Como limpar tela de televisão com segurança

Passar mais tempo em casa e junto da TV tornou-se parte da rotina de muitos lares. Acompanhe as dicas para cuidar bem das telinhas e dos telões!
Como limpar tela de televisão com segurança

 

Limpar a tela de televisão é um ato necessário, mas que muitos evitam fazer pelo medo de estragar o aparelho. Então hoje vamos te ensinar a realizar esse processo de forma segura. Nesta matéria, você vai saber:

  • Dicas para limpar tela de televisão
  • Dúvidas sobre como limpar tela de televisão

Dicas para limpar tela de televisão

Tá na hora de conferir as dicas! Muitas giram em torno de: qual produto utilizar? O que não fazer de modo algum? Como devo limpar? E por aí vai. Vamos agora conhecer os métodos corretos para limpar a sua tela de televisão com segurança.

Use produtos adequados

Devido à tela de televisão ser um material muito delicado, não é qualquer produto que pode entrar em contato com a superfície.

Os mais indicados para a limpeza de tela de televisões e de computadores são panos de microfibra, panos 100% algodão e água destilada – ou também os produtos próprios para a limpeza de tela de aparelhos eletrônicos.

Não utilize produtos de limpeza doméstica

Se não tiver os produtos adequados por perto, não saia passando os produtos de limpeza doméstica na tela da sua televisão, hein?

Também não utilize polidor de automóveis, produtos de limpeza industrial, abrasivos, cera, benzina e álcool. Esses produtos químicos podem descolorir a tela de forma permanente, além do risco de outros danos na superfície do aparelho.

Os detergentes, por exemplo, até podem ser utilizados, mas cuide da quantidade para que não seja despejado muito produto. A dosagem de mistura recomendada é: uma colher de sopa de detergente neutro para um litro de água.

Feito isso, umedeça um pano de microfibra na mistura, desligue a televisão da tomada e limpe a tela com movimentos leves, sem colocar força ou pressão.

Aproveite para ler: Como limpar a geladeira

Evite movimentos bruscos

Os movimentos que você deve fazer na hora de limpar a tela da sua TV devem ser leves. Nada de movimentos bruscos, combinado? Assim, sua televisão fica sem riscos! Opte por movimentos circulares e suaves.

Limpe a tela da televisão com frequência

O segredo do brilho das telas televisivas é a frequência de limpeza. Ao menos 1 vez por semana, limpe a sua tela apenas para retirar o pó* da superfície, sem o uso de produtos, utilizando apenas o pano de microfibra seco com movimentos leves.

E, quando sentir necessidade, realize a limpeza mais “pesada”, com os produtos que indicamos aqui para limpar marca de dedos, gorduras, entre outras.

*Uma dica legal para os cantinhos da tela, é utilizar um pincel seco e bem macio, para a retirada do pó em locais que o pano não alcança.

Não limpe a tela de televisão após o uso

Esta é uma opção perigosa, visto que, quando acabamos de usar a televisão, sua superfície ainda está quente e, em contato com quaisquer produtos, pode ocasionar um desgaste irreversível.

Portanto, espere até 15 minutos após desligar da tomada para começar a limpeza!

Dúvidas sobre como limpar tela de televisão

A parte mais esperada da matéria: dicas práticas para limpar a televisão. Provavelmente você já deve ter escutado algumas dessas dicas, pois são muito comentadas entre as pessoas. Mas será que te passaram a informação correta? Acompanhe!

Como limpar tela de televisão engordurada?

O mais indicado para manchas de gordura é a água destilada. Então, é só borrifar um pouco de água destilada no seu pano de microfibra ou 100% de algodão e passar na tela com movimentos leves.

Você está limpando corretamente o vidro do box do banheiro? Descubra aqui.

Como limpar tela de televisão com marcas de dedos?

Para limpar a tela de televisão com marcas de dedos, siga este passo a passo:

1. Desligue a televisão da tomada

2. Umedeça o pano de microfibra com água destilada – verifique se o pano está apenas umedecido, pois ele não deve estar molhado ou pingando

3. Passe na tela em movimentos circulares leves

Outra opção é utilizar o produto de limpa telas, com o pano de microfibra.

Como limpar tela de televisão OLED?

Para a limpeza em telas de televisões OLED, siga o passo a passo:

1. Desligue a televisão da tomada

2. Umedeça um pano de microfibras em água destilada, de modo que não fique molhado ou pingando

3. Limpe suavemente a tela com o pano

4. Pegue um pano seco de microfibras e seque toda a região que foi limpa

5. Prontinho!

Como limpar tela de televisão LED?

Para esse tipo de tela, o indicado é limpar apenas com produtos próprios para a limpeza de telas de aparelhos eletrônicos, desde que não tenham em sua composição:

  • Acetona;
  • Álcool etílico;
  • Ácido acético;
  • Amônia;
  • Cloreto de metila.

Com o produto adequado em mãos, borrife uma pequena quantidade no seu pano de microfibra e passe suavemente ao longo da tela – caso não tenha o produto, passe apenas o pano seco.

Como limpar tela de televisão LCD?

A principal dica para a limpeza na tela de LCD é nunca fazer pressão sobre a tela, pois pode acabar danificando o monitor.

Logo, o processo de limpeza deve ser simples: passe um pano de microfibra seco, com movimentos leves na tela. A poeira e sujeira saem sem esforço.

Móveis de fórmica em casa? Veja como limpá-los aqui!

Como limpar tela de televisão de plasma?

Para a televisão de plasma, podemos usar a mistura com detergente citada acima:

  • Despeje um litro de água em um balde
  • Adicione uma colher de sopa de detergente neutro na água

Em seguida, umedeça seu pano de microfibra na mistura, desligue a televisão da tomada e limpe a tela com movimentos leves, sem colocar força ou pressão. E pronto!

Leia também: Como limpar o fogão

Como limpar tela de televisão de tubo?

Para a televisão de tubo, você pode utilizar o pano de microfibra ou de algodão 100% seco e realizar movimentos leves. Se sentir necessidade, borrife um pouco de água destilada no pano.

Pode limpar tela de televisão com álcool em gel?

Não é indicado o uso do álcool em gel para a limpeza de telas de eletrônicos em geral. O que você pode usar é o álcool isopropílico 70%.

Neste caso, você deve umedecer levemente seu pano de microfibra em álcool isopropílico 70% e limpar com movimentos suaves em uma única direção. Não é necessário secar o monitor depois da limpeza.

Pode limpar tela de televisão com vinagre?

Sim! Desde que você siga a dosagem correta, que é: uma solução em partes iguais de água destilada e vinagre branco. Feito essa mistura, é só umedecer o pano de microfibra ou 100% algodão e limpar suavemente sua tela.

Depois de limpar, seque a tela com movimentos leves e circulares com outro pano de microfibra que esteja seco.

Leia também: Como limpar o vaso sanitário

Conheça a linha tradicional de lava-louças Ypê. Confira Aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar tela de televisão com segurança