Como morar sozinho: você está pronto para esse desafio? Responda ao quiz e descubra!

Uhu! O grande dia chegou: você finalmente vai morar sozinho(a)! E para a experiência ser ainda melhor, vem aqui conferir algumas boas dicas :)
Como morar sozinho: você está pronto para esse desafio? Responda ao quiz e descubra!

Como morar sozinho? O que pode dar errado? A verdade é que, mesmo com o melhor preparo, a vida nos entrega surpresas que faculdade nenhuma ensina a enfrentar – e, quando vamos morar sozinhos, entendemos isso na prática!

Apesar dos desafios, existem muitos aspectos positivos em morar sozinho – e nem os desafios precisam ser tão difíceis! Um planejamento prévio pode ajudar bastante 🙂

Vem ver o que você já pode começar a fazer!

O que levar em conta antes de morar sozinho?

Para te ajudar nessa nova fase, trouxemos algumas considerações a se ter em mente antes de começar na casa nova. Dá uma olhada:

Planejamento financeiro

Registre em um planner ou planilha o dinheiro que entra mensalmente em sua conta e reúna:

  • Todos os gastos fixos que você terá, como aluguel e/ou condomínio e assinaturas;
  • Gastos variáveis, como contas, mercados e produtos de limpeza;
  • Gastos com lazer – geralmente, esse tópico varia de acordo com o mês, mas é bom tomar nota para entender seus hábitos de consumo.

Então você pode fazer um balanço geral e ver quanto dinheiro sobra para se programar com investimentos ou outros gastos..

É importante também ter uma reserva de emergência, guardando parte do seu dinheiro todo mês, mesmo que seja uma pequena quantia. Esse sim é o verdadeiro significado de se preparar para lidar com imprevistos!

Mobília e decoração

Segura essa ansiedade: a casa linda e decorada vai chegar, mas, não precisa ser agora. Se para isso você precisar desfazer todo seu planejamento financeiro, prefira ir aos poucos!

O que realmente importa no começo é a mobília básica: cama, armário e eletrodomésticos essenciais. Conquiste devagar e a longo prazo 🙂

Alimentação

Se seu talento não é na cozinha, busque dominar o básico dos preparos, com vegetais e legumes, alguns carboidratos e proteínas.

O segredo é ousar na forma que você prepara esses alimentos.

A abobrinha, por exemplo, pode ser ralada, imitando o aspecto do macarrão; refogada; empanada; com queijo, molho de tomate em rodelas no forno para se assemelhar à pizza e por aí vai.

Viu só? Um só alimento para diversos pratos na semana. Essa dica é de ouro!

Ah, e, se não tiver tempo para cozinhar todos os dias, tudo bem: monte um cardápio e escolha um dia para cozinhar tudo. Quem sabe o domingo? Depois, é só reservar no congelador e aquecer para comer ao longo da semana..

Rotina de faxina

Uma tarefa que muitos não gostam, mas que todos fazem!

Para otimizar tempo, você pode montar um cronograma de limpeza, separando dias para limpezas mais pesadas e dias para limpezas superficiais e rápidas.

Algumas técnicas de limpeza, como varrer o chão primeiro pelas laterais e depois pelo centro, podem ajudar você a terminar as tarefas mais rápido.

Ufa, chegamos ao final da teoria. Vamos ao passo que precede a prática? Montamos um quiz para calcular o quão imerso ou imersa você está no universo adulto. Bora!

QUIZ: Você encara o desafio de morar sozinho?

Vamos começar por conhecimentos básicos sobre a vida adulta. Teremos um gabarito explicativo no final do artigo. Valendo!

1. Qual das opções NÃO pode ser usada no piso de madeira?

1. Lustra-móveis

2. Água sanitária

3. Aspirador de pó

4. Álcool

E o resto dos pisos? Esta matéria responde tudinho!

2. Qual o método mais recomendado para higienizar os vegetais que vamos consumir crus?

1. Água corrente

2. Solução de limão e vinagre

3. Uma solução de água e bicarbonato de sódio ou água e hipoclorito de sódio

4. Água e desinfetante pinho

3. Quais desses tipos de roupa não devem ser lavados na máquina de lavar?

1. Roupas íntimas lisas

2. Roupas brancas com estampa

3. Roupas de bebê

4. Lingerie com pedraria e renda

E o amaciante? Pode ser usado em qualquer tecido? Veja a resposta nesta matéria!

4. Quais ferramentas básicas devem estar no kit de toda pessoa que mora sozinha, para situações do dia a dia?

1. Chave de fenda, serra tico-tico e chave Allen

2. Parafusadeira, torno e chave teste

3. Trena, enxada e serra circular

4. Chave de fenda, chave inglesa, alicate, trena e chave teste

5. A open house foi um sucesso, mas alguém derramou vinho tinto no sofá. Qual é a forma mais rápida de remover a mancha ainda fresca?

1. Esfregar bem com papel-toalha, até sair

2. Jogar sal para absorver o líquido e, depois, raspar com uma espátula

3. Pressionar um pedaço de papel-toalha para absorver o excesso, depois, usar algum tira-manchas ou uma solução caseira

4. Esfregar um pano com água limpa

E se cair na roupa branca? Ensinamos a remover nessa matéria aqui!

6. De repente, a casa encheu de mosquito. Que soluções caseiras podem ajudar?

1. Velas de citronela e cravo com álcool

2. Pó de café e velas de citronela

3. Plantas com aromas fortes

4. Não faço ideia!

Confira o motivo aqui!

GABARITO:

Questão 1 – Alternativa B. Usar água sanitária em piso de madeira pode desgastar e tirar o brilho. Quer saber mais sobre a limpeza de pisos de madeira? Clique aqui

Questão 2 – Alternativa C. Deixar vegetais de molho por alguns minutos em uma mistura de água e bicarbonato de sódio, ou então de água e hipoclorito de sódio, é a melhor forma de higienizar. Aprenda mais sobre isso neste artigo.

Questão 3 – Alternativa D. Peças de lingerie com detalhes em pedras e renda são muito sensíveis e podem estragar na máquina, por isso é mais seguro lavar na mão. Quer aprender a dominar as técnicas da lavanderia e cuidar das suas roupas íntimas de um jeito adequado? Acesse nosso guia completo.

Questão 4 – Alternativa D. Todas as demais contêm ferramentas que são para serviços especializados. Quer aprender a organizar suas ferramentas?

Questão 5 – Alternativa C. Absorver o excesso de líquido com papel-toalha e em seguida usar tira-manchas, ou então vinagre ou água oxigenada, é a melhor solução. Saiba mais sobre como remover manchas de vinho clicando aqui.

Questão 6 – Alternativa A. A citronela e o cravo (cujo odor é potencializado pelo álcool) são repelentes naturais para os mosquitos.

CONFIRA SUA PONTUAÇÃO:

menos de 3 acertos

Opa! Parece que esse universo é de fato uma grande novidade para você, hein? Mas relaxa! Experiência nova é assim mesmo. Mergulhe com tudo nessa nova fase, pois os maiores ensinamentos da vida são aprendidos na prática.

Saiba que você sempre pode contar com nossas dicas, viu? Dá uma conferida nas outras matérias da Ypedia: temos certeza de que você não vai ficar desassistido 🙂

Boa sorte <3

 3 acertos ou +

Legal! Você acertou metade do quiz, o rumo é certo: siga por esse caminho! Tudo bem não ser expert na vida adulta, afinal, essa é uma experiência nova e no assunto “vida”, ninguém é especialista, mesmo.

E se, se quiser alguém para contar nos momentos de aperto, estamos aqui, viu? A Ypêdia está sempre atualizando as pautas para atender as solicitações de vocês.

Fique de olho e boa sorte na nova fase <3

gabaritou

Uau! 6 estrelas 😀

Parabéns, você gabaritou um quiz sobre situações inesperadas da vida adulta de quem passa a morar sozinho. Em nossa opinião, você está mais do que pronto para o desafio: vai com tudo!

E, se precisar, já sabe, né? Pode contar com a gente nas matérias da Ypêdia. Estamos sempre de olho em assuntos que podem ajudar a vida caseira.

Boa sorte na nova fase <3

Você achou esse artigo útil?

Como morar sozinho: você está pronto para esse desafio? Responda ao quiz e descubra!