Como tirar cheiro de alho da mão: 5 técnicas diferentes para te ajudar

Sempre que você cozinha, o cheiro de alho gruda na sua mão? Aprenda agora como resolver isso para usar o alho sem preocupações.
Como tirar cheiro de alho da mão: 5 técnicas diferentes para te ajudar

Como tirar cheiro de alho da mão: você já tentou algum truque para isso e não deu certo?

É fácil encontrar na internet várias dicas para tirar cheiro de alho das mãos, afinal, o alho é presente nas receitas de muitos brasileiros – tanto por suas excelentes propriedades quanto pelo gosto delicioso que traz para a comida – por isso, ficar com os dedos cheirando a alho é um problema super comum.

Mas será que todos esses jeitos de tirar cheiro de alho da mão funcionam mesmo? Abaixo, você vai conferir técnicas eficientes para isso.

Por que o cheiro de alho fica na mão?

Cheiro de alho só é bom quando está sendo refogado na panela, não é mesmo? Quando impregna na mão, é bem desagradável.

Mas você sabia que esse cheiro tão marcante tem nome?

É o odor aliáceo, característico de quando o alho é esmagado, apertado ou cortado. Esse aroma vem do enxofre, elemento presente nos alhos e cebolas e outros alimentos de cheiro acentuado também, como o brócolis, quando cozido.

Mas não precisa se preocupar com esse odor. É possível tirar o cheiro de alho da mão de maneira rápida e simples.

Como tirar cheiro de alho da mão de 5 formas diferentes

Uma coisa é certa: é melhor que você retire o odor de alho logo após manusear o alimento. Combinado?

Ah, outra coisa importante: depois de cada truque, você precisará lavar as mãos com sabão. Sempre que possível, opte pelo sabonete.

O detergente não é a melhor opção para a pele, porque ele pode ressecá-la com o tempo. Mas para louças e superfícies ele é perfeito!

Então vamos para as dicas?

1. Como tirar cheiro de alho da mão com água

Acredite, você não precisa de nada além de água para tirar cheiro de alho da mão.

Faça assim: depois de descascar e cortar o alho, coloque os dedos embaixo da água corrente da torneira por 30 segundos. Não esfregue os dedos, pois isso só espalhará o odor do alho.

Se o cheiro não sair, faça o procedimento por mais 30 segundos. É só isso!

E, para não gastar água à toa, coloque um recipiente dentro da pia para coletar essa água e você reutilizá-la em outra tarefa na cozinha. Confira mais dicas de economia de água aqui!

2. Como tirar cheiro de alho da mão com óleo

Produtos oleosos, como azeite, manteiga e o próprio óleo de cozinha, são ótimos para absorver o cheiro de alho das mãos.

E nem precisa de muita quantidade, algumas gotas são o suficiente para eliminar o odor.

Espalhe bem pelas mãos, nos vãos dos dedos, enfim, em cada cantinho. Em seguida, é só enxaguar o excesso e lavar com o sabonete.

3. Como tirar cheiro de alho da mão com borra de café

Esfregue as mãos com borra de café e pronto, adeus cheiro de alho!

O café é excelente para neutralizar odores fortes. Já indicamos isso para outras finalidades, como tirar cheiro de cigarro dos ambientes, por exemplo.

É interessante usar a borra de café porque é uma maneira de reutilizar esse resíduo que você iria apenas descartar. Desnecessário usar pó de café novo para isso, né?

O único defeito dessa técnica é que você tira um cheiro forte da mão para ficar com outro. Mas não é um grande problema, vai da sua preferência.

4. Como tirar cheiro de alho da mão com salsinha

Este truque é parecido com o do café, no sentido de que você substituirá um cheiro forte na mão por outro, porque o aroma da salsinha é bem marcante também.

Mas, depois que esfregar algumas folhas de salsinha pelas mãos, é só enxaguar e lavar com sabonete, assim o cheiro das folhas fica mais suave e vai sair ao longo do dia.

5. Como tirar cheiro de alho da mão com sal

O sal age como um esfoliante nas mãos, removendo o cheiro de alho.

Das técnicas que ensinamos acima, é o que talvez ainda deixe um pouco de cheiro na sua mão e você precisará repetir o processo.

O melhor conselho é: teste todas as dicas e avalie qual funciona melhor para você!

Afinal, as células da pele absorvem cheiros de uma maneira diferente de uma pessoa para outra.

Como tirar cheiro de alho da pia?

Para tirar cheiro de alho de superfícies, como da pia, potes, tábua de cortar alimentos etc., você pode fazer a lavagem com algumas gotas de detergente neutro e uma esponja multiuso.

Faça o enxágue com água quente para potencializar a ação contra o cheiro de alho.

O que não serve para tirar cheiro de alho da mão

Agora, vamos desmistificar alguns truques para tirar o cheiro de alho da mão e explicaremos por que essas técnicas não são tão recomendadas.

Esfregar a mão no inox: a técnica consiste em esfregar a mão em um utensílio de inox debaixo d’água. Mas a água por si só funciona, a dica não funciona para todo mundo e isso não tira o cheiro de alho debaixo da unha. Melhor não, né?

Creme dental: se você quiser tirar o hálito com odor de alho, esse é o produto certo. Mas, para as mãos, isso simplesmente não funciona.

Água sanitária: a água sanitária é um produto abrasivo, feito para a limpeza de superfícies e alguns tecidos. Em contato com as mãos, pode causar alergias e irritações.

Ou seja, se quiser tirar o cheiro de alho da mão, é só seguir as instruções que demos ao longo do texto que é garantido.

Como evitar que fique cheiro na mão

Já diz o ditado: prevenir é melhor do que remediar. Então, se possível, evite deixar que o cheiro de alho grude nas suas mãos.

Você pode fazer isso com um método diferente para descascar alho, em vez de usar a faca. Basta colocar os dentes de alho dentro de um recipiente e chacoalhar bem, por 1 minuto. As cascas vão se soltar sozinhas.

Você também pode utilizar acessórios, como o espremedor de alho. Assim, você diminui o manuseio do tempero com as mãos.

Viu só como é simples tirar cheiro de alho da mão? Compartilhe as dicas com quem sempre quis saber como fazer isso!

Se aventurou na cozinha com açafrão e ficou com a mão manchada? A gente explica como se livrar da cor aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como tirar cheiro de alho da mão: 5 técnicas diferentes para te ajudar