exceto os de couro. Ou seja, pode ser para tirar mancha de caneta de sofá de suede, camurça, veludo etc. 

Serve para retirar mancha de caneta esferográfica, hidrocor ou permanente. Você precisará apenas de algodão, o multiuso escolhido e um pano seco. Na falta destes itens você pode optar pelo detergente ou álcool líquido. 

Umedeça o algodão com o produto e passe no mesmo sentido da mancha ou rabisco, com cuidado para não espalhar mais ainda a tinta. Faça isso até que o algodão absorva toda a tinta da caneta. 

Em seguida, passe o pano seco em movimentos circulares, até que o tecido seque completamente. 

Como tirar mancha de caneta de sofá de couro sintético, corino ou napa 

Os tecidos que se assemelham ao couro podem ser danificados facilmente, por isso não utilize álcool para remover a tinta de caneta do sofá. 

Para remover a tinta de caneta, utilize algodão, água, detergente neutro e um pano seco. 

Faça o mesmo processo para tirar mancha de caneta do sofá de tecido: umedeça o pedaço de algodão com água e detergente e esfregue gentilmente até que a mancha saia. 

Se você precisar de uma ajudinha extra, pode acrescentar uma colher de bicarbonato de sódio e uma de vinagre ao detergente. Depois que aplicar a mistura, deixe agir por 10 minutos, retire a mancha e seque bem. 

Para finalizar a limpeza, você pode hidratar o couro, passando óleo de amêndoas sobre a superfície. 

Viu como é simples remover mancha de caneta do sofá? Compartilhe a dica com todo mundo que precisa saber desses truques! 

E quando a mancha de caneta é em alguma boneca, você sabe como limpar? A gente ensina aqui! 

Você achou esse artigo útil?

Como tirar mancha de caneta do sofá? Aprenda de uma vez por todas