Como tirar esmalte da roupa de 3 formas fáceis

A remoção de manchas é um capítulo à parte para quem quer desmistificar a limpeza, cada tipo de mancha merece uma atenção diferente. Confira as dicas para tirar esmalte da roupa e não perder sua peça!
Como tirar esmalte da roupa de 3 formas fáceis

Se você está pesquisando como tirar esmalte da roupa, é bem provável que o produto já tenha pingado no tecido, mas não se desespere! Com cuidado e algumas técnicas, é possível remover a mancha.

 

Neste artigo, conheça os produtos, os materiais e o passo a passo para tirar todo o esmalte e deixar a roupa pronta para o uso.

É possível eliminar manchas de esmalte da roupa?

A mancha de esmalte é uma das mais difíceis de remover da roupa, mas ainda é possível eliminá-la.

É preciso cuidado ao fazer isso, principalmente para não espalhar ainda mais a mancha ao tentar eliminar o esmalte do tecido.

Derramei esmalte na roupa. E agora?

Você estava fazendo as unhas e pingou um pouco de esmalte na roupa? Nosso primeiro reflexo, ao derramar alguma substância nos tecidos, costuma ser correr e limpar antes que seque, não é mesmo?

Com o esmalte, o melhor a fazer pode ser o oposto: esperar secar antes de remover. Isso porque esfregar o esmalte molhado na roupa pode fazer com que a mancha se espalhe e impregne as fibras de tecido.

Então, a melhor dica é: espere que o esmalte seque e só depois tente remover a mancha, usando as técnicas que ensinamos a seguir.

O que usar para tirar esmalte da roupa

Confira uma lista de materiais e produtos que podem ser usados para remover esmalte de tecidos:

  • Óleo de banana;
  • Acetona;
  • Removedor de esmalte;
  • Gelo;
  • Pano;
  • Cotonetes;
  • Chumaços de algodão;
  • Espátula ou faca sem ponta;
  • Pinça;
  • Luvas de proteção.

Como tirar esmalte da roupa: 3 tutoriais

Antes de mostrar o passo a passo de como tirar esmalte da roupa, vamos ver algumas dicas importantes:

  • Lembre-se de deixar o esmalte secar antes de removê-lo, pois fazer isso com o produto ainda em estado líquido pode espalhar a mancha e impregnar o tecido;
  • Se usar acetona ou outro tipo de produto removedor, é preciso fazer primeiro um teste para verificar se a substância estraga o tecido. Sendo assim, pingue um pouquinho de produto em uma parte escondida da roupa, como o interior de uma bainha, e deixe secar. Se não manchar a peça, pode usar sem medo;
  • Evite esfregar com muita força a peça de roupa, principalmente no caso de tecidos mais sensíveis, pois isso pode danificar as fibras;
  • Use sempre luvas de proteção ao utilizar acetona e outros produtos para remover esmalte. E, claro, mantenha esses produtos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Como tirar esmalte da roupa usando gelo

Muitas vezes, é possível remover o esmalte da roupa, quando estiver endurecido, apenas raspando-o. Essa dica serve para qualquer tipo de tecido, seja jeans, algodão, linho ou sintético.

Para tirar a mancha, com o esmalte já seco no tecido, pegue uma pedra de gelo, enrole em um pano e coloque na parte de dentro da roupa, tocando a área manchada.

Deixe assim por alguns instantes, até que o esmalte fique bem endurecido, e depois raspe-o cuidadosamente, usando uma espátula ou uma faca sem ponta. Se preferir, remova o esmalte usando uma pinça. A seguir, você pode lavar a peça de roupa normalmente.

Como tirar esmalte de roupa usando acetona ou removedor

Este passo a passo serve para roupas pretas, jeans ou coloridas, de diversos tipos de tecido. Lembre sempre de testar antes se o tecido tem alguma reação indesejada em contato com os produtos, conforme ensinamos acima.

Deixe o esmalte secar na roupa e aplique a acetona sobre a mancha, usando um cotonete ou um chumaço de algodão, dependendo do tamanho da mancha.

Passe o produto suavemente, para não causar danos ao tecido. Aplique quantas vezes forem necessárias, até que o esmalte seja removido. Em seguida, lave a roupa normalmente.

Como tirar esmalte de roupa branca usando óleo de banana

Para roupas brancas, tente usar o óleo de banana. Para isso, deixe a mancha de esmalte secar e aplique o produto diretamente sobre a área manchada.

Em seguida, esfregue o tecido com algodão ou contra o próprio tecido, aplicando mais óleo se necessário, até remover o esmalte. Por fim, lave a peça de roupa normalmente.

Que tal aprender como tirar pelos das roupas? A gente tem o tutorial completo – confira aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como tirar esmalte da roupa de 3 formas fáceis