Como limpar xixi de gato em diferentes ambientes

Por mais higiênicos e dóceis que sejam os gatinhos, sempre existe a possibilidade de fazerem o xixi fora do lugar. Se você é um humano que ocupa a casa de um gato esse guia é para você!
Como limpar xixi de gato em diferentes ambientes

Quer aprender como limpar xixi de gato? Se a urina do seu pet está causando um odor desagradável, nesta matéria te ensinamos como deixar a casa limpa e cheirosa.

Confira, a seguir, dicas de materiais e produtos a utilizar, bem como orientações sobre a rotina de cuidados com os gatos.

Por que o cheiro de xixi de gato é forte?

A urina dos gatos, assim como a de outros felinos, costuma ter um odor mais intenso, porque esses animais bebem pouca água. Assim, as substâncias presentes no xixi são mais concentradas, provocando um cheiro forte.

Mas, caso você tenha notado uma mudança no odor da urina do seu bichano, isso pode indicar algum desequilíbrio na saúde. Neste caso, consulte um veterinário.

O que usar para limpar xixi de gato?

Para higienizar a casa e eliminar odores desagradáveis após seu gato fazer xixi, você pode utilizar os seguintes materiais e produtos:

Como limpar xixi de gato: passo a passo

Apresentamos, a seguir, tutoriais de como limpar xixi de gato em 3 situações diferentes do dia adia. Confira:

Como limpar xixi de gato no piso

  • Coloque luvas de proteção;
  • Use papel absorvente (pode ser papel-toalha, papel higiênico ou jornal) para drenar o líquido;
  • Aplique o produto da sua preferência. Pode ser um limpador comprado pronto ou uma mistura caseira de 1 parte de vinagre de álcool para 3 partes de água e algumas gotas de detergente;
  • Passe um pano até remover o produto;
  • Finalize borrifando um pouco de aromatizador específico para ambientes com gatos.

Como limpar xixi de gato em madeira

  • Coloque luvas de proteção;
  • Absorva a urina usando papel-toalha, papel higiênico ou jornal;
  • Em um frasco com spray, misture 1 parte de vinagre para 3 partes de vinagre de álcool e algumas gotas de detergente. Borrife o local com a mistura;
  • Passe um pano;
  • Para finalizar, borrife um pouco de aromatizador específico para ambientes com gatos.

Como limpar xixi de gato no sofá, colchão ou tapetes

  • Coloque luvas de proteção;
  • Absorva o excesso de urina com papel-toalha, papel higiênico ou jornal;
  • Caso a mancha esteja seca, umedeça a área com água fria, e em seguida use o papel para absorver o máximo possível de umidade;
  • Prepare uma pasta misturando vinagre de álcool, bicarbonato de sódio e algumas gotas de detergente. Aplique na área;
  • Dica importante: não esfregue. Isso pode impregnar o tecido com urina;
  • Deixe a mistura agir por alguns minutos;
  • Remova com um pano;
  • Finalize borrifando um pouco de aromatizador específico contra xixi de gato.

Como tirar cheiro de xixi de gato do ambiente?

Como já dissemos acima, os melhores produtos para eliminar o odor da urina de gatos na sua casa são aromatizadores específicos para isso. Você pode encontrá-los em pet shops ou mesmo na seção de pets do supermercado.

Deseja usar um aromatizador comum para ambientes? É preciso cuidado, pois, dependendo do tipo de produto e da fragrância, isso pode irritar o olfato sensível do seu gato.

O que passar no chão para o gato não urinar?

Há produtos, chamados de repelentes sanitários ou educadores sanitários, vendidos em pet shops. Quando você borrifa um pouco pela casa, o odor da substância impede que o gato faça xixi nesses lugares.

Outra questão a considerar é comportamental: por que seu gato está urinando fora da caixa de areia? Pode ser para marcar território, mas também pode ser um sinal de ansiedade e estresse, devido a alguma mudança na rotina. Na dúvida, consulte o veterinário.

O que fazer para o gato não marcar território?

Para evitar que seu gato fique fazendo xixi pela casa para demarcar território, uma dica comum é a castração. Isso costuma reduzir bastante as preocupações do bichano com questões territoriais.

Outro cuidado que você pode ter é observar o que pode estar deixando seu gato estressado. Há um novo membro na família? Houve uma mudança na casa? Há outro gato andando pela vizinhança? Prestar atenção aos sinais dados pelo seu pet é sempre importante.

8 dicas para cuidar da caixa de areia do seu gato

Os gatos são animais exigentes com a própria higiene. Por isso, o cuidado com a caixa de areia é fundamental para que eles a utilizem. Confira algumas dicas:

1. Se você tiver mais de um gato, o ideal é ter uma caixa de areia para cada animal, e mais uma extra;

2. Os gatos gostam de fazer as necessidades em lugares tranquilos. Por isso, deixe a caixa de areia em um ponto da casa sem muito barulho ou circulação de pessoas e outros animais;

3. Também é importante que o gato se sinta seguro e protegido ao usar a caixa de areia. Então, posicione-a sempre encostada na parede. O ideal é deixar a caixa na junção entre duas paredes;

4. Pode ser interessante deixar caixas de areia em lugares diferentes da casa, para que o gato possa escolher em qual se sente mais à vontade;

5. Gatos são exigentes com a limpeza da areia. Então, não deixe o cocô e o xixi acumularem;

6. Faça uma limpeza superficial da caixa, recolhendo com uma pazinha os torrões com xixi e o cocô pelo menos duas vezes ao dia;

7. É preciso fazer uma limpeza completa da caixa ao menos uma vez por semana. Para isso, esvazie o conteúdo em um saco de lixo, lave bem com água e detergente neutro, enxágue e deixe secar. Só reponha a areia quando a caixa estiver bem seca;

8. Não lave todas as caixas ao mesmo tempo. Afinal, seu gato precisa ter onde fazer as necessidades enquanto uma das caixas está secando.

E o xixi de cachorro, você sabe como limpar adequadamente? Confira aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar xixi de gato em diferentes ambientes