Como reciclar papel: a importância de uma atitude sustentável

O uso consciente dos recursos é uma importante ferramenta para o nosso dia a dia. Refletir sobre como usar um recurso da melhor forma possível e evitar o seu desperdício parece pequeno, mas se todos fizermos o impacto é impressionante. Vem com a gente pensar sobre o reaproveitamento do papel!
Como reciclar papel: a importância de uma atitude sustentável

Como reciclar papel? E por que fazer isso? O reaproveitamento e a reciclagem de materiais são atitudes sustentáveis que protegem o meio ambiente e evitam desperdício.

Neste artigo, falaremos sobre como se recicla papel e o que você pode fazer para facilitar o processo.

Quais são as vantagens de reciclar papel?

Reciclar papel é uma prática com diversas vantagens ecológicas e econômicas. Confira alguns dos benefícios da reciclagem:

  • Evita o corte de árvores. Ainda que a madeira utilizada como matéria-prima seja oriunda de reflorestamento, o processo de produção acaba tendo consequências para o ambiente.
  • Evita o descarte de resíduos poluentes durante a fabricação do papel.
  • Em vez de ficar acumulado em lixões, onde pode levar até seis meses para se decompor, na reciclagem o papel recebe um novo uso.
  • Reciclar papel gera economia de dinheiro e recursos naturais.
  • A reciclagem gera renda para muitas famílias, que fazem o elo entre o descarte e a indústria recicladora.

Como funciona o processo de reciclar papel?

Que trajetória o papel velho faz desde o descarte até que volte a ser comercializado como papel novo?

Nos centros de reciclagem, os materiais passam por uma triagem, para separar por tipo de papel. Em seguida, são triturados e compactados para serem encaminhados à indústria.

Nas fábricas, o papel a ser reciclado passa por várias etapas, para quebrar as fibras, eliminar contaminantes e partículas de tinta e em seguida fazer o branqueamento.

Por fim, a pasta que resulta desses processos é prensada, seca e, já na forma de papel, é acondicionada em bobinas. Pronto: temos papel novo.

Como reaproveitar papel em casa

Fazer a reciclagem em casa, para transformar papel velho em papel novo, branquinho e com a mesma textura e gramatura, não é possível, pois é um processo industrial.

Mas você pode reaproveitar o papel usado de diversas maneiras, em vez de jogar no lixo. Confira algumas ideias de reaproveitamento de papel:

  • As folhas foram usadas de um lado? Use o verso para rascunhos ou para desenhos. As crianças adoram.
  • Você pode usar esses papéis para fazer origami.
  • Papel usado também serve para ser recortado e transformado em bandeirolas, correntes, máscaras, até confete. Use a criatividade!

Como reaproveitar papel na empresa

Empresas costumam utilizar muito papel nas atividades do dia a dia de trabalho, o que pode representar um custo elevado.

Para reduzir o desperdício e otimizar os recursos, é possível deixar uma caixa destinada ao papel de rascunho. Nela, colocam-se folhas que já foram usadas de um lado, para que o verso seja aproveitado. Isso pode ser usado tanto para anotações manuais quanto em uma impressora, quando a impressão for para uso interno.

Como reciclar papel: qual é o jeito certo de fazer o descarte?

Se você deseja adotar a atitude sustentável de reciclar os materiais, incluindo o papel, é preciso cuidar para que o descarte seja feito de um jeito adequado. Misturar o papel com outros tipos de lixo pode contaminá-lo e impossibilitar a reciclagem.

Então, você deve fazer o descarte em separado. Isso pode ser feito das seguintes formas:

  • Colocando o papel em lixeiras apropriadas. Diversos estabelecimentos e locais públicos têm lixeiras exclusivas para cada tipo de resíduo, geralmente diferenciadas por cores. A lixeira própria para descartar papel e papelão costuma ser da cor azul.
  • Separando o papel para que seja recolhido pela coleta seletiva. Muitas prefeituras reservam um dia da semana para esse tipo de coleta, em que são retirados, separadamente, materiais recicláveis Seu bairro conta com esse serviço? Informe-se no site da prefeitura do seu município. Lembre-se de colocar os papéis a serem descartados em sacolas plásticas exclusivas para esses materiais.
  • Entregando os papéis, bem separados em sacolas plásticas, a catadores. Muitas famílias obtêm seu sustento da venda de material reciclável. Os papéis que você tem para descartar podem ajudá-las a gerar renda.

Quem compra papel para reciclar?

Você deseja vender pessoalmente o papel para a reciclagem? Há empresas que fazem a compra desse material e em seguida encaminham à indústria. Você pode encontrá-las em uma pesquisa na internet.

Mas é preciso saber que essa venda só compensa se for em grande quantidade. Você juntou 1 quilo de papel? Isso geralmente lhe dará centavos. Por isso, é melhor repassar esse material a catadores que, reunidos em cooperativas, conseguem reunir grandes quantidades de papel.

Uma das maneiras de se conectar com catadores independentes é através do aplicativo Cataki. Vencedor do prêmio de inovação do fórum Netexplo, o aplicativo reúne o cadastro dos catadores independentes. Os usuários do aplicativo podem visualizar os perfis, entrar em contato  e combinar, local, horário e o preço do serviço de coleta.

Papel reciclado: por que comprar é uma atitude inteligente

Comprar papel reciclado, seja em pacotes de folhas, seja em cadernos ou outras formas, é uma atitude sustentável que favorece o meio ambiente.

Às vezes, esse tipo de papel pode ser um pouco mais caro. Mas, se puder, é um gasto que vale a pena, pois ajuda a evitar o aumento da poluição e do uso de recursos naturais.

Agora que você sabe mais sobre como reciclar papel, que tal considerar formas de economizar papel? Confira nosso conteúdo.

Você achou esse artigo útil?

Como reciclar papel: a importância de uma atitude sustentável