Como reciclar plástico? Uma atitude por um planeta mais sustentável

O plástico está tão presente em nossas vidas que é difícil sequer imaginar viver sem ele. Presente em sacolas, embalagens e até em seringas os benefícios são ofuscados pelos impactos ambientais causados pelo descarte impróprio. 65% dos brasileiros não conhecem as regras de reciclagem plástica, vamos juntos mudar este cenário?
Como reciclar plástico? Uma atitude por um planeta mais sustentável

Responder à pergunta “como reciclar plástico” é importante para quem deseja um planeta mais sustentável. Cada vez mais empresas, como a Ypê, estão colocando esse compromisso no seu dia a dia, utilizando plástico reciclado em suas embalagens e também produzindo embalagens recicláveis. Tudo para reduzir a quantidade de lixo nos aterros e oceanos.

Se você quer conhecer mais sobre os projetos de sustentabilidade da Ypê, clique aqui. E, para saber como ajudar a reciclar mais plásticos, siga a leitura que temos várias dicas!

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2022/01/13155722/ype_green.jpg

Por que é importante reciclar plástico?

É inegável: o plástico é um material importante para o desenvolvimento econômico mundial. Com sua leveza e resistência, ele está nos eletrodomésticos, computadores, carros e embalagens do dia a dia.

Porém, essa mesma resistência torna muito mais difícil a sua decomposição, que pode levar mais de 450 anos. Por isso, a reciclagem de plástico é tão importante.

Ao reciclar plástico, evitamos que o material seja acumulado em aterros sanitários ou, ainda pior, vá parar em rios e oceanos, matando animais marinhos e comprometendo o equilíbrio do ecossistema.

Segundo o Movimento Repense o Plástico, a pesquisa “Um Mundo Descartável — O Desafio das Embalagens e do Lixo Plástico”, indica que 65% dos brasileiros não conhecem as regras de reciclagem plástica e acreditam que todos os plásticos são recicláveis.

É importante saber que também que alguns tipos de plástico, como embalagens metalizadas, adesivos e papel celofane não são recicláveis e por isso não podem ser descartadas na coleta seletiva.

Diversos são os fatores que podem prejudicar o processo de reciclagem: do descarte do material em condições inadequadas até a presença de adesivos ou restos de comida, por exemplo. O material contaminado muito provavelmente será destinado à um aterro. É aqui que podemos fazer a diferença.

Leia também: Como desamarelar plástico

Como funciona o processo de reciclar plástico?

O processo de reciclar plástico pode começar nas nossas casas. Afinal, o primeiro passo para permitir a reciclagem é a separação adequada do lixo. Confira todos os passos:

1: Coleta seletiva

Se a sua cidade tem coleta seletiva, é mais fácil! Você pode separar entre lixo reciclável e não reciclável e esperar o caminhão de coleta. Para aprender a fazer a reciclagem de lixo é só clicar aqui!

Se não, o lixo reciclável precisa ser encaminhado para Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), ou ecopontos da cidade. É possível conferir os pontos de coleta de materiais recicláveis, neste site. No mesmo site da Rota da Reciclagem também estão disponíveis no mapa as localizações das cooperativas que recebem as doações de materiais recicláveis e também dos pontos que compram as embalagens.

Em muitas cidades, existem aplicativos de cooperativas de catadores que fazem a coleta dos materiais recicláveis nas casas. Um deles é o Cataki, disponível para iOS e Android, que conecta catadores de materiais recicláveis (não só plásticos!) a consumidores.

Precisa lavar o plástico antes de colocar no lixo?

Retirar restos de comida e lavar superficialmente as embalagens é uma medida que facilita e torna mais salubre o trabalho de triagem dos catadores. Porém, as entidades de reciclagem explicam que não é necessária uma lavagem completa. É preciso bom senso na hora desse enxágue, para economizar água.

Uma dica é tirar os restos de comida da embalagem, usando um guardanapo usado ou a água que já foi utilizada para lavar a louça, por exemplo.

Já embalagens de produtos de higiene e limpeza, bem como sacos de alimentos secos (arroz, feijão, massa etc.) não precisam ser lavados.

2. Triagem

Nas cooperativas de reciclagem, catadores fazem a separação por tipo de resina – identificadas pelo número existente dentro do símbolo de reciclagem ♻

1. PET 2. PEAD 3. PVC 4. PEBD 5. PP 6. PS 7. OUTROS

3. Transformação

Depois de separados é que os plásticos vão para as recicladoras. Lá, o processo mais comum é o da reciclagem mecânica – que transforma o plástico coletado em matéria-prima novamente.

A reciclagem mecânica do plástico acontece em quatro etapas: fragmentação (moagem), lavagem e separação por densidade, secagem e extrusão (onde o plástico é derretido e solidificado no formato de pellets).

Além desse processo, existem a reciclagem química e a energética, que têm um nível de complexidade mais elevado, e maior custo operacional também.

Como reciclar plástico passo a passo

Reciclar plástico não é simples, já que é um produto químico. Por isso, uma dica é reaproveitar as embalagens plásticas sempre que possível. Com criatividade e algumas habilidades manuais, garrafas pet podem se transformar em vasos de plantas, brinquedos e até em luminárias. Este vídeo traz 33 ideias para reaproveitar embalagens:

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/80Bag5-VjQg” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>

Como reciclar plástico em casa

Mas, se você quer reciclar plástico em casa mesmo, é possível. Só requer paciência para picar plástico, um forno exclusivo com controle de temperatura e serras de cortar madeira.

Se você tem tudo isso, o canal Manual do Mundo ensina como fazer. Confira o passo a passo:

1. A reciclagem de plástico caseira indicada pelo canal é a do PEAD (polietileno de alta densidade), que vem com o número 2 dentro do símbolo de reciclagem (♻). Garrafas de leite, de produtos de limpeza costumam ser feitos com esse tipo de plástico. Misturar tipos diferentes de plástico pode afetar o resultado.

2. Lave as embalagens, retire os rótulos e pique com a tesoura

3. Coloque numa assadeira com antiaderente e leve a um forno elétrico a 180 °C até que ele amoleça (cerca de 1 hora). Mas atenção: precisa ser um forno que não seja utilizado para alimentos, pois gases tóxicos podem ser liberados nesse processo!

4. Quando amolecer, é possível colocar uma segunda camada de plásticos por mais 30 minutos, aproximadamente

5. O plástico ficará amolecido, não líquido. Coloque outra assadeira com peso por cima para deixar bem liso, no formato de uma chapa.

6. Deixe esfriar por cerca de duas horas.

7. Com a chapa de plástico pronta, é possível montar o que você quiser – prateleiras, suportes, o que a imaginação permitir. Porém, não é fácil de serrar! Será preciso de serras de cortar madeira, como as tico-tico. As sobras podem ser recicladas novamente.

E aí, gostou das dicas? Agora que você sabe tudo sobre como reciclar plástico ou reutilizar as embalagens, que tal aprender como tirar cheiro de garrafa de plástico?

Você achou esse artigo útil?

Como reciclar plástico? Uma atitude por um planeta mais sustentável