Como tirar cheiro de peixe da cozinha

Por mais saborosas que sejam os diferentes preparos a base de peixe algumas pessoas desistem de preparar este alimento em casa por conta do cheiro forte. Confira o tutorial que preparamos com os cuidados para livrar sua cozinha deste cheiro.
Como tirar cheiro de peixe da cozinha

Você já sabe como tirar cheiro de peixe da cozinha? Esta é uma carne saudável e saborosa, mas costuma liberar um odor forte que fica incomodando por horas.

Nos tópicos a seguir, você aprenderá como aproveitar a carne de pescado na sua refeição sem deixar a cozinha com mau cheiro. Confira o passo a passo para eliminar o odor.

Por que o cheiro de peixe fica na cozinha?

Cheiro de peixe fica impregnado no ambiente, muito mais que outros odores de comida, certo? Por que isso acontece?

Tem a ver com a rapidez com que o corpo do peixe se decompõe. O peixe recém-pescado não fede. Mas, quando começa a decomposição, são produzidos e liberados no ar vários compostos químicos de odor muito forte. Um dos mais característicos é o óxido de trimetilamina (OTMA).

O odor na cozinha fica mais forte quando o peixe é frito, pois os cheiros do peixe e o da gordura da fritura se somam. Mas outras formas de preparo de pescado, como no forno, na grelha ou até cru, também deixam o famigerado “cheiro de peixe” no ambiente. Isso porque, como já dissemos, a causa desse fedor é a decomposição da carne.

O que tira cheiro de peixe da cozinha?

Felizmente, há maneiras de eliminar o cheiro de peixe da sua cozinha. Confira uma lista de produtos e soluções caseiras para o problema:

Como tirar cheiro de peixe da cozinha passo a passo

Vamos pela ordem. Depois que você deixou a carne de peixe pronta para ir para a frigideira, o forno, a panela ou o grill, lave com detergente todos os utensílios que você usou. Facas, tigelas e tábuas de corte devem ser bem lavadas.

Na linha tradicional de Lava-louças Ypê,  as versões Capim-limão, Maçã e Limão que além do alto poder desengordurante contam com tecnologia OdorFree, que combatem os maus odores. Outra opção são os Lava-louças Ypê Gel Concentrados, tanto as versões Neo, quanto a versão Antibac possuem tecnologia de controle de odor. Com o auxílio destes produtos uma boa parte do problema já estará sobre controle.

Depois disso, o jeito mais indicado para deixar a cozinha livre de cheiro de peixe após o preparo é utilizando substâncias aromáticas concorrentes, que eliminem o mau odor. Confira, a seguir, tutoriais para cada tipo de produto.

Como tirar cheiro de peixe da cozinha com vinagre

  • Enquanto você prepara o peixe, coloque em outro queimador do fogão uma panela com três partes de água para duas de vinagre de álcool.
  • Acenda o queimador e deixe a mistura ferver, em fogo baixo. Assim, o cheiro de peixe vai sendo neutralizado.

Como tirar cheiro de peixe da cozinha com cascas de frutas cítricas

  • Ponha no fogo, durante o preparo do peixe, uma panela com água e cascas de laranja ou limão. Também vale uma combinação das cascas das duas frutas.
  • Deixe ferver para eliminar o odor do peixe.

Como tirar cheiro de peixe da cozinha com canela em pau

  • Enquanto o peixe é preparado, coloque para ferver uma panela com água e alguns bastões de canela em pau. Deixe ferver, pois os vapores neutralizarão o mau cheiro do pescado.
  • Uma dica para unir o útil ao agradável: você pode jogar na mesma panela alguns pedaços de maçã desidratada. Assim, terá um chá para beber depois.

Como tirar cheiro de peixe da cozinha com canela em pó

  • Após o preparo do peixe, coloque no fogo uma frigideira vazia e deixe por cerca de dois minutos, até ficar bem quente.
  • Desligue o fogo e polvilhe na frigideira um pouco de canela em pó, até cobrir o fundo. Isso produzirá uma fumaça aromática que neutralizará o mau cheiro da cozinha.

Bônus: como tirar cheiro de peixe da mão

Para eliminar o cheiro de peixe das suas mãos, basta esfregá-las com vinagre de álcool após terminar o preparo.

Também vale usar suco de um limão espremido, esfregando bem as mãos. Mas lembre-se: depois, é preciso lavar bem as mãos com água e sabão para eliminar todo o suco. Isso porque o limão pode causar queimaduras e manchas se você se expuser ao sol com o suco da fruta na pele.

Bônus 2: como tirar cheiro de peixe do carpete

Você preparou peixe na cozinha e o carpete da sala ficou impregnado com o cheiro? Calma, dá para resolver!

Coloque, em um frasco com spray, três partes de água para duas partes de vinagre de álcool. Em seguida, borrife um pouco da mistura sobre o carpete.

Bônus 3: como tirar cheiro de peixe das superfícies

Você preparou peixe na cozinha e notou que a bancada, mesa ou mesmo o fogão ficaram impregnados com o cheiro? Temos mais uma sugestão para te apoiar nesta missão!

Umedeça o  pano ou a esponja com o Multiuso Ypê versão controle de odor e com movimentos uniformes e não circulares espalhe o produto pela superfície que precisa de uma atenção especial. fácil né?1

4 dicas para evitar cheiro de peixe na cozinha

1. Não deixe os utensílios utilizados sujos por muito tempo. Lave-os logo após o uso.

2. Mantenha a cozinha sempre arejada. Janelas abertas para o ar circular!

3. Evite reaproveitar o óleo de frituras anteriores, pois isso potencializa os odores.

4. Use substâncias para neutralizar o mau cheiro, conforme descrito nos tópicos anteriores.

Ixi, o cheiro de peixe ficou na roupa? Não se preocupe!

Mostramos como lidar com esse problema aqui!

 

Você achou esse artigo útil?

Como tirar cheiro de peixe da cozinha