Como organizar sapatos e conservá-los adequadamente

É verdade que não existe uma única forma correta para organizar os sapatos. Inspire-se em nossa seleção de dicas para conservar seus sapatos e dar um jeito na bagunça.
Como organizar sapatos e conservá-los adequadamente

Você tem dificuldade para saber como organizar sapatos, em meio a tantos tipos e usos? 

Confira dicas para guardar tudo de um jeito prático e racional, aproveitando seu espaço da melhor maneira. 

Antes de tudo, pergunte-se: de quantos sapatos você precisa?

Muitas vezes, a dificuldade para organizar os sapatos significa que se tem sapatos demais. Uma regra de ouro é: “Tenha apenas os sapatos que você usa – mesmo que de vez em quando”. 

De acordo com as suas necessidades e rotina, defina quantos pares você precisa para o dia a dia, para ir para o trabalho, para festas etc. e pense na organização de acordo com esse número. 

Por isso, reflita: você tem calçados que não coloca nos pés há anos e estão apenas ocupando espaço no armário? Talvez seja a hora de se desfazer deles.

Como guardar sapatos adequadamente?

Seja qual for o espaço ou móvel que você escolheu para organizar os seus sapatos, alguns cuidados devem ser sempre tomados. 

Estas dicas ajudarão a organizar e conservar seus calçados, quer você use sapateira, gaveta, prateleira ou baú:

Guarde os sapatos sempre limpos

A sugestão pode parecer óbvia, mas é importante reforçar: sapatos guardados com sujeira podem gerar acúmulo de bactérias e fungos, danificando os calçados e trazendo risco para a sua saúde. 

Outro problema de guardar calçados sujos é o mau cheiro, que pode ser do suor acumulado, de algo em que você pisou, de couro molhado etc. Para evitar que um odor desagradável se espalhe pela casa toda vez que você abrir a sapateira, não guarde sapatos sujos.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/30173535/como-organizar-sapatos-limpos-scaled.jpg

Evite guardar os calçados imediatamente após o uso

Não é necessário lavar os calçados toda vez que você os utiliza, mas observe essa dica para ajudar a conservá-los do jeito correto. 

Quando você tira os calçados dos pés, é preciso deixá-los um tempo em um lugar arejado para que o suor e a umidade evaporem. De preferência, sem exposição ao sol. 

Use espaços secos e arejados para guardar seus calçados

Para evitar o mofo, não armazene os sapatos em partes da casa com umidade ou vapor. Também evite guardá-los dentro de caixas de papelão, pois esse material acumula umidade do ar e pode passá-la para os calçados. 

Uma dica é colocar saquinhos de sílica junto com os sapatos guardados. Essa substância absorve a umidade do ar e a mantém isolada, ajudando a deixar os calçados sempre secos. 

Além disso, evite deixar os sapatos em locais expostos ao sol, para que não ressequem. 

Deixe os sapatos que você mais usa em um local mais fácil de alcançar

Não faz sentido colocar o tênis que você usa toda semana lá no fundo e o sapato de festa, usado apenas em ocasiões especiais, bem à frente, não é?

De acordo com a sua rotina, defina quais são os calçados de uso mais frequente e deixe-os em local de fácil alcance. Você sempre pode reorganizar a sapateira conforme a estação. Usa calçados mais pesados no inverno? Passe-os para a frente no final do verão. Começou a praticar algum esporte? Deixe os tênis mais à mão. 

Os sapatos que raramente são usados podem ser colocados em caixas plásticas (sempre com orifícios para arejar) ou sacos de pano individuais, para evitar que acumulem poeira. 

Não guarde os sapatos uns sobre os outros

Para evitar deformações e também para não sujar ou arranhar seus calçados, não coloque uns sobre os outros. 

Se você precisar, por uma questão de aproveitamento de espaço, usar um baú para organizar os sapatos, use caixinhas ou suportes especiais para esse fim.

Dá para organizar os calçados com cabides?

Se você deseja guardar seus sapatos no roupeiro ou closet, mas não tem espaço disponível nas prateleiras, uma opção é usar os cabideiros. 

Há cabides específicos para calçados, com um suporte cheio de nichos individuais, em que você pode organizar os sapatos em posição vertical. 

Como organizar os sapatos na porta de entrada

Guardar os sapatos próximo à porta pode ser uma opção prática, pois facilita calçar e descalçar ao entrar ou sair de casa. 

Para não bagunçar sua sala ou hall de entrada, uma dica é utilizar um móvel para deixar os calçados. Há sapateiras e prateleiras compactas, próprias para espaços pequenos, que são uma solução organizada e elegante. 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/30173544/como-organizar-sapatos-porta-entrada-scaled.jpg

Mas atenção: coloque nesse local apenas os calçados que você e sua família mais utilizam no dia a dia. Os demais, guarde em outro local. 

Está querendo manter sua casa em ordem? Então confira, também, nosso texto com dicas para organizar o banheiro!

Você achou esse artigo útil?

Como organizar sapatos e conservá-los adequadamente