Como organizar geladeira e qual sua importância?

Organize sua geladeira e torne seu dia a dia mais prático! Venha aprender agora como fazer isso.
Como organizar geladeira e qual sua importância?

Sua rotina é atarefada e qualquer facilidade é bem-vinda. Acertamos? Por isso, organizar a geladeira é uma tarefa básica para que seu dia a dia não tenha incômodos desnecessários.

Além de economizar seu tempo na hora de cozinhar, manter a geladeira organizada evita o desperdício de alimentos (e de dinheiro). Isso porque você consegue visualizar tudo o que tem lá dentro para preparar na semana.

Inclusive, alimentos estragados são um dos causadores de mau cheiro na geladeira, assim como a falta de limpeza.

Sua geladeira está com cheiro ruim? Aprenda aqui como resolver.

Em resumo, tudo na cozinha precisa ser prático: alimentos na despensa, fácil acesso a panelas, talheres e, essencialmente, a geladeira. E a verdade é que funcionalidade e economia são grandes aliadas no cotidiano e não tem quem não goste.

Então vamos para a parte prática e aprender como organizar a geladeira?

De quanto em quanto tempo devo organizar a geladeira?

A frequência ideal para organizar a geladeira é uma vez por semana. Lembrando que organizar é uma coisa, limpar é outra. A limpeza completa deve ser feita a cada 15 dias.

Na prática, organizar a geladeira deve ser um hábito. Quanto mais esse costume for mantido, menos trabalho você terá na hora de fazer a organização semanal.

Só quem já abriu a geladeira e se deparou com uma garrafa d’água vazia num momento de muita sede sabe o quanto é frustrante. Você já passou por isso?

Talvez você seja a própria pessoa que não enche a garrafa. De qualquer forma, você está prestes a aprender como resolver isso.

Então vamos ao tutorial.

Como organizar geladeira: confira passo a passo completo

Antes de tudo, retire todos os itens de dentro da geladeira e limpe-a corretamente – você pode ver nosso tutorial clicando aqui. Essa é a hora de jogar fora embalagens vazias, descartar alimentos vencidos, enfim, dar aquela geral.

Você precisa saber que cada parte da geladeira (as três prateleiras centrais, porta, congelador e gavetas) possui uma finalidade diferente. A temperatura em cada divisória também difere, colaborando com essa finalidade.

Já parou para pensar que você pode estar guardando alimentos na seção errada da geladeira?

Entenda para que serve cada espaço da geladeira e o que você deve guardar neles.

Como organizar a porta da geladeira

A porta da geladeira é onde a temperatura mais varia, afinal de contas, ela abre e fecha com frequência. Por isso, não é o lugar ideal para alimentos muito sensíveis à mudança de temperatura, como laticínios.

Na porta da geladeira, guarde bebidas, conservas, temperos, molhos etc. Só tome cuidado para não colocar coisas muito pesadas, para não comprometer a durabilidade da sua geladeira.

Ah, lugar de ovo não é na porta da geladeira. Isso porque, além de sofrerem com a variação de temperatura, eles podem acabar tendo atrito com a movimentação da porta.

Sendo assim, o lugar certo para guardar os ovos é na prateleira, junto com outros mantimentos, que você vai ver a seguir.

Como organizar as prateleiras da geladeira

Dentro da geladeira, a parte mais alta é a que tem a temperatura mais fria e a parte inferior é onde fica mais quente. Ou seja, a temperatura vai aumentando de cima para baixo.

Por isso, na primeira prateleira (a mais alta), guarde os alimentos que precisam de bastante refrigeração e são mais perecíveis, como os ovos, queijos, iogurtes e frios em geral. Bebidas mais geladas podem ficar nesta parte também.

Na prateleira intermediária, onde não é tão frio, coloque alimentos prontos para consumo, sobras de alimentos, saladas prontas, frutas cortadas, sobremesas etc.

Um conselho importante: atente-se à data de validade dos alimentos depois de abertos. Traga para a parte da frente da prateleira tudo o que estiver próximo ao vencimento.

Assim, você não corre o risco de esquecer de consumi-los e perder a comida.

Você também pode armazenar bebidas e garrafas pesadas na horizontal, para distribuir o peso acumulado na porta da geladeira.

Como organizar a gaveta inferior da geladeira

A gaveta inferior da geladeira é o lugar perfeito para guardar frutas, verduras e legumes. Isso faz com que eles fiquem fresquinhos por mais tempo.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/05192112/como-organizar-geladeira-aproveitando-as-gavetas-scaled.jpg

Folhas como alface e couve devem ser mantidas separadas dos outros alimentos, de preferência em sacos plásticos ou potes. Coloque papel-toalha junto, para manter as folhas sequinhas.

Tente organizar de maneira que fique tudo à vista, assim você administra melhor o que tem dentro da gaveta.

Como organizar a geladeira com potes

Se possível, opte por potes transparentes na hora de organizar a geladeira, pois eles ajudam na visualização dos alimentos.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/05192835/como-organizar-geladeira-com-potes.jpg

Mas se não tiver, não tem problema. Com certeza tem outros potes na sua casa que servem para ajudar na organização: podem ser vasilhas, potes de sorvete, embalagens de margarina etc.

Além de facilitar a distribuição dos itens na sua geladeira, reaproveitar embalagens é uma maneira de colaborar com o meio ambiente.

Organizar a geladeira com potes é dessas pequenas atitudes que contribuem para um mundo melhor dentro de casa.

Sustentabilidade, menos desperdício e economia de dinheiro: quem diria que organizar a geladeira traria tantos benefícios?

10 dicas para manter a geladeira organizada por mais tempo

Preserve um pouquinho mais a organização da sua geladeira com essas dicas fáceis! São truques para ter sempre em mente:

1. Tenha certeza de que o lugar do alimento é na geladeira mesmo. Alguns devem ser mantidos fora da geladeira, como óleo, azeite, mel e alho.

2. Os alimentos industrializados, depois de abertos, merecem atenção especial. Na maioria dos casos, armazená-los em potes de vidro é uma ótima opção.

3. Mesmo que não seja em potes de vidro, qualquer alimento deve ser mantido sempre tampado.

4. Prefira potes quadrados e retangulares caso sua geladeira esteja muito cheia, pois são mais fáceis de organizar do que os potes redondos.

5. Utilize etiquetas para rotular o nome do alimento e seu prazo de validade.

6. Fique de olho na higienização dos alimentos para evitar o acúmulo de bactérias na sua geladeira.

7. O mesmo vale para embalagens: higienizá-las é fundamental. Cada uma passa por um longo caminho antes de chegar até sua geladeira limpinha, concorda?

8. Utilize cestos plásticos para setorizar alimentos. Além de categorizar, funcionam como minigavetas, que você pode puxar com facilidade. Por exemplo, que tal deixar os itens de café da manhã todos juntos?

9. Para evitar mau odor, coloque cinco colheres de sopa de bicarbonato de sódio ou pó de café em um pote sem tampa, em algum cantinho da geladeira.

10. O lado de fora também faz parte: tenha uma lista de compras semanal colada na porta da geladeira, assim você compra só o essencial.

Com tudo o que falamos aqui, sua geladeira organizada será seu mais novo xodó, pode apostar.

Se você mora com mais pessoas, compartilhe o conteúdo com todo mundo de casa para todos saberem como organizar a geladeira da melhor forma possível.

Já pensou que a pia da cozinha também pode ser organizada para ficar ainda mais útil para você? Dê uma olhada no nosso tutorial aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como organizar geladeira e qual sua importância?