Como tirar ferrugem de roupa?

Uma das manchas mais difíceis de remover é a mancha de ferrugem. Reunimos dicas preciosas para ajudar a vencer este problema e recuperar suas peças de roupa
Como tirar ferrugem de roupa?

Hoje vamos aprender técnicas de como tirar ferrugem de roupa. Normalmente, essas manchas aparecem pelo contato da roupa com a parte metálica de outras peças, como zíperes, spikes, botões, entre outros.   

 A ferrugem é o resultado de uma ação entre o ferro e o oxigênio. A junção desses elementos resulta no óxido de ferro – ferrugem – que pode corroer a superfície das peças, se não for limpa rapidamente. Neste texto, aprenderemos:  

  • Como tirar ferrugem de roupa por produto
  • Como tirar ferrugem pelo tipo de roupa

Como tirar ferrugem de roupa por produto 

Vamos conhecer os métodos mais indicados para a remoção da ferrugem na sua roupa*? Receitas caseiras ou produtos específicos: veremos de tudo um pouco por aqui! 

 *É importante ressaltar que as manchas de ferrugens em tecidos finos, como lã e seda, são mais resistentes. Para esses casos é indicado um tratamento de lavagem a seco.  

Como tirar ferrugem de roupa com água sanitária 

A água sanitária é um método eficiente para a retirada da ferrugem apenas em roupas brancas, pois esse produto pode danificar o pigmento de roupas com outras cores.  

 Comece umedecendo um papel-toalha na água sanitária. Depois disso, passe o papel sobre a mancha e fique de olho até que a mancha seja removida – esse produto irá despigmentar a roupa, então preste atenção para que não forme uma nova mancha. Depois de eliminar a mancha de ferrugem, lave normalmente.   

 Como tirar ferrugem de roupa com detergente 

Esse método é bem simples e a única indicação é que, se usar em roupas brancas, prefira um detergente transparente.  

 Você vai adicionar uma colher de chá de detergente em um copo com água morna; aplicar a mistura somente na região da mancha e aguardar por um período de 5 minutos, para a mistura fazer efeito. Depois disso, é só enxaguar a peça com água fria e lavar normalmente!  

 Como tirar ferrugem de roupa com sabão 

Para retirar a ferrugem com sabão, primeiramente, você vai precisar molhar a mancha para facilitar o processo de remoção. Depois disso, aplique algumas gotas do sabão líquido ou passe o sabão em barra sobre a mancha, em movimentos circulares. Deixe agir por até 30 minutos e depois lave normalmente com água fria.  

Se necessário, repita esse processo até que a mancha saia por completo. 

Como tirar ferrugem de roupa com tira manchas 

Aqui, dependendo do tamanho da mancha e da indicação do próprio rótulo do produto, você pode utilizar um tira-manchas ou produto multiuso. A melhor forma de usar é seguindo as instruções que vêm no produto – no catálogo da Ypê, você encontra as melhores soluções para remover manchas de roupas!  

Encontre aqui os produtos da Ypê.

Como tirar ferrugem de roupa com vinagre 

Para o método com vinagre, vamos precisar de uma pitada de sal para complementar.  

 A receita é: aplicar diretamente o vinagre branco sobre a mancha de ferrugem e, por cima, despejar uma camada de sal. Feito isso, é só deixar a roupa com a misturinha secando no sol e enxaguar com água fria. Depois, como de costume, é só lavar! 

Como tirar ferrugem de roupa com sal e limão 

Aqui você só vai precisar aplicar uma camada de sal e o suco de 1 limão – ou quantos forem necessários para cobrir a mancha de ferrugem – e deixar agindo durante a noite toda. No dia seguinte, pode lavar normalmente! 

 Isso funciona porque o suco do limão, que é ácido, age “roubando” oxigênio do óxido de ferro (a popular ferrugem), produzindo uma gosma mais fácil de ser retirada. 

Como tirar ferrugem de roupa com bicarbonato de sódio 

Para este método, você precisa de 1 limão e uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio.  

A proporção é: suco de 1 limão para uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Despeje essa mistura sobre a mancha e espere secar no sol, por um período de duas horas. Em seguida, enxágue com água fria e lave a peça de roupa! 

Mas atenção: diante da luz solar, o ácido do limão intensifica a ação dos raios ultravioleta, podendo provocar manchas e até queimaduras na pele. Utilize luvas e lave bem as mãos após manusear. 

 Nunca mais lave roupas de forma errada – entenda o que cada símbolo de lavagem significa nesta matéria! 

Como tirar ferrugem pelo tipo de roupa ?

Já passamos pelos métodos mais eficientes caseiros e até com produtos focados para a mancha de ferrugem. Vamos então dar uma olhada nas técnicas mais indicadas para cada tipo de roupa? 

Como tirar ferrugem de roupa branca

Aqui existem duas opções:  

 Removendo a mancha com detergente  

 Adicione uma colher de chá de detergente transparente em um copo com água morna, aplique a mistura somente na região da mancha e aguarde por um período de 5 minutos, para a mistura fazer efeito. Depois disso, é só enxaguar a peça com água fria e lavar normalmente!  

Leia também: Como lavar e conservar roupas de inverno 

Removendo a mancha com água sanitária 

Umedeça um papel-toalha na água sanitária. Em seguida, passe o papel sobre a mancha e fique de olho até que a mancha seja removida – esse produto vai despigmentar a roupa, então preste atenção para que não forme uma nova mancha. Depois de eliminar a mancha de ferrugem, lave normalmente.   

Se necessário, repita o processo até que a mancha saia por completo. 

Como tirar ferrugem de roupa jeans 

Para tecidos jeans, opte pelo vinagre com sal! A receita é: despejar vinagre branco sobre a mancha com uma camada de sal por cima.  

 Espere a peça secar, enxágue normalmente e lave apenas se a mancha tiver saído por completo – caso contrário, repita o processo até que ela seja removida. E, depois de eliminar a mancha, pode lavar a roupa. 

 Leia também: Dicas e cuidados para sujeira de terra na roupa  

Como tirar ferrugem de roupa bege 

O melhor método para roupas beges é o bom e velho bicarbonato de sódio com limão. A proporção é: suco de 1 limão para uma colher de sopa de bicarbonato de sódio – se não tiver bicarbonato, o sal funciona também, com a proporção de 1 colher de sopa.  

 Despeje essa mistura sobre a mancha e deixe a peça secando no sol por até duas horas. Em seguida, enxágue com água fria e lave normalmente! 

 E é bom ressaltar: apesar de o bicarbonato e o limão – e outros produtos de cozinha- serem bons solucionadores, não são os ideais, né? Então prefira sempre os produtos especializados de limpeza em primeiro lugar: são mais seguros e eficientes! 

Como tirar ferrugem de roupa colorida 

As opções aqui são diversas! Como mencionamos no primeiro parágrafo, existem tecidos mais resistentes para manchas. Mas, focando na cor da roupa, ao invés do tecido, as coloridas vencem com a cartela de opções.  

 A primeira delas, é a mistura com bicarbonato, citada no tópico acima. As outras duas opções são com vinagre e detergente:  

 Removendo a mancha com vinagre 

Aplique diretamente o vinagre branco sobre a mancha de ferrugem e, por cima, despeje uma camada de sal. Feito isso, é só deixar a roupa com a misturinha secando no sol e enxaguar com água fria. Depois, como de costume, é só lavar! 

 

 Manchas de gordura nas roupas? Aprenda os melhores métodos para remover  

Removendo a mancha com detergente 

Você vai adicionar uma colher de chá de detergente em um copo com água morna; aplicar a mistura somente na região da mancha e aguardar por um período de 5 minutos, para a mistura fazer efeito. Depois disso, é só enxaguar a peça com água fria e lavar normalmente!  

 A Ypê possui uma gama de produtos para tirar a ferrugem das suas roupas com rapidez e eficiência, confira aqui! 

Você achou esse artigo útil?

Como tirar ferrugem de roupa?