Como limpar sapato de camurça com 6 métodos eficientes

Os sapatos de camurça ganham seu coração, mas te provocam receio na hora da limpeza? Confira como é fácil limpar sapato de camurça.
Como limpar sapato de camurça com 6 métodos eficientes

“Como limpar sapato de camurça?” é uma dúvida que toda pessoa apaixonada por calçados já teve ao menos uma vez na vida.

Aqui, você vai aprender como é simples limpar esse tipo de sapato.

A camurça nada mais é do que uma espécie de couro, contudo, é um material mais delicado do que o couro tradicional. Sua textura aveludada é um charme à parte para os looks, que ficam mais estilosos e autênticos.

O segredo para manter seus sapatos de camurça como novos é não deixar a sujeira acumular. O restante das dicas, você confere a seguir.

Como limpar sapato de camurça: produtos e materiais em geral

Como você já deve ter percebido, a camurça é um tecido sensível. Por isso, é comum que as pessoas imaginem ser difícil cuidar desse tipo de sapato.

Mas saber como limpar sapato de camurça não é complicado, basta que você tenha cautela na hora de escolher os produtos para fazer a limpeza.

A limpeza do sapato de camurça é praticamente a mesma em todos os casos. Pouca água e apenas um produto para a higienização costumam dar conta do recado.

Os produtos e materiais indispensáveis são:

O detergente neutro é o produto ideal para remover a sujeira da camurça de maneira não abrasiva. Você deve aplicá-lo na escova de cerdas macias e esfregar gentilmente sobre o sapato de camurça para não danificá-lo.

Já o amaciante diluído em água garante um toque macio e perfumado ao material depois da limpeza. Aplique com a ajuda de um borrifador e, por fim, passe um pano macio sobre a área. Inclusive, clique aqui para desvendar todos os mistérios do amaciante!

Esses são os produtos básicos para limpar sapatos de camurça, mas ainda é possível aplicar alguns truques para cuidar dos seus calçados. Entenda nas próximas linhas.

6 formas de como limpar sapato de camurça

Antes de aprender dicas específicas de como limpar sapato de camurça, é preciso ter em mente algumas orientações gerais.

Primeiro: a camurça precisa de lavagem a seco. É um material que não se dá bem com muita água, por isso, jamais enxágue seu sapato de camurça e nem mergulhe-o em um recipiente cheio de água.

Em segundo lugar, na hora de remover a sujeira do seu sapato com a escova, siga sempre o sentido da fibra e não faça movimentos de vai e vem.

Prefira fazer limpezas uniformes, ou seja, faça o mesmo procedimento em toda a superfície da camurça. Isso evita que o material fique com manchas irregulares.

Ah, e se seu sapato estiver extremamente sujo e com manchas muito grandes, considere procurar um estabelecimento que faça a lavagem especializada, para não correr o risco de perder de vez seu calçado.

Pronto, agora podemos ir para as dicas especiais de como limpar sapato de camurça.

Como limpar sapato de camurça claro

Se o seu sapato de camurça for branco, bege ou cor cru, por exemplo, apague as sujeiras cuidadosamente com a ajuda de uma borracha escolar. Mas, atenção, não use borrachas coloridas, apenas as brancas.

Outra opção é usar bicarbonato de sódio. Misture uma colher de chá de bicarbonato com uma colher de chá de água para formar uma pasta branca. Aplique sobre a sujeira e esfregue levemente. Remova a mistura com um pano multiuso e borrife uma solução de água com amaciante.

Como limpar sapato de camurça preto

Para limpar sapato de camurça preto, a dica da borracha não é válida, mas existe um substituto perfeito: o condicionador de cabelo. Pode ser qualquer um que você tiver em casa.

Coloque uma colher de chá de condicionador e uma colher de chá de água em um recipiente e misture bem. Aplique a misturinha no sapato de camurça com a ajuda da escova de cerdas macias e pronto, é só isso.

Essa dica serve tanto para sapato de camurça preto quanto para sapatos de outras cores também.

Como limpar sapato de camurça manchado

É possível sim recuperar o sapato de camurça manchado. O truque, nesse caso, é misturar algumas gotas de detergente em uma colher de sopa de água morna. Contudo, muito cuidado para não molhar demais o sapato: por isso, utilize um pano macio e seco para absorver a água.

Se a mancha for de gordura, seu aliado será o fubá ou a farinha de milho. Aplique pouca quantidade do alimento em cima da mancha e esfregue delicadamente. Retire os resíduos com o pano multiuso e, se quiser, borrife uma solução de água com amaciante.

Como limpar sapato de camurça encardido

Até as sujeiras mais difíceis podem ser removidas do sapato de camurça. Para isso, utilize uma lixa de unha. É só lixar a sujeira até que ela saia por completo. Mas tenha cautela no processo, não precisa lixar com força e nem com pressa.

Se a lixa não resolver o problema do seu sapato de camurça encardido, vale utilizar uma esponja de lã de aço. O conselho de não esfregar com força é válido para esse caso também.

Finalize com a solução de amaciante ou condicionador com água aplicada com a escova, para devolver a textura macia da camurça.

Como limpar sapato de camurça mofado

O vinagre branco é imbatível na limpeza de mofo e no caso do sapato de camurça mofado não seria diferente.

Misture uma colher de sopa de vinagre com uma colher de sopa de água. Molhe as cerdas da escova na mistura e passe sobre o mofo, até que ele saia por completo.

Como limpar sapato de camurça sintética

O sapato de camurça sintética é ainda mais frágil do que a camurça convencional. Por isso, a dica na hora de fazer este tipo de higienização é fazer movimentos muito delicados.

Aplique a mistura de água + detergente com a ajuda de uma escovinha e finalize o processo aplicando água + amaciante ou condicionador de cabelo.

Assim como em toda limpeza, a melhor prática é manter os cuidados pensando na preservação do item. Não deixe para limpar seu sapato de camurça quando ele já estiver com a aparência desgastada.

7 cuidados para conservar seu sapato de camurça como novo por mais tempo

Quanto mais você cuidar dos seus sapatos, mais tempo eles farão parte do seu guarda-roupa. Confira algumas dicas para deixar seu sapato de camurça com aquele jeitinho de que acabou de sair da loja por mais tempo.

  • Limpe seu sapato de camurça a cada uso;
  • Remova o excesso de pelos e resíduos com uma fita adesiva;
  • Evite molhar seu sapato de camurça e, caso isso aconteça, seque-o assim que possível;
  • Invista em um impermeabilizante específico para camurça;
  • Não deixe o sapato de camurça secando diretamente ao sol, prefira a sombra;
  • Você pode usar um secador de cabelo para acelerar o processo de secagem, mas cuidado para não queimar o material;
  • Guarde seu sapato de camurça em um local seco e arejado, longe de umidade.

Que tal aprender, também, a melhor forma para tirar pelos de roupa? A gente explica aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar sapato de camurça com 6 métodos eficientes