3 passos para montar uma horta na sua casa!

Acompanhe as dicas que preparamos para você que quer dar os seus primeiros passos no plantio de temperos e hortaliças sem agrotóxicos.
3 passos para montar uma horta na sua casa!

Ter hortaliças fresquinhas e colhidas em casa pode ser mais simples do que você imagina. Acompanhe as dicas abaixo e veja como é fácil ter uma horta em casa

Diferente do que se imagina, cultivar uma horta em casa não é algo tão complicado. Bastar ter um pouquinho de criatividade. Uma horta é sinônimo de saúde e de uma alimentação balanceada, além de trazer mais verde para casa sendo uma aliada na decoração. Aproveite o tempo livre em casa para começar sua horta!

1 – Escolha o local

É importante para o desenvolvimento das plantas que o ambiente receba iluminação direta do sol por algumas horas no dia, podendo ser uma varanda ou janela. Caso você tenha mais espaço como um jardim ou um quintal esse espaço também pode ser utilizado. Depois de escolher o local o próximo passo é escolher onde as plantinhas serão cultivadas:

  • Direto na Terra: Caso você tenha um jardim essa é uma ótima opção, dessa forma as sementes e mudas escolhidas são plantadas diretamente na terra;
  • Vasos: São a alternativa mais comum, tem diferentes opções de tamanho e formatos;
  • Embalagens recicláveis: Essa é uma opção sustentável e acessível. Você pode utilizar embalagens de plástico, metal ou vidro e decorá-las da maneira que quiser;
  • Horta vertical: É uma ótima opção para quem não tem muito espaço além de complementar a decoração.

2 – O que plantar

Depois de ter o local escolhido é hora de separar as sementes e mudas para o cultivo. Para começar, você pode escolher temperos, eles são fáceis de cultivar e não necessitam de muito espaço. Hortelã, manjericão, salsinha, cebolinha, alecrim e orégano são ótimas opções. Essas ervas são encontradas facilmente em home centers e floriculturas. Caso você tenha mais espaço, você pode escolher hortaliças como alface, repolho e tomate cereja.

3 – Como cuidar

Agora que suas mudas já foram escolhidas e plantadas é essencial manter os cuidados para que elas crescem de forma saudável. Então, mantenha uma frequência para regá-las, use defensivos orgânicos contra possíveis pragas e deixe a terra sempre adubada.

Você achou esse artigo útil?

3 passos para montar uma horta na sua casa!