Como organizar guarda-roupa de bebê

Praticidade é a palavra de ordem quando é necessário adaptar a rotina aos pequenos. Acompanhe as dicas que reunimos para você otimizar o seu dia a dia e as rotinas de cuidados!
Como organizar guarda-roupa de bebê

Saber como organizar guarda-roupa de bebê é uma habilidade fundamental para mães e pais que querem praticidade na rotina de cuidados. 

Por isso, apresentaremos a seguir dicas para manter as roupinhas e utensílios do bebê sempre ao alcance das mãos. 

Por que é importante organizar guarda-roupa de bebê 

A chegada da criança traz aos pais, de primeira viagem ou não, um monte de preocupações e afazeres. Então, para poupar tempo, as roupas, acessórios e produtos que você usa para cuidar da criança devem ser guardados da forma mais organizada possível. 

É importante que, quando você precisar trocar a fralda ou roupinha do bebê, as coisas estejam no lugar certo, sempre ao alcance da mão. Pois você provavelmente não terá muito tempo para ficar procurando por cada coisa. 

Mas qual a periodicidade da organização? O ideal é fazer grandes reorganizações a cada troca de estação, deixando as roupas mais adequadas ao clima em lugar mais fácil de alcançar. E, claro, quando alguns utensílios ou acessórios deixam de ser necessários nos cuidados diários, use o espaço para acomodar coisas que estiverem em uso. 

Acessórios para organizar guarda-roupa de bebê 

Há diversos acessórios que você pode utilizar para deixar mais prática a organização do armário e das gavetas do quarto do bebê. 

Confira uma lista de itens que ajudam a deixar tudo mais prático: 

/s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/31184224/caixa_organizadora_guarda_roupa_bebe-scaled.jpg

Como organizar guarda-roupa de bebê: passo a passo completo 

Confira abaixo dicas para deixar o guarda-roupa do bebê organizado, mantendo tudo ao alcance com praticidade. 

1. Coloque as coisas mais usadas em locais de fácil acesso 

Os itens do dia a dia, como fraldas, produtos e utensílios de higiene diária, devem ficar nas prateleiras de fácil alcance. E, em cada prateleira, vale a mesma regra: o que é mais usado deve ficar mais à frente. 

Isso também pode orientar sua organização das roupinhas. As utilizadas no dia a dia ficam mais à mão, enquanto as que são usadas de vez em quando podem ficar mais para baixo. 

Lembre-se que o bebê cresce rápido. Então, se você tem um recém-nascido em casa, as roupinhas de menor tamanho deixarão de servir em seguida. Por isso, elas não podem ficar escondidas em uma gaveta ou prateleira longe do alcance. Ponha as roupas mais adequadas ao tamanho atual do bebê sempre à vista e, à medida que a criança for crescendo, substitua pelas de tamanho maior. 

2. Etiquete as prateleiras, caixas e gavetas 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/31184522/gaveta_guarda_roupa_beb%C3%AA-scaled.jpg

Usando etiquetas adesivas, você pode deixar ainda mais prática a organização do armário e da cômoda do seu bebê. 

Sendo assim, identifique os tipos de itens nas prateleiras, gavetas ou nos acessórios de armazenamento. Coloque os nomes das peças de roupa e o tamanho, os materiais de higiene, os acessórios. 

É comum que, na fase do bebê recém-nascido, a avó ou outro familiar venha ajudar com a criança. Assim, deixar tudo etiquetado ajuda todos os cuidadores a saberem o que encontrar em cada espaço, além de facilitar seu próprio dia a dia. 

3. Use acessórios para aproveitar melhor o espaço 

Para garantir o melhor aproveitamento de espaço, seja no guarda-roupa, seja na cômoda, use acessórios para guardar as coisas. 

Há no mercado várias opções de caixas, cestos, cômodas e colmeias organizadoras, onde tudo fica acondicionado de forma segura, prática e higiênica. 

No caso de roupas que ainda são grandes demais para o bebê ou de itens que só serão usados na próxima estação, use sacos com fecho de zíper para guardar em uma prateleira ou gaveta. 

Roupa de bebê sobrando? Aproveite para doar 

Como dissemos acima, os bebês crescem rápido, por isso, as roupas deixam de servir com a mesma rapidez. 

Portanto, separe as roupinhas que estão ficando pequenas e encaminhe-as para doação ou para venda em brechós infantis. Você pode ter um cesto ou saco de pano destinado apenas para esse fim, no armário da criança. Coloque lá cada roupinha que está deixando de servir e, quando houver peças em quantidade suficiente, doe-as. 

O que colocar no guarda-roupa do bebê para ficar cheiroso 

O que usar para aromatizar o guarda-roupa ou a cômoda do bebê? Nessa fase, as crianças costumam ser sensíveis a odores e substâncias químicas, portanto, evite usar aromatizadores artificiais. 

 Uma dica preciosa é usar sabonetes infantis para aromatizar o ambiente. Abra um sabonete de bebê da sua escolha e coloque-o em um pote aberto. Deixe em um canto do guarda-roupa ou cômoda e a suave fragrância deixará no ar o “cheirinho de bebê” toda vez que você abrir as portas. 

Que tal aproveitar o embalo e organizar seu guarda-roupa, também? Confira nossas dicas clicando aqui! 

Você achou esse artigo útil?

Como organizar guarda-roupa de bebê