Como regar suculentas? Faça o quiz e descubra se essas plantinhas sobreviveriam com você

Regar suculentas é fácil, mesmo assim alguns descuidos podem acontecer. Confira os cuidados essenciais com essas plantas para que você cuide delas cada vez melhor.
Como regar suculentas? Faça o quiz e descubra se essas plantinhas sobreviveriam com você

Motivos não faltam para aprender como regar suculentas: elas são versáteis, trazem um toque charmoso ao ambiente e ajudam a purificar o ar. Além disso, cuidar de plantas é uma tarefa muito gostosa e terapêutica. 

As plantas suculentas retêm muita água, daí o nome. Suas raízes, caules e folhas são verdadeiras almofadas que guardam a água por bastante tempo, por isso essas plantinhas são tão resistentes. 

 Mas isso não quer dizer que ela não precisa de regas regulares. Continue com a gente até o final para aprender como regar e cuidar das suculentas! 

Como regar suculentas? Teste seus conhecimentos agora! 

Muitas pessoas se confundem na hora de regar suculentas, porque essas verdinhas são oriundas dos desertos, logo, é normal pensarmos que elas não são acostumadas com água. 

Mas não é bem assim. Nos desertos, têm chuvas, sim, e são abundantes. O poder da suculenta é justamente absorver a água por bastante tempo até chegar a próxima chuva! 

Acabamos de dar uma superdica, hein!? Então, vamos para a hora da verdade: descubra abaixo se você entende todos os cuidados básicos para regar suculentas. 

Temos apenas cinco perguntinhas neste teste – mas são suficientes para provar se você se dá bem ou não com as suculentinhas. Vamos lá? 

1 – Como saber qual é a hora de regar as suculentas?  

a) É só seguir a regra de regar dia sim, dia não  

b) O certo é regar uma vez por semana 

c) Deve-se colocar o dedo no solo da planta para saber se ainda está úmido. Ele não pode ficar mais de 3 dias totalmente seco 

2 – O que utilizar para regar as suculentas? 

a) recipiente com jato spray 

b) uma seringa, para regar pouquinho 

c) um regador com bico fino 

3 – O melhor modo de regar suculentas é: 

a) molhar só as folhinhas da planta 

b) colocar só um pouco de água na terra 

c) deixar a terra bem molhada, mas sem encharcar demais 

4 – Qual é o melhor tipo de vaso para deixar as suculentas? 

a) suculentas gostam somente de vasos pequenos 

b) as suculentas podem ficar direto dentro de cachepots, sem nenhum vaso 

c) o ideal são os vasos que têm furinhos embaixo, pois água acumulada pode apodrecer as raízes da planta. 

5 – É melhor regar as suculentas menos vezes do que regá-las em excesso. O que você diz sobre isso? 

a) é mentira, pois elas gostam de muita água como qualquer outra planta 

b) eu não sei… acho que tanto faz 

c) é verdade, porque é mais fácil uma suculenta morrer afogada do que seca 

Confira seu resultado! Qual letra você escolheu na maioria das suas respostas?  

Letra A: Suculentas não são o seu forte 

Talvez você deixe uma ou duas suculentas na mão, mas tudo bem! O que importa é que você está aqui aprendendo como regar suculentas e cuidar bem delas. Com muita vontade e carinho, tudo vai dar certo. 

Letra B: No caminho certo para cuidar de suculentas 

Você não é expert em cuidar de suculentas, mas não deixa a desejar. Isso significa que, sim, as suculentas sobreviveriam com você! Continue aprendendo para se aperfeiçoar e cuidar bem dessas plantinhas. 

Letra C: Você + suculentas = amor verdadeiro! 

Você mandou superbem nesse teste e sabe exatamente como regar suculentas. Você certamente poderia ter um jardim inteiro delas, porque é aquele tipo de pessoa que tem o dedo verde, sabe? Parabéns! 

4 dicas para cuidar das suas suculentas 

Resumindo o passo a passo para regar suculentas: opte sempre por vasos com furos e molhe a plantinha sempre que seu solo estiver muito seco. É preciso treinar o olhar ou colocar a mão na terra mesmo. 

Outra dica é observar as folhas junto com o solo. Se elas estiverem murchas, significa que querem água. 

Existem vários outros cuidados além desses para você manter suas amiguinhas verdes sempre lindas. Que tal aprendê-los? 

Como escolher o melhor lugar para as suculentas? 

As suculentas podem ser mantidas em ambientes internos e externos, mas com algumas condições. 

Jamais deixe as suas suculentas totalmente à sombra ou totalmente expostas ao sol. Elas precisam da luz solar, mas não em excesso: o ideal é que recebam cerca de 4 horas diárias de sol. 

Ou seja: as suculentas são plantinhas de meio termo. Se você deixá-las muito tempo ao sol, elas queimam. Mas, se receberem luz de menos, sofrem de um problema chamado estiolamento, que acontece quando o caule se estica em busca de luz. 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/19120642/como-regar-suculentas-escolha-um-bom-lugar-scaled.jpg

Qual o melhor horário para regar as suculentas 

O mais importante de tudo é que você regue as suas plantinhas com frequência, independentemente do horário.

Mas existem dois horários mais adequados para regar suculentas: no início da manhã ou no fim da tarde, após às 16h. 

Essas horas do dia são as melhores, porque o sol não está muito intenso, do contrário, a água evapora muito rápido e a planta não a absorve corretamente. 

No inverno, evite transplantar, podar ou fazer alguma mudança brusca na suculenta, pois nesse período o seu metabolismo fica mais lento. 

Como deve ser o solo das suculentas? 

Tenha em mente que quanto mais terra no vaso da suculenta, mais tempo vai demorar para secar e isso influencia diretamente na rega da planta. 

Outra coisa que você precisa saber é qual é a espécie da suculenta que você quer cuidar, assim, você pode entender o tipo de solo que ela prefere. 

Geralmente, as suculentas gostam do solo mais arenoso do que argiloso. No vaso onde for plantar sua suculenta, misture uma parte de areia, uma parte de terra vegetal e uma parte de matéria orgânica. 

É importante que a terra seja rica em nutrientes. Se você tiver um fertilizante para suculentas, melhor ainda! 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/19120823/como-regar-suculentas-utilize-fertilizantes-scaled.jpg

Minha suculenta está com fungos, e agora? 

Por mais que as suculentas sejam resistentes, elas ficam sujeitas a fungos e pragas como qualquer outra planta. São diversos fatores que favorecem o aparecimento de pragas, inclusive o acúmulo de água. 

Duas pragas que costumam atacar as plantinhas são a cochonilha e o pulgão, mas existe uma receitinha caseira para combatê-las com facilidade. 

Misture 2 colheres de detergente neutro em 1 litro de água, passe a mistura para um frasco com borrifador ou aplique diretamente na planta, com a ajuda de uma haste flexível.  

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/19120635/como-regar-suculentas-combata-fungos-receita-caseira-scaled.jpg

Borrife a solução a cada 3 dias, durante 10 dias. Espere uma semana e, se o problema não desaparecer, repita o processo. 

Depois de todas as dicas, você definitivamente está pronto para cuidar das plantinhas! Você aprendeu não só como regar suculentas, mas todos os segredos para cultivá-las. 💚🌿 

Já pensou em cultivar sua própria horta? Confira aqui 3 passos para cultivar sua horta em casa 

Você achou esse artigo útil?

Como regar suculentas? Faça o quiz e descubra se essas plantinhas sobreviveriam com você