Como tirar cola de adesivo

Tem que goste e tem quem deteste remover os adesivos de um item novo, independente de qual seja o seu time para que aquele restinho de cole não se torne uma dor de cabeça, nossos ypêcialistas reuniram superdicas para te auxiliar.
Como tirar cola de adesivo

Você já sabe como tirar cola de adesivo das superfícies? É comum que, ao remover etiquetas adesivas de eletrodomésticos, objetos ou painéis, um pouco de cola fique grudada, e às vezes seja difícil de tirar.

Confira, neste guia, soluções práticas para remover esse tipo de cola sem danificar a superfície.

O que NÃO usar para tirar cola de adesivo

Antes de tudo, é preciso cuidar da sua segurança e saúde, bem como da integridade da superfície a ser limpa.

Portanto, para tirar cola de adesivo, não utilize substâncias ácidas ou corrosivas. Além disso, evite usar objetos pontiagudos ou cortantes, que podem arranhar ou perfurar a superfície.

O que é bom para tirar cola de adesivo?

Produtos de limpeza como detergente aplicado com esponja ou pano de limpeza costumam ser eficazes para a remoção do excesso de cola de etiquetas e adesivos.

Mas também é possível utilizar outros métodos com produtos do dia a dia, dependendo do tipo de cola a ser retirada e do tipo de superfície.

Como tirar cola de adesivo em plástico

Para tirar cola de adesivo de utensílios de plásticos (mas atenção: só dos que podem ser molhados), uma solução é deixá-los de molho em água morna com um pouco de detergente por cerca de meia hora. Em seguida, remova os restos de cola usando uma espátula ou faca sem ponta e lave normalmente.

Uma outra dica é aplicar sobre a cola um pouco de óleo de cozinha, usando um chumaço de algodão. Deixe agir por alguns instantes e depois remova com uma espátula. Por fim, lave com água morna e detergente.

Você também pode tentar remover a cola usando vinagre de álcool em vez do óleo. Aplique sobre a área com um pano de limpeza, deixe agir por alguns minutos e depois raspe com uma espátula. Finalize com uma lavagem com detergente.

Como tirar cola de adesivo de vidro

Se for um pote ou travessa de vidro, deixe de molho na água de morna a quente por cerca de meia hora. Logo depois, usando uma espátula, faca sem ponta ou colher, raspe a cola.

No caso de superfícies de vidro como janelas ou espelhos, é preciso um cuidado extra para evitar arranhões. Aqueça um pouco de água, deixando-a de morno a quente, e passe no vidro com um pano. Deixe agir por alguns minutos e remova a cola com uma espátula própria para vidros ou com um objeto que não arranhe.

Como tirar cola de adesivo da roupa

Se sua roupa ficar com algum resquício de cola de adesivo, molhe a peça com água morna, use sabão de coco na área e esfregue suavemente.

Caso seja necessário, repita a operação. Em seguida, lave a peça normalmente.

Como tirar cola de adesivo das superfícies de madeira

Se você precisar remover cola de adesivo de móveis, objetos ou pisos de madeira, é preciso cuidado para não arranhar ou danificar a superfície.

Geralmente, um pano macio com água morna já permite retirar a cola. Outra opção é limpar com óleo de peroba e uma flanela.

Como tirar cola de adesivo da parede

Para remover a cola de adesivo da parede, uma dica é usar o secador de cabelo. Direcione o jato de ar quente sobre a mancha e deixe agir até amolecer. Em seguida, use um pano para tirar a cola.Se necessário, limpe a área com um pano e um pouco de limpador multiuso.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/21175021/como-tirar-cola-de-adesivo-da-parede-scaled.jpg

Como tirar cola de adesivo de superfícies metálicas

Tem um resto de cola de adesivo na porta da geladeira, no carro ou na moto, ou ainda em utensílios de cozinha? Use óleo de cozinha para removê-la.
Para isso, aplique o óleo sobre a cola, utilizando um algodão, e deixe agir por alguns minutos. Depois, remova com cuidado, usando uma espátula plástica que não arranhe. Em seguida, limpe com um pano, água morna e um pouco de detergente.

Como tirar cola de adesivo das telas de eletrônicos

Se você precisar remover restos de cola de adesivo da tela da televisão, celular, tablet ou outro dispositivo, é preciso cuidado para não danificar a superfície.

Há limpadores especiais para telas e displays, que você pode comprar em lojas de eletrônicos. Use um desses limpadores com uma flanela macia, esfregando com cuidado.

Você sabe como fazer a reciclagem do lixo corretamente? Confira no nosso texto!

Você achou esse artigo útil?

Como tirar cola de adesivo