Como tirar mancha de açafrão da pele, das roupas e de utensílios

Apesar de fazer bem pra saúde, o açafrão mancha tudo: a roupa, a mão, os utensílios de cozinha… Aprenda agora como tirar essas manchas.
Como tirar mancha de açafrão da pele, das roupas e de utensílios

Como tirar mancha de açafrão? É muito difícil? Já adiantamos que depende do caso.

O açafrão, também conhecido como cúrcuma, açafrão-da-terra ou açafrão-da-índia é um tempero com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Além de ser usado na cozinha, ele também é aproveitado em receitas caseiras de cosméticos naturais.

O açafrão mancha as superfícies porque sua pigmentação amarela é muito concentrada, fazendo dele um corante natural poderosíssimo. Sendo assim, é muito usado para tingir tecidos, inclusive.

O que tira mancha de açafrão?

Existem vários produtos que podem ser utilizados para tirar mancha de açafrão. São coisas que você provavelmente já tem em casa:

Leia também: mitos e verdade sobre o uso do bicarbonato de sódio

Portanto, cada um desses produtos será usado de acordo com a superfície a ser limpa. Entenda a seguir como utilizá-los e em quais situações.

Como tirar mancha de açafrão: conheça diferentes métodos

A coisa mais importante que você deve saber para tirar mancha de açafrão: remova a mancha o mais rápido possível. Isso pois quanto mais você demorar, mais difícil será para fazer a limpeza.

No caso de roupas e plásticos, a mancha de açafrão pode se tornar permanente em questão de dias.

Aprenda como proceder em cada um dos casos para tirar mancha de açafrão.

Como tirar mancha de açafrão da pele

Usou açafrão em uma receita e agora seus dedos e unhas estão amarelos? Apostou em uma máscara facial de açafrão e a deixou por mais tempo do que devia?

De qualquer forma, a remoção das manchas é simples. Para as mãos, coloque água morna em um recipiente e acrescente algumas gotas de detergente, duas colheres de vinagre branco e duas de álcool.

Deixe as mãos de molho por cinco minutos, depois lave-as em água corrente, esfregando bem.

Para tirar mancha de açafrão do rosto, aplique um pouco de óleo de coco ou azeite em um algodão e passe gentilmente sobre a face até que a mancha saia por completo.

Como tirar mancha de açafrão das roupas

Primeiro, remova o excesso do pó de açafrão do tecido com uma colher e enxágue. E atenção aqui: não esfregue a peça apenas com água, pois isso poderá piorar a mancha.

Nas roupas brancas, misture uma colher de chá de água sanitária, sabão líquido ou em pó e uma colher de bicarbonato de sódio e aplique nos dois lados do tecido.

Esfregue com uma escova de cerdas macias ou com os dedos. Deixe agir por 20 minutos, esfregue até que a mancha saia e depois lave normalmente a peça na máquina de lavar.

Não utilize a água sanitária se a mancha estiver em uma roupa preta ou colorida.

Por ser um corante, o açafrão pode causar manchas irreversíveis. Nesse caso, a solução é tingir a peça ou utilizá-la para outro fim, como um pano de limpeza.

Como tirar mancha de açafrão do plástico, da panela e de outros utensílios

O açafrão realmente impregna no plástico, no vidro e em metais, não tem jeito.

Para tirar mancha de açafrão de utensílios de cozinha, como do liquidificador ou da geladeira, por exemplo, faça uma mistura com água quente, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma de vinagre.

Deixe a mistura agir por 10 minutos e depois esfregue com o lado macio de uma esponja.

Se a mancha estiver há muito tempo na superfície, acrescente uma colher de água sanitária à mistura. Mas atenção: a água sanitária não pode ser aplicada em metais.

Viu só como é possível tirar mancha de açafrão? Esperamos que dê tudo certo na sua limpeza por aí.

Além da mancha de açafrão, as manchas de ferrugem nas roupas também incomodam, não é mesmo? Saiba como se livrar desse problema clicando aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como tirar mancha de açafrão da pele, das roupas e de utensílios