Como tirar cheiro de suor da roupa

Fazer esportes e suar a camiseta é ótimo para a saúde. Mas como tirar o cheiro de suor que fica impregnado nas roupas? Confira dicas e produtos que vão ajudar a deixar suas roupas de ginástica limpinhas e cheirosas, prontas para a próxima!
Como tirar cheiro de suor da roupa

Praticar esportes faz bem para a saúde e está mais que recomendado! Vale correr, caminhar, jogar bola, lutar, enfim, fazer a atividade física que mais combina com você. Tudo para botar os músculos (inclusive o cardíaco) em ação, liberar endorfina e suar a camiseta.

O problema é que o cheiro de suor não sai tão fácil da roupa. Ou pior, logo depois de lavar parece estar tudo cheirosinho, mas coloca no corpo e logo aquele cece aparece de volta. Por que isso acontece?

Ao contrário do que muitos pensam, o suor em si não tem cheiro forte. O que provoca o mau cheiro é a combinação dele com as bactérias presentes na pele, especialmente nas regiões quentes e úmidas como axilas, pés e virilhas.

Em contato com o suor e ao permanecerem num ambiente propício, as bactérias começam a metabolizar algumas proteínas e ácidos graxos, soltando gases, esses sim com odores desagradáveis. Essa combinação é chamada de bromidrose.

Se o cheiro provocado pela bromidrose é um problema muito recorrente, e o desodorante comum não consegue dar conta e atrapalha o seu dia a dia, vale a pena consultar um dermatologista.

Mas também para as roupas existe tratamento! É o que você vai conferir aqui. Neste texto você encontrará dicas de como higienizar as roupas esportivas corretamente e tirar o mau cheiro de vez!

5 dicas de como tirar cheiro de suor da roupa

O ideal, que podemos chamar de dica número zero, é lavar a roupa logo depois da prática esportiva para evitar que as bactérias da pele façam colônia também no tecido.

Mas, na rotina apressada, nem sempre a gente consegue lavar a roupa da malhação assim que chega da academia ou da rua.

Muitas vezes, as peças acabam se acumulando no fundo do cesto de roupa suja, ou pior, dentro da mochila. É aí que mora o perigo!

Isso porque a umidade do suor é um prato cheio para as bactérias continuarem metabolizando e soltando gases que entranham ainda mais nas fibras do tecido.

Para interromper esse ciclo, atenção às duas primeiras dicas. Depois confira as dicas de como proceder a lavagem da forma mais eficiente.

Areje as roupas antes de colocá-las para lavar

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/02/18093418/shutterstock_1036081558-min-scaled.jpg

Tirou a roupa da malhação e não vai conseguir lavar na hora? Sem problemas, mas procure deixar as roupas estendidas numa cadeira ou cabide para secar. Amontoadas num canto, as bactérias seguem fazendo a festa.

Congele as roupas para diminuir o mau cheiro

Outra forma rápida de interromper a multiplicação bacteriana é congelar as peças antes de lavar. Isso mesmo: se chegou correndo e não tem espaço para estender as peças, deixe num saquinho bem fechado dentro do freezer até a hora de lavar.

Na hora de lavar, prefira água fria

Para lavar suas roupas de ginástica, prefira água fria, pois ela preserva por mais tempo a cor e elasticidade dos tecidos e não exagere na quantidade de sabão. Lembre-se: mais espuma não significa mais limpeza. Pelo contrário, se a peça não for bem enxaguada, podem ficar resíduos de sabão nos tecidos favorecendo mofo. Por isso, use a quantidade indicada no rótulo.

Para uma melhor performance na lavagem, use produtos que atuam direto nas causas do odor forte, como a linha Ypê Power Act.

Lave as roupas do avesso

Ao lavar as peças do avesso, a ação do produto vai direto na área que estava em contato com a pele, incluindo as costuras e linhas. Isso permite uma ação mais eficaz na hora de exterminar as bactérias causadoras do mau cheiro das roupas.

Além disso, ao lavar do avesso você também protege a cor do tecido por mais tempo e evita que bolinhas que se soltem de outras roupas grudem na sua peça fit.

 Seque as roupas ao ar livre

Na hora de secar, prefira a secagem ao ar livre, na sombra ou conforme a etiqueta do produto. Na secadora, elas costumam ficar quentes e úmidas, um ambiente que favorece a proliferação das bactérias.

Leia também: Como lavar e conservar roupas de inverno

Como tirar cheiro de suor da roupa na máquina de lavar

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/02/18095444/shutterstock_27110737-2-scaled.jpg

Antes de colocar as roupas na máquina, é recomendado colocar de molho por 10 minutos em algum desinfetante ou vinagre de álcool. Esse processo mata as bactérias e impede que elas contaminem as outras roupas durante a lavagem.

Atenção à quantidade de roupas na máquina: se tiver muitas roupas ou peças muito pesadas na máquina, como jeans, toalhas e moletons, elas podem atrapalhar a chegada do sabão na sua peça de ginástica e, consequentemente, não remover bem o suor. Respeite a capacidade da máquina e prefira lavar as roupas da academia com peças leves.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre máquina de lavar

Se o cheiro estiver muito forte (o que pode acontecer se você não seguiu a dica 1 ou 2), vale acrescentar 100 ml do seu desinfetante tipo Pinho ou vinagre de álcool junto na máquina para potencializar a limpeza.

Importante: antes de testar qualquer produto que não seja feito para a lavagem de roupas, teste em uma parte do tecido que não fique aparente para não danificar a sua peça.

Leia também: Você sabe o que significam os símbolos de lavagem nas etiquetas das roupas?

 O que tira cheiro de suor da roupa?

Como você viu, para eliminar o mau cheiro das roupas, é preciso eliminar as bactérias que o provocam. Para isso, antes da lavagem normal você pode aplicar uma solução bactericida.

Sabão em pó

O sabão comum pode não eliminar todas as bactérias que provocam o mau cheiro, mas produtos COM LAVAGEM DE ALTA PERFORMANCE que contenham alta concentração de ativos de limpeza podem resolver este problema. É o caso da linha Ypê Power Act, que atua diretamente nas causas do mau cheiro e ainda protege o tecido.

Sua fórmula exclusiva contém:

  • Biopartículas. Protege e tira manchas.
  • Fragrância Extreme Fresh. Mais perfume.
  • Alta concentração de ativos de limpeza.
  • Tecnologia Odor Free. Ataca os maus odores

Conheça mais do Ypê Power Act clicando aqui

Bicarbonato e vinagre

A duplinha campeã das dicas caseiras também aparece aqui para eliminar o cheiro e manchas de suor das roupas. Preste atenção na hora de separar as peças por cor para evitar manchas.

Em um balde com cerca de 5 litros de água, adicione 200 ml de vinagre e 2 colheres (sopa) de bicarbonato e deixe agir por 10 minutos – ou no máximo duas horas – antes da lavagem. O vinagre age como bactericida e o bicarbonato de sódio ajuda a eliminar o amarelado do tecido.

Suco de limão

Uma dica compartilhada na internet é borrifar o suco de um limão na região da axila antes da lavagem. O limão também pode ser usado junto com o bicarbonato de sódio. Nesse caso, a dica é fazer uma pastinha com o suco e uma colher de bicarbonato e aplicar na parte interna da roupa onde houve contato com a pele.

Atenção: se você quiser testar, não se esqueça de lavar bem as mãos depois de manusear o cítrico para evitar manchas na pele!

Água oxigenada

A água oxigenada volume 10 também tem ação antisséptica e pode ser acrescentada na lavagem. Ela também pode ser usada em soluções caseiras para eliminar manchas. Para isso, misture uma colher de detergente comum, uma colher de água oxigenada, uma colher de bicarbonato de sódio. Aplique na mancha de suor e/ou desodorante. Deixe agir por 10 minutos e em seguida esfregue suavemente e enxágue bem.

Para as manchas, a forma mais prática e segura para os tecidos é apostar em produtos tira-manchas. Para peças coloridas, prefira a versão sem cloro como o Tira-Manchas Tixan Ypê.

Desinfetante

Os desinfetantes tipo pinho (aquele mesmo que usamos no banheiro) também têm forte ação bactericida e eliminam o mau cheiro das roupas. Porém, podem ser mais agressivos com os tecidos.

O indicado aqui é adicionar uma tampinha por litro de água. Use essa dica apenas para casos mais extremos, em que o mau cheiro permanece mesmo depois de várias lavagens. Teste antes em um pequeno pedaço menos aparente para evitar manchas.

Agora que você já conhece as melhores dicas e produtos, pode praticar seu esporte preferido com a tranquilidade de quem sabe que vai deixar a roupa limpa e cheirosa depois. Não tem mais desculpas para não suar e cuidar da saúde.

Conheça o novo Desinfetante Multissuperfície Ypê Antibac que também pode ser usado para sanitização de tecidos

Você achou esse artigo útil?

Como tirar cheiro de suor da roupa