Como limpar poltrona de tecido: passo a passo completo

Você ainda não sabe como limpar poltronas de tecido? Aprenda agora neste tutorial simples como fazer essa higienização.
Como limpar poltrona de tecido: passo a passo completo

Aprenda como limpar poltrona de tecido com esse tutorial certeiro para deixar sua poltrona como nova.

As poltronas de tecido costumam ser aquele cantinho de conforto em meio à rotina corrida: seja para sentar e ler um livro ou ficar alguns minutos navegando nas redes sociais, esse móvel nos ajuda a relaxar de um jeito merecido.

Mas poltrona suja pode ser o lugar perfeito para ácaros e causar irritações alérgicas – ninguém merece, não é mesmo?

Então confira agora como limpar poltrona de tecido do jeito certo.

Como limpar poltrona de tecido: lista de produtos e materiais

A lista de materiais para limpar poltrona de tecido é bem simples. Você vai precisar apenas de água morna, detergente neutro e vinagre de álcool. Para esfregar, é preciso uma esponja de limpeza ou uma escova de cerdas macias.

Ah, não se esqueça de ter à mão alguns panos multiuso Perfex (a quantidade vai depender do nível de sujeira da sua poltrona).

Se quiser deixar um cheirinho gostoso no tecido depois da limpeza, utilize água, álcool líquido e amaciante.

Entenda a seguir como utilizar os produtos e materiais na limpeza da poltrona.

Como limpar poltrona de tecido: em 7 passos

Quando se fala em como limpar poltrona de tecido, é importante lembrar que nunca se deve deixá-la encharcada na hora da limpeza. Por isso, ter alguns panos para secá-la à medida que a higienização é feita é essencial.

Caso contrário, a umidade pode se infiltrar no tecido e demorar dias para secar completamente, o que já é o suficiente para o surgimento de mofo. A limpeza completa da poltrona de tecido deve ser feita assim:

1. Comece aspirando toda a poltrona.

2. Em um recipiente, misture 500 ml de água morna, duas colheres de sopa de detergente neutro e duas colheres de sopa de vinagre de álcool. É importante que os produtos usados aqui sejam transparentes.

3. Pegue a esponja de limpeza, umedeça-a na mistura e esfregue com o lado macio da esponja em uma pequena região da poltrona.

4. Divida a poltrona por partes. Assim que esfregar um pedaço, venha com o pano seco e esfregue por cima, ajudando a remover a sujeira e a secar o excesso dos produtos.

5. Repita esse processo por toda a extensão da poltrona, até que ela esteja completamente limpa.

6. Em um frasco com borrifador, misture 200 ml de álcool líquido com 1 colher de amaciante e borrife na poltrona. Isso vai deixá-la com um cheiro superagradável e um toque macio.

7. Deixe a poltrona secando à sombra, em um local bem arejado. Não precisa colocá-la no sol.

Viu só como é simples? Agora, não há motivo para não deixar sua poltrona de tecido sempre limpa.

3 dicas para manter poltrona de tecido limpa por mais tempo

Para finalizar, que tal aprender como manter a sua poltrona de tecido sempre limpa, conservando sua durabilidade? Algumas dicas são:

1. Aspire a sua poltrona pelo menos uma vez por semana e faça a limpeza completa (explicada no tutorial acima) pelo menos uma vez por mês.

2. A poltrona manchou? Limpe-a imediatamente. Assim, não dá tempo de o tecido absorver toda a sujeira e a remoção fica mais fácil. Para esta tarefa você pode contar com o Multiuso Ypê Tira Manchas, sua ação clareadora, remove manchas de superfícies e tecidos –

3. Se possível, invista anualmente em uma limpeza profissional. A limpeza caseira é eficiente, mas uma ajuda extra para manter os móveis bem cuidados é sempre bem-vinda, não é mesmo?

Agora que você já sabe como limpar sua poltrona de tecido, confira também nosso guia sobre como decorar uma sala completa.

Você achou esse artigo útil?

Como limpar poltrona de tecido: passo a passo completo