Como organizar malas de viagem: 10 truques para te ajudar nessa missão

Aprenda como organizar suas malas para evitar complicações e aproveitar o que realmente importa: a viagem. Confira as dicas!
Como organizar malas de viagem: 10 truques para te ajudar nessa missão

Saber como organizar malas de viagem é o primeiro passo para você ter o passeio perfeito. Afinal, tudo o que você quer é curtir o momento sem nenhuma complicação! 

Imagine só a dor de cabeça de não conseguir fechar a mala ou carregar uma bagagem excessivamente pesada? Ou perceber que esqueceu um item importante depois de chegar ao destino? Sem falar no risco de amassar suas roupas ou quebrar um objeto frágil. 

Ou seja: jamais subestime o poder de uma mala de viagem bem organizada. 

Aqui, você vai aprender vários truques para facilitar a organização de diferentes tipos de malas de viagem.  

Aperte os cintos e vamos lá! 

Como organizar malas de viagem sem dramas

Na hora de organizar seus pertences, você precisa escolher o tamanho da mala de acordo com a duração da sua viagem.  

Além de considerar quanto tempo você ficará fora de casa, verifique qual a temperatura da região para onde você vai. Inclusive, pense até mesmo na motivação da sua viagem (lazer ou trabalho) para fazer as escolhas certas. 

Nesse sentido, se você for viajar de avião, é importante que você fique atento às regras da bagagem, como o limite de peso e os itens que podem ou não ir na bagagem de mão. 

 Saiba o que fazer para organizar a mala de viagem com tranquilidade independentemente do seu destino: 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/26110323/como-organizar-mala-scaled.jpg

Faça uma lista com antecedência

Se você deixar para pensar na organização da sua mala de viagem horas antes de sair de casa, as chances de você se atrapalhar são grandes. Por isso, planeje alguns dias antes de viajar tudo o que quer levar. Aqui vai um checklist básico: 

  • documentos pessoais;
  • pijama, roupas íntimas e de banho;
  • roupas da estação, do dia a dia e de festa;
  • cosméticos; medicamentos e produtos de higiene;
  • acessórios e sapatos;
  • eletrônicos, adaptadores e carregadores.

Espalhe tudo em uma superfície antes de pôr na mala

Pegue item por item e coloque em um lugar – como na cama, na mesa, no chão – onde você possa ter uma visão geral do que levará para a viagem. Assim, você poderá categorizar melhor os objetos e já ter uma noção do espaço que cada coisa irá ocupar na sua bagagem 

Leve somente o que você precisa

Existe uma diferença entre os itens de viagem que você precisa levar e aqueles que você deseja levar. Junte tudo o que quiser colocar na mala, mas antes de posicionar os itens lá dentro, classifique nestas duas categorias: necessidade e desejo. Depois, analise com sabedoria o que vai ou não com você. 

Pense na combinação das peças

Na hora de planejar sua mala, pense nas combinações das roupas e tente levar peças que combinem com pelo menos outras duas peças. Um truque interessante é levar mais cores básicas, como preto, branco ou bege, por exemplo, do que cores chamativas. Se quiser ainda mais praticidade na viagem, já tenha em mente o look exato que vai usar em cada tipo de ocasião do passeio. 

Escolha tecidos práticos

Quando separar as roupas da viagem, prefira os tecidos que não amassam com facilidade ou os menos volumosos, quando for possível. Dessa forma, você não precisará passar roupas e tem uma preocupação a menos. 

Aprenda técnicas de dobradura de roupas

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/26110313/tecnicas-de-dobra-de-roupa-scaled.jpg

Para aproveitar melhor o espaço da mala, coloque as roupas mais pesadas esticadas no fundo e as mais leves por cima. Na hora de dobrar as roupas, há quem prefira o formato em retângulos, já outras pessoas são adeptas aos rolinhos. Contudo, a verdade é que a mistura das duas técnicas de dobradura é a melhor opção para economizar espaço na mala.  

Utilize acessórios organizadores

Existem alguns acessórios que podem otimizar o espaço da sua mala, como sacos com zíper, sacos de tecido, nécessaires, embalagens a vácuo, frascos pequenos para levar pouca quantidade de cosméticos etc. Procure por esses kits organizadores e economize tempo e espaço na arrumação! 

Invista em uma toalha de alta absorção

Vale a pena optar por uma toalha de microfibra, em vez das tradicionais toalhas de algodão, que costumam ser bem volumosas. Além de ocuparem menos espaço na mala, elas secam super-rápido.

Se você precisar lavar alguma roupa durante a viagem, não deixe de conferir, também, nosso tutorial para lavar roupas na mão!

Aproveite cada cantinho da mala

Quando se trata de mala de viagem, cada espaço conta. Aproveite os espaços dentro dos sapatos, os vãos entre as roupas, os bolsos de alguma jaqueta, os próprios compartimentos da mala, enfim, explore as possibilidades com inteligência. 

Deixe sempre um espaço sobrando

Evite sair de casa com a mala lotada. Assim, você deixa um espaço sobrando para ocupar com compras feitas na viagem. Uma dica é levar uma mala pequena e dobrada dentro da mala maior para você ganhar espaço extra na hora de voltar para casa. 

Pode até parecer mais fácil só jogar tudo dentro da mala e partir para o passeio, mas o melhor é deixar a preguiça de lado e preparar tudo com cuidado. 

Planejamento é tudo na vida: em casa, no trabalho e, claro, na hora de viajar também. Com tudo o que você aprendeu aqui, nunca mais terá dúvidas em como organizar malas de viagem. 💙🛄 

Saber organizar o guarda-roupa é tão importante quanto saber organizar malas de viagem. Confira nossas dicas para deixar seu armário ordenado clicando aqui

Você achou esse artigo útil?

Como organizar malas de viagem: 10 truques para te ajudar nessa missão