Como mudar o mundo? Essa é uma pergunta que todos fazemos muitas vezes e há muitas respostas possíveis.

Neste artigo, trataremos de algumas atitudes que todos podemos ter para que, juntos, possamos melhorar um pouco o lugar onde vivemos.

Afinal, por que mudar o mundo?

Por que motivo devemos nos engajar na mudança do mundo? Primeiro, por uma questão de sobrevivência.

O planeta está passando por diversas mudanças, muitas delas causadas por escolhas equivocadas da humanidade, e isso pode tornar mais difícil a nossa vida. A poluição, a destruição de biomas e o desperdício de recursos pode piorar a qualidade de vida das comunidades humanas nos próximos anos, se o rumo não for revertido.

Além disso, há diversas mudanças que podemos fazer para tornar a sociedade menos desigual e buscar qualidade de vida para todas as pessoas. Vamos juntos abraçar essa mudança de postura?

Como mudar o mundo: atitudes sustentáveis para inserir no dia a dia

Mudar o mundo é tarefa de todos. Governos, entidades e empresas podem fazer sua parte, por exemplo, contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de uma série de 17 diretrizes propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem colocadas em prática até 2030.

Entre os projetos desenvolvidos pela Ypê, estão os jardins filtrantes que purificam efluentes do processo de fabricação. Há o Rios Sem Plástico, que atua na bacia do rio Tietê, em São Paulo, monitorando e diagnosticando o impacto do plástico na qualidade da água.

Além do Observando Rios, uma parceria com o instituto SOS Mata Atlântica, que engaja comunidades no cuidado de seus mananciais.

Essas ações podem ser reproduzidas por você em pequena escala e dentro das suas condições ao adotar atitudes sustentáveis para ajudar a melhorar o mundo. Confira algumas mudanças de hábito que fazem a diferença:

  • Economizar água na hora de lavar a louça, lavar a roupa, escovar os dentes ou tomar banho.

  • Poupar energia apagando lâmpadas que não estiverem em uso ou regulando os eletrodomésticos de forma adequada.

  • Reaproveitar a água da máquina de lavar para limpar o pátio.

  • Usar uma cisterna para captar água da chuva.

  • Separar o lixo reciclável para evitar seu descarte em lixões.

  • Reutilizar potes e garrafas como recipientes para guardar alimentos ou para fazer objetos de decoração.

  • Reaproveitar papel impresso em um dos lados para que o outro seja utilizado.

  • Deslocar-se a pé ou de bicicleta em trechos curtos, deixando o carro na garagem.

  • Tingir ou adaptar roupas velhas para usá-las de um jeito diferente.

  • Pesquisar receitas que aproveitem todas as partes dos alimentos, evitando desperdício.

Como mudar o mundo com consumo colaborativo

Você já ouviu falar de consumo colaborativo? Como o nome indica, é uma forma de consumir produtos ou serviços junto a outras pessoas.

Pode ser feito de diversas maneiras. Por exemplo, se você comprou o DVD de um show da sua banda favorita, pode emprestá-lo a um amigo. Assim, ele não precisa comprar, evitando o desperdício de recursos. E ele pode retornar o favor emprestando a você outro produto comprado por ele.

Além disso, quando for se desfazer de algo que esteja em condições de uso, você pode doar ou até vender mais barato, anunciando em grupos de desapego na internet ou mesmo participando de brechós solidários.

Na economia das trocas e empréstimos, você e as pessoas do seu círculo de convívio gastam menos, reduzem o uso de recursos naturais e estimulam a solidariedade.

7 formas de contribuir com um mundo melhor

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que guiam as ações da Ypê também são comuns à ações de cidadania que você pode incluir no seu cotidiano. Algumas delas, por exemplo:

1. Vote de forma consciente, analisando as propostas e o histórico dos candidatos a cargos eletivos. Erradicação da pobreza, igualdade de gênero e educação de qualidade são alguns dos ODS.

2. Cobre dos políticos que eles atuem em prol da saúde, do bem-estar e de cidades sustentáveis. Mande e-mails aos seus representantes na Câmara de Vereadores, na Assembleia Legislativa ou no Congresso Nacional. Mostre que você está de olho na atuação deles.

3. Envolva-se na comunidade. Se puder, participe de associações de moradores, coletivos da sua profissão, entre outras formas de cooperação. Dê ideias e apresente demandas do seu bairro, estimule a coleta seletiva, por exemplo. A Ypê alcançou 98% de embalagens recicláveis em sua produção.

4. Tem filhos na escola? Envolva-se. Participe das reuniões, converse com outros pais, colabore com a escola. Educar de qualidade é um processo coletivo e a Ypê também se engaja nisso.

5. Ajude as pessoas que mais precisam. Colabore com entidades assistenciais, faça voluntariado, divulgue o trabalho em prol dos necessitados. A Ypê, em parceria com a Mansão do Caminho, atende todos os meses mais de 5 mil pessoas em estado de vulnerabilidade social.

6. Compre produtos de empresas comprometidas com a defesa do meio ambiente e com o respeito a todas as pessoas. O consumo e a produção responsáveis são alguns dos principais focos da Ypê.

7. Compartilhe a mudança. Use suas redes sociais para repercutir iniciativas voltadas para o bem comum.

6 ações da Ypê para melhorar o mundo

Baseada nos princípios que norteiam os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a Ypê desenvolve alguns projetos de proteção ambiental à educação e assistência social. São alguns deles:

1. Investimento na igualdade de gênero, emprego digno e trabalho decente. A Ypê possui o selo Women on Board de representatividade, que destaca empresas que promovem ambientes corporativos com a presença de mulheres em conselhos de administração.

2. A Ypê faz parte do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção desde 2020. Porque acredita em instituições eficazes e busca uma sociedade mais justa e íntegra.

3. Somos parceiros do Movimento Você e a Paz, que reúne milhares de pessoas voltadas à reflexão de causas e ações pacíficas.

4. A Ypê também investe em tecnologia sustentável, porque acredita no acesso amplo à energia limpa. Por isso 100% da energia elétrica utilizada pela Ypê é de fontes renováveis.

5. Entre 2017 e 2019 reduzimos em 50% a emissão de gases de efeito estufa.

6. A Ypê deixou de lançar por ano mais de 4 mil toneladas de CO2 na atmosfera ao optar pelo transporte ferroviário em detrimento ao rodoviário.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!

Compartilhar

Este artigo foi útil? Avalie

Recomendados