Como organizar guarda-roupa pequeno: 7 dicas para otimizar espaço

Você tem um guarda-roupa pequeno em casa que é a maior bagunça? Aprenda agora como resolver essa situação com dicas simples.
Como organizar guarda-roupa pequeno: 7 dicas para otimizar espaço

Depois que você aprende como organizar guarda-roupa pequeno, vai perceber como sua rotina ficará mais prática e funcional.

Você poderá economizar tempo na hora de escolher que roupas usar, pois a visualização das peças fica muito mais fácil.

Sem falar que a sensação de ter o guarda-roupa organizado é muito agradável e isso pode até impactar no seu humor. Ninguém merece se irritar com uma avalanche de roupas toda vez que abre o guarda-roupa, não é mesmo?

Confira agora como organizar guarda-roupa pequeno e facilite seu dia a dia.

O que guardar no guarda-roupa pequeno?

A organização já começa aí: definindo o que você vai guardar dentro do seu guarda-roupa.

Por exemplo, pode ser que você não consiga armazenar todas as suas roupas, sapatos, acessórios, cosméticos, roupas de cama, toalhas etc. em um só guarda-roupa pequeno, não é mesmo?

Visto que o espaço é limitado, é interessante guardar algumas coisas no guarda-roupa e o restante de seus pertences em outros espaços.

Os sapatos podem ficar em uma sapateira, já as maquiagens e acessórios em uma penteadeira e assim por diante.

Seja realista e separe quais itens devem ir no guarda-roupa, de preferência, as peças essenciais para seu dia a dia, aquelas que você mais usa.

Como organizar guarda-roupa pequeno: 7 dicas para testar

Definiu o que vai ficar guardado dentro do guarda-roupa pequeno? É possível que, mesmo depois dessa etapa, você ainda tenha muita coisa para guardar, o que é totalmente normal.

Há também quem coloque no guarda-roupa para roupas de bebê brinquedos de criança, materiais escolares etc. Cada pessoa que busca saber como organizar guarda-roupa pequeno deve levar em consideração sua realidade.

As dicas a seguir são gerais e servem para diversos tipos de objetos que podem ser guardados em armários pequenos. Confira!

Comece retirando o que você não precisa mais

Você já definiu as categorias de objetos que vai guardar, certo? Mas será que ainda não dá para diminuir ainda mais o volume de itens no seu guarda-roupa?

Por exemplo, selecione aquilo que você não usa mais, ou roupas velhas e com defeitos, itens que podem ser doados etc.

Essa etapa é essencial para reduzir a quantidade de peças acumuladas e você ainda pode fazer uma boa ação, ao doar para quem precisa.

Faça a rotatividade de peças

No verão, guarde as roupas de inverno em outro lugar e vice-versa, assim, você mantém o guarda roupa organizado somente com as roupas que está usando na estação.

Invista em produtos organizadores

Os produtos organizadores são grandes aliados na organização geral da casa e podem ser protagonistas quando se fala em como organizar guarda-roupa pequeno.

Alguns exemplos de produtos que podem te ajudar nessa missão são as caixas organizadoras, os cestos organizadores e as colmeias organizadoras, que criam divisórias dentro do seu guarda-roupa.

Aproveite e leia também algumas dicas para organizar as gavetas.

Coloque prateleiras

Não são todos os guarda-roupas que vêm com prateleiras e elas são uma ajuda e tanto. A boa notícia é que é possível colocar prateleiras dentro do seu armário.

Você pode fazer isso de duas formas: com as prateleiras organizadoras suspensas, que geralmente são de tecido e simulam nichos na vertical, ou instalando trilhos para prateleiras.

Nessa segunda opção, é preciso fazer furos para fixar os trilhos no guarda-roupa.

Aproveite os cabides

Os cabides são acessórios que podem fazer muita diferença na organização do guarda-roupa.

Procure padronizá-los com o mesmo modelo, com tamanhos iguais. Além de ser agradável visualmente, isso faz com que todos ocupem a mesma largura e altura, facilitando a distribuição de outras peças no guarda-roupa.

Outra dica é juntar dois cabides para que ocupem o lugar de apenas um, com um truque simples:

Funciona assim: você vai precisar de dois cabides de ferro e um lacre de lata de alumínio.

O lacre possui dois furos e você deve passar o gancho do cabide por dentro do furo de cima de lacre. Depois é só passar o gancho do outro cabide e pronto, os dois cabides ficarão unidos, um abaixo do outro

Combine diferentes técnicas de dobradura

Você sabia que a forma com que você dobra suas roupas influencia no nível de organização do guarda-roupa?

Você pode dobrar as roupas em formato de rolinho, retângulo, deixá-las empilhadas, enfileiradas etc. São vários jeitos de dobrar, facilitar a visualização e o acesso às roupas no armário.

Para saber mais, acesse nosso conteúdo sobre como dobrar roupas para economizar espaço!

Deixe sempre um espaço sobrando

Lotar o guarda-roupa é um erro muito comum de quem está aprendendo como organizar guarda-roupa pequeno.

Mas se o espaço estiver abarrotado de coisas você não conseguirá movimentar as peças sem causar uma bagunça.

E bagunça definitivamente não é o que você quer, então lembre-se desse conselho e nunca encha o guarda-roupa até o limite.

Leia mais dicas sobre organização de guarda-roupa no nosso guia completo sobre o assunto aqui.

Você achou esse artigo útil?

Como organizar guarda-roupa pequeno: 7 dicas para otimizar espaço