Como secar roupa em apartamento

Nem sempre é possível ter à disposição lavanderia espaçosa e arejada. Confira as recomendações dos nossos Ypêcialistas para aproveitar bem qualquer espaço e garantir a secagem correta das suas roupas.
Como secar roupa em apartamento

Como secar roupa em apartamento? É possível fazer isso sem um quintal ensolarado? Sim, com alguns cuidados e técnicas simples, você consegue deixar as roupas secas em qualquer tipo de imóvel.

Confira, nesta matéria, dicas sobre os materiais necessários e o passo a passo para uma secagem de roupas eficiente.

Por que demora mais tempo para secar roupa em apartamento?

Secar roupa em apartamento costuma ser mais demorado do que em uma casa, não é? Isso se dá, principalmente, pela razão óbvia: a maioria dos apês não tem área externa. Quando estendidas em um pátio, as roupas podem secar mais rápido graças ao sol e ao vento.

Já em um apartamento, a luz solar e o vento são os que entram pela janela. E, às vezes, nem isso: dependendo da orientação solar do imóvel, o espaço é sombreado o tempo todo. Isso dificulta a secagem das roupas e demanda alguns cuidados que ensinaremos mais adiante.

E, afinal, é possível secar bem as roupas em apartamento?

Se você mora em um apartamento, não precisa desanimar, mesmo que a orientação solar não seja das melhores! É, sim, possível deixar a roupa bem seca, em todas as épocas do ano.

Para isso, você precisa, primeiro, saber aproveitar os espaços do imóvel (entrada de luz do sol e de vento). Também é importante o uso de acessórios adequados à secagem de roupas.

Onde secar roupa em apartamento?

Em que partes do apartamento é melhor colocar as roupas para secar? Isso depende do tamanho e das características do seu imóvel.

Listamos aqui os melhores espaços para secar suas roupas:

  • Caso seu apartamento tenha áreas externas, como terraço e sacada, você pode aproveitá-las;
  • Espaços próximos das janelas (uma dica valiosa para apartamentos pequenos);
  • Áreas com circulação de ar ou iluminação natural, mesmo que não sejam perto da janela;
  • Outra dica para quem mora em apartamento pequeno, como quitinetes ou studios: usar o box do banheiro. Dependendo da configuração e do tamanho do imóvel, a janela do banheiro pode ser uma das únicas fontes de ventilação. Você pode instalar um varal de teto perto da janela do box e deixar as roupas lá, com a janela aberta, quando sair para trabalhar, por exemplo.

Como secar roupa em apartamento: materiais para ajudar você

Para secar bem as roupas no seu apartamento, você pode usar desde eletrodomésticos até acessórios. Confira uma lista dos itens que podem te ajudar:

  • Varal de parede;
  • Varal de teto;
  • Varal de chão;
  • Varal para meias e roupas íntimas;
  • Cabides;
  • Ventilador;
  • Máquina de lavar roupa com função centrifugação;
  • Secadora de roupas.

Leia também: Ficou em dúvida quanto a tantos varais diferentes? Saiba como funciona cada tipo de varal neste artigo

12 dicas de como secar roupa em apartamento

1. Escolha dias ensolarados para lavar a roupa, pois isso facilita a secagem;

2. Tente lavar as roupas pela manhã. Assim, terá o dia inteiro para que sequem;

3. Se você tem pouco espaço de varal, não lave muita roupa de uma vez só. Se fizer isso, as roupas ficarão amontoadas durante a secagem, o que dificulta o processo;

4. Se a convenção do seu condomínio permitir, pendure um ou mais varais de parede no lado de fora das janelas, para aproveitar o sol e o vento da rua;

5. Se você tiver sacada ou terraço, aproveite para instalar varal de parede ou para colocar varais de chão com roupa estendida;

6. Sempre que possível, ponha a roupa para secar perto das janelas;

7. Pendure as roupas mais grossas e pesadas em um ponto mais perto da janela;

8. Quando estiver com roupas no varal, abra as janelas para facilitar a circulação de ar;

9. Use cabides para pendurar as roupas no varal, o que aumenta a superfície em contato com o vento e a luz, além de deixá-las mais espaçadas;

10. Se você tem lavadora de roupas, usar a centrifugação deixa as peças com menos umidade e facilita a secagem;

11. Posicionar um ventilador apontado para o varal acelera a secagem das roupas;

12. Se puder, invista em uma secadora de roupas ou em uma lavadora que também tenha a função de secagem.

Cuidados na hora de secar roupa em apartamento

Quem mora em apartamento precisa ter alguns cuidados para secar a roupa. Por exemplo, se você fizer a lavagem numa daquelas semanas chuvosas, as roupas podem demorar muito para secar. Isso pode causar danos às roupas, como bolor.

Leia também: Como tirar bolor de roupa

Outra dica é não amontoar as roupas no varal na hora de pendurar. Isso também pode fazer com que elas demorem para secar e acabem embolorando.

Algumas pessoas sugerem pendurar as roupas na grade de trás da geladeira para secar. Isso não é recomendado, pois as roupas bloqueiam a circulação de ar, que é importante para o funcionamento do refrigerador.

Do mesmo modo, não ponha roupa para secar sobre aquecedores elétricos. Isso pode estragar a roupa e até provocar um incêndio.

Quer saber quais são os melhores produtos e materiais para deixar a casa limpinha? A gente conta aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como secar roupa em apartamento