Como regar orquídeas

O cultivo de plantas pode mudar totalmente o visual de um ambiente e também pode ser uma atividade relaxante e de lazer. Confira as dicas para cuidar cada vez melhor das orquídeas que decoram o seu lar.
Como regar orquídeas

Saber como regar orquídeas é um dos conhecimentos mais importantes para cuidar bem dessas plantas. Trata-se de um tipo delicado de flor, mas, com um pouco de prática, você pode cultivar em casa sem problemas.

O cultivo de orquídeas pode trazer vários benefícios para seu dia a dia. Além de embelezar o ambiente, as pequenas tarefas que fazem parte do manejo da planta podem ser um hobby terapêutico. E, além disso, você terá uma bela e significativa opção para presentear amigos: uma flor do seu próprio orquidário!

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/29143407/como-regar-orquideas-por-hobby-1-scaled.jpg

Neste artigo, daremos dicas simples e práticas para saber como e quando molhar sua orquídea, além de outros cuidados importantes no manejo da planta.

As orquídeas são de fácil manutenção?

Orquídeas são plantas sensíveis a alguns fatores, como a quantidade de água e de luz. Ou seja, o segredo é encontrar a medida certa.

Uma dica útil é procurar espécies de orquídeas próprias da sua região. Assim, a planta estará adaptada ao clima e será mais fácil para você cuidar.

Além disso, você vai aprender, com a prática, a não regar demais ou de menos, assim como onde deve deixar a planta para que a iluminação seja adequada.

Onde posso plantar orquídeas?

Na hora de escolher o vaso para plantar sua orquídea, o principal critério é a drenagem de água. Você pode escolher de terracota, cerâmica, plástico ou pode até fazer seu próprio vaso em casa, usando uma garrafa de amaciante, por exemplo.

O importante é que o vaso seja de um tamanho adequado para a orquídea, que drene rapidamente o excesso de água. Dessa maneira, um vaso grande demais pode gerar acúmulo de umidade, que é prejudicial à planta.

Sendo assim, você pode começar colocando cascalhos no fundo do vaso, para ajudar na drenagem. Em seguida, use adubo e substrato (o produto é vendido em floriculturas e os tipos mais comuns são musgo, chips de coco, casca de pinus e carvão). Esses produtos são encontrados em floriculturas e em hipermercados.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/29143353/como-regar-orquideas-drene-excesso-%C3%A1gua-1-scaled.jpg

8 dicas de como regar orquídeas adequadamente

Quantas vezes regar as orquídeas ao longo da semana? Não existe uma resposta certa, pois depende do tipo de orquídea, do tipo de vaso e substrato, da temperatura e umidade do ar…

Em geral, no clima brasileiro, a maioria das espécies de orquídea precisa de água a cada quatro dias. Mas o mais seguro é dar água quando a planta precisa.

Por isso, aprenda a descobrir quando sua orquídea pode estar precisando de água:

  • Coloque o dedo no substrato do vaso, até cerca de 2 cm de profundidade. Se você sentir umidade, ainda não está na hora de molhar, mas, se estiver seco, pode regar.
  • Caso não queira sujar os dedos no solo, você pode fazer o mesmo com um palito de picolé ou de churrasco: insira até cerca de 2 cm e se a ponta do palito sair seca, está na hora de regar a planta.
  • Na hora de regar, você pode colocar uma quantidade abundante de água, até encharcar o substrato. E pode usar água da torneira.
  • Como já citamos acima, o importante é que o vaso tenha uma boa drenagem. Se for de plástico ou outro material impermeável, certifique-se de que haja furos para escoar a água.
  • Se você deseja usar um pratinho embaixo do vaso para evitar que o chão da casa molhe, é preciso tomar cuidado para não deixar que a água fique acumulada nele. Isso se deve não apenas ao risco de proliferação de mosquitos, como o da dengue, mas também à sensibilidade das raízes da orquídea ao excesso de umidade. Portanto, esvazie o prato toda vez que houver água nele.
  • Muita gente pergunta se pode molhar as folhas da orquídea ao regar. Sim, pode, sem problema, mas é importante que as folhas sequem, por isso o ambiente onde fica sua planta deve ser arejado e próximo à luz solar.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/29143400/como-regar-orquideas-molhar-folhas-1-scaled.jpg

  • Já as flores, se molhadas com frequência, ficam mais suscetíveis a doenças.
  • Como a umidade seca mais lentamente à noite, o melhor horário para regar a orquídea é pela manhã. Assim, o vaso terá o dia inteiro para drenar a água e eliminar o excesso de umidade.

Outros cuidados para manter suas orquídeas saudáveis

Além de regar, há outros cuidados a tomar para manter suas orquídeas sempre saudáveis e vicejantes.

Por exemplo, a quantidade de luz que a planta recebe é muito importante. Se o vaso ficar dentro da sua casa ou apartamento, coloque-o perto de uma janela, com boa circulação de ar. Porém, é preciso cuidado para que a luz do sol não incida diretamente sobre a planta por muito tempo, pois isso a prejudica. Evite, também, deixar o vaso em local escuro.

Por último: é importante adubar sua orquídea pelo menos uma vez por mês. Você pode usar adubo orgânico ou químico, fica a seu critério, e as quantidades a aplicar estão descritas nos rótulos.

Já que você se interessa em cuidar de flores, que tal fazer uma horta no próprio apartamento? Temos o passo a passo completo aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como regar orquídeas