Como limpar porta de vidro? Confira passo a passo para diferentes tipos de porta

Portas de vidro são uma ótima opção para garantir a claridade do ambiente. Acompanhe as dicas dos Ypêcialistas para facilitar a limpeza no dia a dia.
Como limpar porta de vidro? Confira passo a passo para diferentes tipos de porta

Saber como limpar porta de vidro é essencial para manter a transparência, a luminosidade e a elegância que ela confere ao ambiente.

Elemento impactante na decoração da casa, as portas de vidro podem separar a área interna da área externa ou mesmo cômodos da casa. E não queremos marcas de dedos, gordura e manchas de pano atrapalhando esse elemento visual tão importante, não é mesmo?

Existem diferentes tipos de porta de vidro: jateado, blindex, com película, entre outros. Neste artigo, vamos trazer dicas para cada um deles:

Como limpar porta de vidro: lista de produtos e materiais adequados

  • Aspirador de pó, vassoura de mão, pincel ou panos secos. Isso será necessário para a parte inicial da limpeza: tirar o pó do vidro e das corrediças da porta.
  • Limpador Ypê Multiuso com álcool
  • Água
  • Vinagre
  • Detergente
  • Álcool
  • Borrifador
  • Esponja macia
  • Rodo extensível
  • Panos tipo flanela ou multiuso Perfex

Como limpar porta de vidro: passo a passo

Seja qual for o modelo que você tem em casa, o passo a passo básico de como limpar porta de vidro é o mesmo e consiste em três etapas:

1. Tirar o pó: dos vidros em si, dos caixilhos, trilhos e corrediças. Um pano seco nos vidros da porta já remove o excesso e ajuda nas fases seguintes. Um pincel, vassourinha de mão e aspirador ajudam a remover o pó dos cantinhos mais difíceis.

2. Limpar porta de vidro: aqui você poderá borrifar o Limpador Ypê Multiuso com álcool ou então uma solução caseira diretamente sobre o vidro e passando esponja macia ou então um pano de limpeza.

 a.  Para a solução caseira, coloque em um borrifador ⅓ de água, ⅓ de vinagre e ⅓ de álcool de cozinha com 5 gotas de detergente.

3.Secar rapidamente: com panos secos e trocando sempre que necessário. Esse é o segredo das portas de vidro brilhante: não deixar que a água ou o produto sequem sozinhos na superfície.

Outra dica que envolve a secagem é limpar as portas de vidro em dias nublados ou fora do horário de sol direto. Isso porque o sol acaba secando o vidro antes de você passar o pano, e acaba deixando manchas de gotinhas.

Como limpar porta de vidro jateada

O vidro jateado não é transparente, dessa forma acaba sendo mais simples de limpar. O principal cuidado é evitar passar produtos com corante, bem como água sanitária, amoníaco, sabão em pó ou solvente. Esse tipo de produto pode manchar ou desbotar o jateado do vidro.

Sendo assim, a melhor dica de como limpar porta de vidro jateada é passar um pano umedecido na solução de ¾ de álcool com ¼ de água.

Como limpar porta de vidro blindex

As portas de vidro blindex são muito utilizadas em box de banheiro, uma área que acumula manchas de shampoo, sabonete, bem como a gordura do corpo.

O primeiro método é borrifar o Limpador Ypê Multiuso com álcool, espalhando com uma esponja macia ou pano, enxaguar com água fria e secar bem.

Caso opte pela solução caseira, o primeiro passo de como limpar porta de vidro blindex é aplicar detergente com água para remover bem a gordura.

Em seguida, enxágue com água fria (temperatura ambiente) e borrife a solução de água, vinagre e álcool.

Para finalizar, seque com um pano seco que não solte fiapos.

Confira mais dicas de como limpar vidro de sacada!

Como limpar porta de vidro temperado

O vidro temperado é aquele que passa por um tratamento químico que altera algumas características para torná-lo mais resistente ao calor e mais duro. Esse processo o deixa também mais suscetível a arranhões. Por isso, evite produtos ou esponjas abrasivas.

Para limpar porta de vidro temperado, normalmente utilizado na cozinha, borrife água e detergente na superfície e deixe agir por um minuto.

Em seguida, esfregue com uma esponja macia e movimentos delicados.

Por fim, passe o pano úmido com água e vinagre e seque bem, com um pano que não solte fiapos.

Conheça a Nova Esponja Ypê com formato anatômico e a versão não risca

Como limpar porta de vidro com película

A tarefa de como limpar porta de vidro com película não é mais difícil, mas um pouco mais delicada. Produtos de limpeza abrasivos devem ser evitados para não danificar a película.

Nesse caso, o mais indicado é fazer a limpeza apenas com água morna e detergente neutro, com movimentos suaves.

7 dicas para manter porta de vidro brilhando por mais tempo

Agora que você aprendeu o passo a passo e as dicas específicas para alguns tipos de vidro, confira algumas dicas extras:

1. Comece a limpeza sempre de cima para baixo.

2. Divida em etapas para que o vidro não acabe secando naturalmente e deixando marcas de respingos.

3. Pelo mesmo motivo, prefira limpar em dias nublados ou pelo menos em horários em que o sol não esteja batendo direto nas vidraças.

4. Papel de jornal ou papel-toalha em movimentos circulares ajudam no brilho final.

5. Para portas de vidros muito altas, use rodos extensores para alcançar as partes mais altas. Priorize sua segurança!

6. Oriente a todos da casa a abrir a porta de vidro sempre pelos puxadores para evitar aquelas marcas de digitais!

7. Mesmo que você não limpe vidros semanalmente, procure pelo menos passar o pano seco para tirar o excesso de pó. Isso já ajuda a preservar a limpeza por mais tempo.

Agora que você aprendeu como limpar porta de vidro, que tal aprender como esterilizar vidro?

Você achou esse artigo útil?

Como limpar porta de vidro? Confira passo a passo para diferentes tipos de porta