Como limpar teto de gesso em 6 passos

O teto de gesso está muito sujo, e agora? Calma, que para tudo tem solução. Confira agora como fazer uma limpeza eficaz em poucos passos.
Como limpar teto de gesso em 6 passos

Quer aprender como limpar teto de gesso do jeito certo? Confira agora como fazer essa higienização com eficiência.

Não se pode negar que o acabamento do gesso é lindo, mas se o teto ficar manchado de sujeira, lá se vai toda a elegância do ambiente.

Por isso, o ideal é fazer uma limpeza simples do teto semanalmente e uma limpeza profunda pelo menos duas vezes por ano ou quando você notar a formação de manchas.

Continue acompanhando para mais dicas.

Como limpar teto de gesso: lista de produtos e materiais

Para a limpeza simples do teto de gesso, você precisará de apenas um pano macio e seco.

Para a limpeza profunda, conte com a Água Sanitária Ypê, um poderoso bactericida que também tem ação clareadora.

Você deverá utilizá-la diluída em água em um frasco com borrifador. Para esfregar a solução no teto, será necessária a Esponja Ypê.

Além disso, será necessário um pano multiuso Perfex úmido e um pano seco. Dependendo das dimensões do teto, talvez você necessite de mais panos.

Outros equipamentos fundamentais para a limpeza do teto de gesso: escada, luvas de borracha, máscara respiratória e óculos de proteção

Cuidados para limpar teto de gesso

Como você acabou de ler acima, alguns equipamentos de segurança são necessários para a limpeza profunda do teto de gesso.

Outro cuidado importante é deixar o ambiente bem ventilado, pois isso evita que o cheiro da água sanitária se concentre no espaço e ainda acelera a secagem.

Também é importante evitar a circulação de pessoas, é recomendado que apenas quem for fazer a limpeza esteja no cômodo a ser limpo. Pets e crianças, nem pensar, tá?

Ainda, evite ao máximo a umidade no teto de gesso, pois se ele absorver muita a água, pode mofar com facilidade. Por isso, a limpeza pesada não deve ser feita com muita frequência.

Mas atenção: se o problema for uma infiltração no teto, o indicado é que você procure solucionar o problema o quanto antes, para manchas e mofos não voltarem.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre água sanitária

Como limpar teto de gesso passo a passo: para gesso mofado, com gordura ou manchado

A limpeza simples do teto deve ser feita com um pano limpo e seco semanalmente. Não tem segredo: é só passar pelo teto sem esfregar muito, apenas removendo a poeira com delicadeza.

Já a limpeza profunda envolve alguns passos a mais. Funciona assim:

  • Remova ou cubra os móveis e objetos do cômodo, para que o produto aplicado no teto não caia sobre eles.
  • Coloque as luvas, a máscara respiratória e os óculos de proteção.
  • Dilua dentro do frasco com borrifador uma parte de água sanitária em uma parte de água.
  • Borrife a solução no teto. Se a área estiver com uma mancha difícil, esfregue-a com o lado macio da esponja de limpeza.
  • Espere alguns minutos: o produto começará a agir e você poderá observar a sujeira indo embora.
  • Por último, passe um pano úmido no teto e em seguida, seque bem com um pano limpo.

Nada complicado, concorda? Você só precisa ter cautela ao manusear a água sanitária, que é um produto abrasivo e, em contato com o organismo, pode causar irritações graves.

Teto de gesso sujo, nunca mais!

Quer aprender a tirar mofo do teto? Explicamos como aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar teto de gesso em 6 passos