Saiba como tirar mancha de café em diversos tecidos e superfícies

Café é bom na xícara, não na roupa! Se o inesperado aconteceu e você acabou derrubando o café no sofá, na parede ou em outro lugar, vem descobrir como se livrar dessa mancha!
Saiba como tirar mancha de café em diversos tecidos e superfícies

Logo depois de um bom almoço, você – ou alguém – acaba de derramar café na calça branca! O que fazer? Como tirar mancha de café? Esfregando com água e sabão? Calma, a gente te ajuda nessa!

Vem conferir nossas dicas para cada situação inesperada 🙂

O café mancha para sempre?

Sempre é uma palavra muito forte – mas aí vai um fato: quanto mais tempo a mancha ficar, mais difícil será sair.

Ainda assim, em manchas antigas, você pode tentar passar um pano úmido com vinagre branco ou álcool ou lavar com um tira-manchas.

A probabilidade é que a mancha mais antiga não saia por completo com a limpeza e, sim, seja apenas suavizada. Por isso, dê preferência por uma solução imediata!

O café acabou de cair. E agora?

Se a mancha ainda estiver fresca, lave com água quente ou fervendo. Se o incidente ocorreu fora de casa, busque um gelo! Então, esfregue delicadamente.

Para finalizar – se estiver resistente – use uma solução de água com bicarbonato de sódio ou um pano úmido com vinagre branco e álcool.

Truque bônus: se não tiver bicarbonato em casa, use água oxigenada + sabão em barra! Essa dica funciona para manchas frescas, mas, em alguns casos de manchas antigas, ajuda também.

Observação: se o tecido em que a mancha estiver for jeans, evite usar a água oxigenada para a cor do material não desbotar.

O que tira a mancha de café?

> Bicarbonato de sódio;

> Água fervendo;

> Detergente;

> Tira-manchas;

> Gelo;

> Vinagre branco;

> Álcool.

Como tirar mancha de café em 7 tutoriais

Vamos conferir 7 soluções de como tirar café para cada situação inesperada envolvendo esse incidente 🙂

1. Como tirar mancha de café roupa branca

Se não tiver um tira-manchas por perto, use a solução de água quente com bicarbonato de sódio, deixando de molho sobre a mancha por até 10 minutos. Depois, é só lavar normalmente.

2. Como tirar mancha de café da calça jeans

Use uma solução de água com vinagre branco e deixe a calça jeans de molho por até 10 minutos e, então, lave normalmente.

3. Como tirar mancha de café do sofá

 Se o tecido do seu sofá for claro, misture um pouco de bicarbonato de sódio com água e esfregue a região com um pano – pode repetir até a mancha sair.
Já se o tecido for escuro, você pode misturar água morna com detergente e aplicar com um pano úmido. Para finalizar, use um pano seco.

Por fim, se o tecido for de couro, prefira aplicar, com um pano, apenas vinagre branco e finalizar a limpeza com um pano seco.

4. Como tirar mancha de café da parede

Se a mancha for pequena, use detergente comum com água morna. Já se a mancha for mais resistente, prefira misturar vinagre branco com água morna.

Para não danificar a pigmentação, prefira usar um pano perfex ou de microfibra para aplicar as misturas.

5. Como tirar mancha de café do colchão

Para salvar o seu colchão da mancha de café, misture bicarbonato de sódio, vinagre branco e água. Pode aplicar com uma toalha!

6. Como tirar mancha de café da garrafa térmica

Para higienizar sua garrafinha, utilize uma solução de água com bicarbonato de sódio e deixe agir por até 6 horas.

Depois, é só lavar a garrafinha com detergente e água normalmente.

7. Como tirar mancha de café da cadeira, carpete ou tapete

Para essas três situações, utilize a solução de água morna com detergente e vinagre branco. Para finalizar, é só retirar o excesso dos produtos com um pano úmido e, em seguida, passar um pano seco.

 Falando em manchas, o suco de uva também gera a dúvida: afinal, é possível limpar os seus rastros? A gente responde aqui!

Você achou esse artigo útil?

Saiba como tirar mancha de café em diversos tecidos e superfícies