Como limpar ventilador de chão e de teto?

Melhor amigo dos dias quentes, é muito importante manter o seu ventilador livre de poeira. Acompanhe as dicas que separamos para facilitar os cuidados com seu ventilador de teto ou convencional.
Como limpar ventilador de chão e de teto?

Os ventiladores são uma ótima opção para afastar o calor e gastar menos, se comparados ao ar-condicionado.

Mas a limpeza do aparelho precisa estar em dia e certinha para que seu funcionamento não seja comprometido – ou até mesmo causar alguma alergia respiratória, por acúmulo de poeiras.

Vamos ao guia de limpeza de hoje?

> Por que é importante limpar o ventilador?

> Como limpar ventilador: confira o passo a passo

> Como limpar ventilador de teto

Por que é importante limpar o ventilador?

É de extrema importância para quem já manifesta algum problema respiratório que se limpe o ventilador com frequência.

Quando a limpeza é deixada de lado, o ventilador pode acumular ácaros e bactérias do ar e provocar crises respiratórias, como sinusite, rinite e até agravar a pneumonia.

A frequência de limpeza recomendada é a cada 15 dias, especialmente se o uso do ventilador for constante. Você deve limpar tanto a grade do aparelho, quanto a pá.

Você limpa sua televisão de forma segura? Confira dicas

Como limpar ventilador: confira o passo a passo

Dentro da frequência recomendada, você pode escolher limpar o ventilador antes de usar ou logo depois de um uso prolongado – sendo o ventilador de chão ou de teto.

Aviso importante: nunca aplique produtos ou água na parte do motor do ventilador, combinado?

Agora sim, vamos conferir todos os passos que você deve seguir para limpá-lo da forma certa!

Antes de limpar, saiba como montar e desmontar o ventilador

Para uma limpeza completa, você vai precisar desmontar o seu ventilador, para conseguir limpar todas as suas partes.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/10093505/como-limpar-ventilador-empoeirado-scaled.jpg

Em alguns modelos, será preciso o auxílio de uma chave de fenda para desparafusar; já, em outros, é tudo encaixado e, seguindo o manual – ou buscando na internet o manual do modelo do seu ventilador – você consegue desencaixar tudo certinho.

Confira também dicas para limpar o espelho

Como limpar ventilador engordurado

O produto indicado para desengordurar o ventilador é o Limpador Multiuso Ypê Premium, a versão clássica é desengordurante. Se o ventilador for de chão, coloque um pano por baixo, para evitar sujeiras na hora da limpeza.

Na região das grades e das hélices, borrife um pouco do produto e aguarde até que o material do ventilador absorva. Assim que perceber que a gordura foi eliminada, umedeça um pano multiuso em água e passe por cima das peças. Repita o processo quantas vezes forem necessárias.

Se o ventilador for de teto, apenas passe o produto com a ajuda do pano multiuso, até que retire a gordura completamente.

Como limpar ventilador empoeirado

Para ventiladores de chão, inicie a limpeza com um pano seco na grade e nas hélices, para retirar o excesso de poeira. Se for de teto, pule essa etapa.

Em seguida, umedeça um pano multiuso em água e acrescente detergente neutro. Com isso, é só passar nas áreas em que estavam com poeira e, depois, secar com um pano limpo e seco.

Faça seus móveis de madeira durarem mais com as dicas que demos aqui

Como limpar ventilador com esponja

Para a limpeza com esponja, existe um segredo: cortá-la! Isso mesmo, você vai precisar cortar a parte macia da esponja – geralmente, a parte amarela, oposta à que fica na superfície – no sentido horizontal e vertical, para formar pequenos quadrados.

Feito isso, aplique uma pequena quantidade de detergente com água nos quadrados da esponja e passe nas regiões que estão sujas, com poeira ou gordura.

Depois, é só passar um pano úmido com água e secar muito bem, com um pano seco.

Como limpar ventilador com aspirador de pó

Se o seu ventilador estiver com muita sujeira acumulada, a dica é usar um aspirador de pó para evitar um trabalho maçante.

O processo de limpeza é basicamente passar o aspirador em todas as partes que estão com poeira e, depois, passar hastes de algodão nos locais em que o aspirador não alcança.

Para finalizar, você pode passar um pano seco ou até a técnica da esponja, se o ventilador também apresentar gordura nas peças.

Leia também:Como limpar móveis de fórmica 

Como limpar ventilador de teto

Primeiro de tudo, certifique-se de que a luz está desligada ou, se preferir, desligue a eletricidade inteira da casa, para evitar possíveis choques.

Em seguida, com a ajuda de uma escada, alcance seu ventilador e passe um pano multiuso umedecido apenas em água, para aplicar em todas as regiões de poeira – no caso, as hélices.

Se as peças estiverem engorduradas, aplique uma pequena quantidade de detergente no pano e limpe novamente o ventilador.

Depois disso, passe novamente um pano com água – cuidado para não encharcar o seu ventilador – e, depois, seque com um pano seco.

 Leia também: Como limpar vidros

Para limpar seu ventilador com eficiência, conte com a linha de produtos Ypê. Conheça nosso catálogo aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar ventilador de chão e de teto?