Pia da cozinha: como limpar e organizar?

Manter a pia da cozinha organizada e limpinha é uma atitude de cuidado com a sua saúde e das pessoas que dividem o lar contigo. Saiba como evitar armadilhas na sua pia e garantir o bem-estar desse espaço tão importante no preparo dos alimentos.
Pia da cozinha: como limpar e organizar?

Quer causar um sorriso em alguém de forma rápida? Mostre uma pia de cozinha limpa e brilhando, sem louças sujas e sujeiras. Não há quem resista!

Já deu para notar qual será o assunto do momento, né? Limpeza de pia de cozinha! Além de te deixar feliz, facilita sua rotina, ajuda na organização da cozinha e as comidas agradecem o ambiente higienizado.

Os tópicos deste artigo serão:

> Por que limpar a pia da cozinha?

> Como limpar a pia da cozinha?

> Como organizar a pia da cozinha?

Por que limpar a pia da cozinha?

Como mencionamos acima, limpar a pia da cozinha pode facilitar o momento de preparar comidas, que geralmente são iniciadas na pia – quando colocamos ou escorremos água e utilizamos a tábua para cortar temperos.

Logo, a limpeza e a higiene influenciam indiretamente nas suas refeições – e diretamente no preparo delas. Evitamos assim o acúmulo de sujeiras, germes e bactérias que podem colocar em risco a nossa saúde e o bem-estar.

Como limpar a pia da cozinha?

Produtos certos para as dicas certas: tá na hora de limpar a pia! Confira algumas indicações a seguir.

Invista nos produtos certos

Escolha os produtos adequados para o material da sua pia de cozinha. Por exemplo: em pias de pedra, o indicado é o cloro ativo para limpezas mais pesadas.

Em pias de inox, você pode utilizar um detergente neutro, um pano perfex e água morna para lavar a torneira, o ralo e a borda da pia.

Depois, é legal deixar que a água quente corra pelo ralo, para eliminar o mau cheiro e amolecer resíduos pegajosos que podem entupir o ralo.

A frequência ideal é de acordo com o seu uso: sempre que preparar alguma refeição ou lavar a louça, faça essa limpeza.

Não deixe louça na pia da cozinha

Louça acumulada na pia? Nem pensar! As bactérias amam e nós odiamos.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/22153210/lixeira-de-pia-nao-acumular-louca-scaled.jpg

Brincadeiras à parte, para manter uma cozinha agradável, prefira lavar a louça sempre que sujar. Assim, no momento em que você limpar a pia, terá menos trabalho e dor de cabeça.

Ah, e, vale lembrar que a louça lavada na hora é mais fácil de ser limpa – com exceção das que precisamos deixar de molho. Mas com mil e um motivos para lavar a louça na mesma hora que sujar, o ideal é escolher esse caminho, hein?

Não acumule lixo na lixeira de pia

Ninguém quer formigas e moscas sobrevoando pela pia, não é mesmo? Então, um outro outro ponto que pode ajudar na higienização da pia é evitar o acúmulo de lixo.

O indicado é que você retire todos os dias os resíduos de comida e lixos que ficam na pia, para evitar o mau cheiro, as bactérias e até a contaminação de alimentos.

Evite também a exposição desse lixo ao sol, que pode contribuir para o mau cheiro no ambiente.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/22152823/lixeira-de-pia-nao-acumule-restos-de-alimentos-scaled.jpg

Quer afastar as moscas da sua casa? Aprenda como fazer aqui.

Além de limpar, seque a pia da cozinha

Além de higienizar, é sempre importante secar – acredite, é realmente mais importante do que parece.

Quando secamos a pia após uma limpeza, evitamos que a água seque no material e crie manchas na superfície, mesmo que temporariamente. Lembre-se desse detalhe!

A geladeira também conta, viu? Separamos dicas de limpeza aqui

Como organizar a pia da cozinha?

Organização também é sinônimo de limpeza: trouxemos dicas para a sua pia de cozinha fazer parte de um ambiente muito agradável. Vamos conferir?

Use uma lixeira de pia com pedal

Nada de sacos plásticos soltos ou lixeiras de pia sem pedais: apesar de serem comuns, acabamos tendo contato com a tampa do lixo ou a superfície dele e, nem sempre percebemos. Imagina voltar ao fogão depois de tocar no lixo? Para prevenir, aposte em lixeiras de pia com pedais!

A limpeza do fogão é tão importante quanto! Confira dicas específicas para ele

Não deixe o escorredor de louças na pia da cozinha

Dica para liberar espaço e ter uma estética mais agradável na cozinha:

não deixar o escorredor de louças na pia. Prefira um lugar mais afastado e lembre sempre de higienizar o escorredor.

Utilize um porta detergente e esponja

Uma prática comum que pode ser um chamariz para a proliferação de bactérias em louças ou comidas, é deixar a esponja em cima da pia, ao invés de em um dispenser.

A superfície da esponja acumula e absorve muitas partículas de sujeira e, apesar de esse ser o intuito da esponja, ela deve ser mantida em um lugar especial, para que essas sujeiras se mantenham apenas com ela.

É legal também investir em um dispenser de detergente, para além da esponja. Fica organizado, bonito e otimiza espaço na pia!

Por falar em esponja, veja qual a forma ideal para limpá-la 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/22160141/lixeira-de-pia-use-ganchos-utensilios-scaled.jpg

Use ganchos para pendurar utensílios

Mais organização e otimização de espaço na cozinha é só com ganchinhos para pendurar as panelas e colheres de maneira! Invista nesses utensílios – além de ter uma estética supermoderna 😉

E o micro-ondas, está com a limpeza em dia? Confira dicas

Aposte em cestos organizadores

E, para finalizar, que tal cestos organizadores? Você pode agrupar objetos que são guardados embaixo da pia, como coadores de café, algumas tigelas de plástico ou até mesmo colheres pequenas – deixe a criatividade e praticidade te responderem a melhor solução.

Os produtos Ypê são ideais para manter a pia da sua cozinha sempre limpa. Confira a nossa linha completa aqui!

Você achou esse artigo útil?

Pia da cozinha: como limpar e organizar?