Como limpar prata e recuperar o brilho

Prata é um material lindo, mas mantê-lo sempre com brilho nem sempre é uma tarefa fácil. Separamos aqui algumas dicas para te ajudar com isso.
Como limpar prata e recuperar o brilho

1ª verdade sobre a prata: o material é lindo e confere sofisticação ao visual.  

2ª verdade sobre a prata: ela escurece.  

Seja aquela prataria linda da decoração da casa, seja o faqueiro herdado da família, sejam os acessórios e joias do seu dia a dia, quando em contato com o ambiente, a prata tende a perder o brilho.  

Mas temos uma 3ª verdade: recuperar o brilho da prata é mais fácil do que você imagina e pode ser feito com produtos que você provavelmente tem em casa. É o que você vai conferir neste texto: 

  • Por que a prata escurece? 
  • Como limpar a prata
  • 8 dicas para a prata não escurecer 

Por que a prata escurece? 

Para entender essa resposta precisamos lembrar um pouco da aula de química. Basicamente, a prata escurece quando entra em contato com gases que têm enxofre na sua composição.  

E os gases sulfúricos (derivados de enxofre) estão em muitos lugares: desde matéria orgânica em putrefação até a poluição dos carros. 

O suor também atua no escurecimento da prata. Isso porque o cloreto de sódio presente no suor reage com a prata tornando a superfície mais permeável a esses gases, facilitando a formação da camada escura. 

Leia também: Higiene pessoal: como combater os inimigos invisíveis   

Como limpar prata 

Existem produtos específicos para isso no mercado, mas hoje vamos ensinar aqui algumas receitinhas simples para renovar seus objetos e acessórios de prata. E o melhor: com ingredientes que você provavelmente tem em casa!  

Como limpar prata com sabão de coco 

O sabão de coco é um bom aliado na hora de limpar seus objetos de prata, mas a técnica muda conforme o tamanho da peça.  

Para objetos maiores, como travessas ou castiçais de prata: faça uma pastinha misturando lascas de sabão de coco com água quente. Use a esponja macia para aplicar, enxágue em água corrente e seque com uma flanela. 

Para peças menores, como jóias de prata: em vez de pasta, faça uma solução: coloque lascas de sabão de coco em uma panela de alumínio com água e leve ao fogo até ferver. Mergulhe as joias e deixe de molho por 15 minutos. Em seguida, lave em água corrente e seque bem. 

Cuidado: tampe o ralo da pia antes de enxaguar os acessórios menores, para não correr o risco de perdê-las! E também tome cuidado ao manusear a água quente.    

Como limpar prata com detergente e água quente 

Outra receita simples para deixar seus acessórios de pratas novinhos e brilhantes: você vai precisar de 500 ml de água quente, uma colher de sopa de detergente neutro ou de coco e três colheres de vinagre branco. 

Utilize um pano de algodão para aplicar a solução nos seus itens de prata. Depois é só enxaguar e secar com uma flanela.  

Utilize a versão neutra da linha de lava-louças Ypê e a Esponja Multiuso Assolan   ou Esponja Perfex. 

Como limpar prata com bicarbonato 

O bicarbonato de sódio é um bom aliado na hora de limpar peças muito oxidadas, mas, por ser um produto mais abrasivo, pode desgastar as camadas mais superficiais. Por isso, evite usar em peças de valor mais alto. Combinado? 

Feito o alerta, vamos ensinar duas receitinhas que levam esse poderoso produto: 

1 – Coloque duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma panela com 400 ml de água. Coloque seus acessórios de prata dentro, leve ao fogo até que a água ferver. Quando a mistura estiver morna, retire seus acessórios, lave-o com água e detergente e seque com uma flanela.

2 – Com papel-alumínio: coloque em uma vasilha de vidro 400 ml de água fervente, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e algumas tiras de papel-alumínio. Deixe as peças de molho nessa mistura até a água ficar morna, depois lave e seque normalmente. 

Como limpar prata com vinagre 

O vinagre branco já apareceu na nossa solução de água quente com detergente, mas aqui ele vai agir sozinho. 

Deixe seus acessórios de prata de molho em um recipiente de vidro com vinagre branco – a quantidade suficiente para cobrir a peça por 15 minutos.  

Depois disso, tire a peça e escove com uma escovinha de dentes de cerdas macias para retirar a sujeira. Se ainda estiver muito escurecida, mergulhe mais um tempo no vinagre por até duas horas. Repita a escovação, enxágue e seque normalmente. 

Como limpar prata com pasta de dente 

Pasta de dente para limpar a prata? A dica parece estranha, mas funciona com as pastas mais simples, brancas. Isso porque a pasta de dente tem bicarbonato de sódio na composição.  

A ressalva que fizemos sobre o bicarbonato cabe também aqui: use com moderação e com movimentos delicados para não arranhar a peça.    

Como fazer: use uma esponja macia ou uma escova de cerdas macias e aplique delicadamente a pasta nos objetos de prata. Depois, lave normalmente com água e sabão, seque e use uma flanela para polir a peça. 

Vale ressaltar que as dicas caseiras são apenas úteis na falta de produtos especializados em limpeza, afinal, nenhuma outra será tão eficaz igual. É apenas um quebra-galho! 

Como limpar prata com sal 

O sal também pode ajudar a manter seus objetos e acessórios de prata mais limpos. A dica é muito simples: 

Deixe as peças de molho em um recipiente com água quente e sal. Teste depois de uns 15 minutos se as marcas pretas estão se soltando. Se não, deixe por mais uma hora. Lave normalmente, seque e use uma flanela para polir.  

Para potencializar a ação, você pode adicionar vários pedaços de papel-alumínio na salmoura morna e deixar as peças de molho por 30 minutos. Elas ficarão brilhando!  

Como limpar prata com papel-alumínio 

Você já leu a palavra alumínio nesse texto pelo menos três vezes: na panela de alumínio e nas tiras de papel-alumínio que potencializam a ação do sal ou do bicarbonato de sódio. Quer saber por que isso acontece? 

Assim, como o motivo do escurecimento da prata é físico-químico, seu clareamento também é.  

Grosso modo, podemos dizer que no processo de oxidação, a prata perde elétrons pelo contato com enxofre. Nesse processo de recuperação, a reação com o alumínio forma um cátion de prata, tornando-a metálica e brilhante mais uma vez.  

8 dicas para a prata não escurecer 

Por mais que a oxidação seja uma reação natural da prata com o ambiente, algumas dicas vão deixar suas peças e acessórios de prata brilhantes por mais tempo. Confira! 

1 – Seque as peças com uma flanela após o uso e guarde em local seco e sem luz, de preferência em saquinhos de tecido. 

2 – Evite passar perfume na região das jóias de prata. 

3 – Água sanitária e água oxigenada tiram o brilho da prata. Mantenha longe desses produtos químicos. 

4 – Evite tomar banho  com as peças  ou deixá-las dentro do banheiro. 

5 – Caso entre na piscina ou no mar com as joias, lave com água corrente e sabão logo em seguida e seque bem.  

6 – No caso de talheres: se não for lavar na hora, deixe de molho para que a sujeira não grude. 

7 – Evite usar o lado abrasivo da esponja ou qualquer material abrasivo para não arranhar as peças de prata 

8 – Para pratarias que fiquem guardadas por muito tempo, uma boa dica é envolver as peças em papel-filme para reduzir a oxidação natural que se dá no contato com o ar. 

 

 As esponjas e panos da Ypê vão ajudar você a trazer o brilho novamente para suas jóias e objetos de prata! Confira a linha de produtos aqui. 

Você achou esse artigo útil?

Como limpar prata e recuperar o brilho