Como organizar freezer horizontal em 15 dicas fáceis

A melhor forma de aproveitar todos os benefícios de um eletrodoméstico é entender todas as suas características de funcionamento para usá-los de acordo com a sua necessidade. Descubra a melhor forma de organizar se freezer horizontal.
Como organizar freezer horizontal em 15 dicas fáceis

Você já sabe como organizar freezer horizontal? Esse conhecimento pode ser muito útil, seja para gelar bebidas rapidamente, seja para armazenar comida congelada.

Para aprender mais sobre o tempo de conservação dos alimentos no freezer, o que fazer para deixar aquela cervejinha no ponto, além dos cuidados necessários com o eletrodoméstico, continue lendo esta matéria.

Qual é a importância de organizar freezer horizontal?

Muita gente usa o freezer horizontal para gelar a cerveja, mas o eletrodoméstico é uma boa opção para congelar comida. Você encontrou uma boa oferta de carne no supermercado? Vale comprar e congelar! Quer aproveitar as frutas mesmo fora da estação? Congele! Pretende fazer marmitas para o almoço da semana inteira? Prepare, sirva em potes e ponha no freezer!

Qualquer que seja seu uso, é fundamental manter o freezer sempre limpo e organizado. Para limpá-lo, geralmente basta passar uma esponja Ypê com um pouco de detergente, lava louças Ypê, e finalizar com um pano multiuso perfex.

Se você congelar alimentos, também é preciso prestar atenção ao prazo de validade dos itens armazenados, para evitar que estraguem. Observe também se houve algum vazamento dos potes e sacos, para saber se é preciso fazer uma limpeza.

Quanto tempo comidas e bebidas podem ficar no freezer?

Se você pretende usar o freezer horizontal para gelar bebidas, é preciso ficar atento para que não congelem. Além de prejudicar as propriedades das bebidas, o congelamento pode estourar as garrafas. Então, monitore sempre e retire-as do freezer quando estiverem bem geladas.

Em geral, a cerveja de garrafa costuma ficar gelada depois de passar entre uma e duas horas no freezer. Já as latas gelam mais rápido: de 30 a 45 minutos são suficientes.

Quanto à comida, você precisa conhecer o tempo de conservação de alimentos congelados, que pode ter variações. Segue o padrão abaixo:

  • Frango: 12 meses
  • Filé de peixe e frutos do mar: 3 meses
  • Carne bovina (sem gordura): de 9 a 12 meses
  • Carne bovina (com gordura): 2 meses
  • Hambúrguer: 3 meses
  • Carne de porco: 6 meses
  • Bacon: 2 meses
  • Salsicha e linguiça: 2 meses
  • Frutas e vegetais: de 8 a 12 meses

Como organizar freezer horizontal: dicas para gelar bebidas e conservar alimentos

Quer usar seu freezer horizontal de um jeito prático e eficiente na hora de deixar as bebidas geladinhas ou para conservar alimentos? Confira as dicas a seguir.

Como gelar bebidas no freezer horizontal

1. Para aproveitar melhor o espaço, coloque as garrafas e latas na horizontal;

2. Separe as bebidas por tipo de vasilhame: garrafas de vidro com garrafas de vidro, garrafas PET com garrafas PET, latas com latas;

3. Quer gelar as bebidas mais rápido? Molhe folhas de papel-toalha e enrole-as nas garrafas ou latas;

4. Monitore constantemente as bebidas, para impedir que congelem. A cerveja quando congelada sofre alterações drásticas na consistência e no sabor, por exemplo.

Como congelar alimentos no freezer horizontal

1. Você já reparou que o freezer horizontal não costuma ter prateleiras nem compartimentos? Para não ter de deixar tudo amontoado e desorganizado, use cestos ou caixas empilháveis;

2. Antes de colocar os alimentos para congelar, guarde-os em potes ou sacos de materiais que possam ir ao freezer (consulte a embalagem antes de comprar);

3. Se usar potes, tampe-os bem. Se usar sacos, certifique-se de deixá-los bem vedado;

4. Não preencha os potes completamente; deixe um espacinho para a expansão durante o congelamento;

5. No caso dos sacos, retire o máximo possível de ar antes de fechar;

6. Não confie na memória: etiquete cada pote ou saco e anote o tipo de alimento e a data do congelamento;

7. Revise com frequência o conteúdo do freezer e consulte as datas escritas nas etiquetas. Coloque os alimentos congelados mais recentemente no fundo e os mais antigos em cima, para consumi-los antes;

8. Separe os alimentos por categorias, reservando “setores” do freezer para cada tipo;

9. Antes de congelar, corte as carnes em pedaços pequenos e porcione, para facilitar o descongelamento mais tarde;

10. Se usar o freezer para fazer gelo em forminhas, não coloque embalagens de alimentos sobre as formas, para evitar alterações no sabor do gelo;

11. Há alguns alimentos que não devem ser congelados, pois isso causa alteração nas propriedades. Alguns exemplos são maionese, folhas verdes, tomate cru, batata, ovos (cozidos ou crus), vegetais que você pretenda consumir crus, laticínios.

Já que está mexendo na cozinha, que tal organizar a pia? Confira nossas dicas aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como organizar freezer horizontal em 15 dicas fáceis