Como tirar graxa de roupa

Quando menos se espera, temos um problema com carro, bicicleta, portão ou moto e a roupa aparece com uma mancha de graxa. Mas não precisa de preocupação! Temos soluções para retirar esse tipo de mancha.
Como tirar graxa de roupa

Pode acontecer com qualquer pessoa: ao mexer no carro, na bicicleta ou simplesmente ao encostar em algum portão… de repente aquela roupa que você adora está com mancha de graxa.

Não se desespere! É possível resolver esse problema. A técnica de remoção da graxa vai depender do tipo de mancha – se molhada (fresca) ou seca (antiga) – e também do tipo de tecido.

Existem produtos e serviços especializados para isso, mas, antes de recorrer a eles, confira as receitas caseiras para remover a mancha de graxa com ingredientes simples que você provavelmente tem em casa. Aqui, você confere:

  • Como tirar graxa de roupa por produto
  • Como tirar graxa por tipo de roupa
  • Como tirar graxa molhada de roupa

Como tirar graxa de roupa por produto

Antes de aplicar qualquer produto, retire todo o excesso usando uma colher, se a mancha for espessa e pastosa, ou um papel-toalha, se for líquida. Faça com cuidado para não espalhar ainda mais a sujeira. No caso do papel-toalha, coloque uma folha de cada lado da mancha para absorver o excesso, sem esfregar.

O ideal é limpar a sujeira no momento em que ocorreu, assim, você não dá tempo da graxa impregnar no tecido. Mas também é possível “amolecer” a mancha se ela já estiver seca. Veja quais produtos podem te ajudar nessa missão possível:

Como tirar graxa de roupa com sabão em pó e talco

Esta dica funciona melhor em manchas recentes, ainda “frescas”.

Passo 1: retire o excesso da gordura com o papel-toalha ou com uma colher

Passo 2: cubra a mancha com talco sem esfregar e deixe agir por 30 minutos. O talco sugará a gordura do tecido. Se preferir, utilize sal ou amido de milho para essa mesma função.

Passo 3: depois de 30 minutos, retire o talco passando uma escovinha seca de forma delicada.

Passo 4: aplique então uma pastinha de sabão em pó ou o seu sabão líquido preferido no local da mancha, deixe agir por 10 minutos antes de colocar a água quente. A água quente vai amolecer a gordura e o sabão ajudará a desgrudar da roupa.

Passo 5: esfregue delicadamente. Se não tiver saído ainda, aplique a pastinha de sabão novamente e repita o processo.

Passo 6: quando a mancha tiver saído, você pode lavar a roupa normalmente na máquina.

 

Conheça as versões em pó e líquido do Lava-roupas Tixan Ypê e Ypê Premium.

Como tirar graxa de roupa com sabão em pó e margarina

Esta dica parece inusitada, mas é isso mesmo que você leu: você pode usar margarina ou manteiga na roupa para tirar a graxa. Isso porque, por afinidade, a gordura da margarina (ou manteiga) se prende à gordura da graxa, facilitando a remoção. Veja como fazer:

Passo 1: aplique uma colher de margarina sobre a graxa e esfregue delicadamente.

Passo 2: retire o excesso e enxágue com água quente.

Passo 3: aplique a pasta de sabão em pó ou o sabão líquido na região e esfregue.

Passo 4: quando a mancha tiver saído, você pode lavar a roupa normalmente na máquina.

 

Leia mais: como lavar a máquina de lavar roupas  https://www.ypedia.com.br/posts/maquina-de-lavar-roupa.html

Como tirar graxa de roupa com detergente e água quente

Sim, o mesmo detergente que você usa para lavar louças pode ajudar a tirar a mancha de graxa da roupa também. Nesse caso, prefira os sem corantes artificiais. Se for um tecido colorido, teste antes em um ponto menos aparente.

Passo 1: cubra a mancha de graxa com gotinhas de detergente e deixe agir por 5 minutos.

Passo 2: use água quente para esfregar delicadamente tomando cuidado para não danificar o tecido.

Passo 3: repita o processo, se necessário.

Passo 4: quando a mancha tiver saído, você pode lavar a roupa normalmente na máquina.

 

Conheça o poder de uma gotinha do Lava-louças Ypê Gel Concentrado

Como tirar graxa de roupa com tira-manchas

O nome do produto já diz tudo. Os produtos tira-manchas foram feitos para remover as manchas mais difíceis dos tecidos, e a graxa, mesmo depois de seca, está entre elas. Você encontra as opções líquido e pó para roupas coloridas e brancas, ou exclusivamente para as brancas.

Siga as instruções da embalagem. As orientações que você encontra aqui são referentes aos produtos tira-manchas Tixan Ypê:

Passo 1 para tira-manchas em pó: misture 15 gramas em 100 ml de água morna, aplique sobre a mancha e deixe agir por 10 minutos antes de prosseguir a lavagem normalmente.

Passo 1: para o tira-manchas líquido: aplique 10 ml (1 colher de sopa) do produto diretamente sobre a mancha. Deixe agir por no máximo 5 minutos, evitando que o produto seque sobre o tecido, e prossiga a lavagem normalmente.

Passo 2: para sujeiras mais persistentes, você pode deixar as roupas de molho usando o tira-manchas. Nesse caso, dissolva uma medida (30 g) de tira-manchas em 4 litros de água morna (até 40 °C). Ou se usa a versão líquida, dilua 100 ml do produto em 5 litros de água.

Cuidado na hora do molho: deixe as peças brancas de molho no máximo por cinco horas. Em roupas coloridas, o tempo cai para no máximo 1 hora, ok? Caso verifique alterações na coloração do molho, remova e enxágue imediatamente a peça.

Passo 3: lave normalmente a roupa na máquina. Aqui você também pode misturar o tira-manchas com o seu sabão preferido. Nesse caso, utilize 100 ml no caso de líquido ou 60 gramas (2 medidas) para o pó.

Conheça o Tira Manchas Tixan Ypê, , para roupas coloridas e brancas

Como tirar graxa de roupa com bicarbonato de sódio

Mancha de graxa em peças difíceis de lavar, como tapete, sapato ou sofá? Nesse caso, vale recorrer à mistura caseira mais frequente que existe: bicarbonato de sódio e vinagre.

Passo 1: misture em um borrifador 100 ml de vinagre branco em 1 litro de água morna e adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Passo 2: borrife no local da mancha e esfregue com cuidado.

Passo 3: retire o excesso com um pano úmido e repita, se necessário.

Passo : quando a mancha tiver saído, deixe secar à sombra.

Como tirar graxa de roupa com sabonete

O sabonete branco da pia pode te ajudar a resolver manchas leves na hora.

Passo 1: molhe o local da mancha com água quente;

Passo 2: esfregue o sabonete na mancha de graxa com uma escova macia e deixe agir por alguns minutos.

Passo 3: enxágue com água quente e repita o processo até sair toda a mancha de graxa.

Passo 4: quando a mancha tiver saído, você pode lavar a roupa normalmente na máquina.

 

Leia também: Como tirar sujeira de terra das roupas

Como tirar graxa por tipo de roupa

Antes de aplicar qualquer produto, é importante ler a etiqueta da roupa para ver se ela suporta água quente e escovação.

Aliás, você sabe o que significa cada símbolo das etiquetas de roupas? Confira em detalhes neste texto.

Não é recomendável utilizar qualquer uma dessas técnicas em tecidos com viscose, elastano, lã, seda, couro, madeira, bordados ou peças metálicas.

Como tirar graxa de roupa branca

Se não for nenhum dos tecidos contraindicados, todas as dicas que você viu anteriormente podem ser aplicadas em roupas brancas.

Aqui também é possível utilizar tira-manchas específicos para roupas brancas ou mesmo o de roupas coloridas, sem nenhum prejuízo.

As roupas brancas podem ficar de molho por até cinco horas para soltar bem a graxa, se necessário. Na hora de lavar, tome o cuidado de não misturar com peças coloridas.

Leia também: como lavar roupas na máquina de lavar 

Como tirar graxa de roupa colorida

Antes de aplicar qualquer produto na roupa colorida, especialmente se nova, é importante testar se a cor está bem fixada.

Como fazer: umedeça uma pequena área menos visível da roupa e aplique uma gotinha do produto diluído em água morna sobre o tecido e deixe agir por 10 minutos. Enxágue e deixe secar. Se não houver mudança na cor, o produto poderá ser utilizado.

Em geral, não se recomenda usar água quente em peças coloridas, mas, no caso de mancha de graxa, esse recurso pode ser necessário.

Não é recomendável deixar roupas coloridas de molho por mais de 1 hora, observe sempre a cor da água do molho. Se notar que está soltando muita tinta, retire e enxágue.

Como tirar graxa de roupa jeans

O jeans é um tecido resistente, então todas as dicas que você viu aqui podem ser aplicadas no jeans, sem prejuízo. Apenas evite os produtos exclusivos para roupas brancas.

Quanto mais grosso o jeans, mais difícil poderá ser a limpeza de manchas secas incrustadas. Nesse caso a dica da margarina seguido das técnicas com sabão e água quente são mais promissoras.

Leia também: Como lavar e conservar as roupas no inverno

Como tirar graxa molhada de roupa

O ideal é limpar a graxa com ela ainda molhada para aumentar a chance de sucesso nessa tarefa. Nesse caso, use o papel-toalha para absorver o excesso (sem esfregar). E o talco (ou sal ou amido de milho) para sugar a gordura. Depois, retire o pó e lave usando água quente e sabão.

Em algumas manchas, especialmente as mais secas, pode ser necessário repetir ou alternar o processo escolhido. Mas é importante não colocar a roupa para secar antes que a mancha tenha sido removida. Se secar com resquícios de graxa, será ainda mais difícil de remover depois.

As soluções caseiras não são 100% garantidas para todos os casos. Na dúvida, aposte em produtos especialmente feitos para isso.

A Ypê tem uma linha completa de produtos que vão livrar as suas roupas das manchas – confira aqui

Você achou esse artigo útil?

Como tirar graxa de roupa