Como limpar piso laminado do jeito certo

Você já deve ter ouvido falar que a facilidade de limpeza é uma das vantagens do piso laminado. Mas, afinal, como fazer isso? Confira agora.
Como limpar piso laminado do jeito certo

Aprenda de vez como limpar piso laminado e cuidar do seu piso da melhor maneira possível!

O piso laminado é constituído por lâminas, chamadas de réguas, com larguras e comprimentos variados, feitas com camadas de materiais derivados da madeira.

Não é à toa que ele ganhou o status de queridinho em casas e apartamentos: tem a instalação e manutenção práticas, um excelente custo benefício, agrega à decoração dos ambientes e é muito fácil de limpar.

A limpeza é fácil, mas não significa que deve ser feita de qualquer jeito e é por isso que trouxemos o tutorial completo de como limpar piso laminado.

Vamos nessa?

Como limpar piso laminado de madeira

O primeiro passo na hora de limpar piso laminado é remover a poeira e as sujeiras superficiais. Para isso, varra com uma vassoura de cerdas macias ou utilize um aspirador de pó.

Depois, é hora de passar o pano. Em um balde, coloque 1 litro de água morna e duas colheres de sopa de desinfetante Acredite, é só disso que você precisa para uma limpeza eficiente do piso laminado!

Para evitar que o piso laminado seja arranhado, o ideal é utilizar um pano de microfibra ou um mop. Passe o pano da seguinte forma:

Molhe o pano na solução com água e desinfentante e deixe-o bem úmido (mas não encharcado) e passe pelo piso, no sentido das réguas de madeira.

Depois, lave o pano, molhe-o na mistura novamente e torça-o bem, porque dessa vez o objetivo é secar a primeira camada da solução que você passou no chão. Passe o pano no sentido da régua, depois lave o pano e repita o processo, finalizando a limpeza.

Como limpar piso laminado e deixar brilhando

O desinfetante  já tem o poder de deixar um reflexo bonito no piso laminado, mas se você quiser acrescentar um brilho extra no seu chão de madeira, é só utilizar lustra-móveis.

Depois de realizar todo o passo a passo indicado no tópico acima, dilua duas colheres de sopa de lustra-móveis em um balde com 1 litro de água.

Molhe um pano limpo na solução e passe no chão, no sentido das réguas do piso. Depois, passe um segundo pano, só que mais torcido, para tirar toda a umidade do piso laminado. Pronto, piso laminado brilhando na hora!

Como limpar piso laminado encardido

Ih, seu piso laminado encardiu? Então a solução para isso é acrescentar 100 ml de álcool líquido à mistura de detergente neutro e água, semelhante ao que nós ensinamos no primeiro tópico.

Você também deve utilizar a mesma técnica ensinada para passar pano, mas talvez você precise repetir o processo mais vezes.

Só fique de olho para que o piso laminado não fique molhado demais, ok? Se isso acontecer, as réguas podem se dilatar ou sofrer ondulações.

Como limpar piso laminado manchado

Se a sua preocupação é como limpar piso laminado manchado, a tarefa exige um pouco mais de esforço.

Você pode esfregar a área manchada aplicando detergente neutro em uma esponja de limpeza, usando sempre o lado macio. Faça isso até remover a mancha.

Depois, é só fazer o passo a passo indicado em “como limpar piso laminado de madeira”.

Caso esse procedimento não resolva, utilize um produto específico para a limpeza de pisos laminados e siga as instruções indicadas no rótulo.

5 cuidados com o piso laminado

Agora que você já sabe como limpar piso laminado, que tal mais algumas dicas para cuidar do piso e manter sua durabilidade?

1. Você já deve ter percebido de acordo com as dicas anteriores que a secagem do piso laminado é muito importante, certo? Então não deixe o piso laminado molhar e, caso isso aconteça, seque imediatamente com um pano limpo e seco.

2. Outro ponto de atenção está nos produtos utilizados: não precisa usar cera, produtos com silicone e nem vinagre ou bicarbonato de sódio – produtos que costumam ser indicados em receitas caseiras para a limpeza de pisos.

3. Produtos abrasivos, como a água sanitária e escovas de cerdas duras, por exemplo, também devem passar longe do seu piso laminado.

4. Experimente a linha de Limpadores Perfumados Ypê Perfumes. Além da tecnologia de controle de odores indesejados a formulação possui álcool, ou seja a secagem é rápida, ideal para pisos laminados e as fragrâncias são inspiradas em perfumaria fina o que garantem sua casa perfumada por até 30 horas.

5. Uma dica interessante para reforçar a proteção do piso é utilizar tapetes macios e sempre manter capachos nas áreas de acesso ao piso, assim, a sujeira dos sapatos não é levada para dentro de casa.

Agora que você sabe tudo sobre limpeza de piso laminado, que tal conferir nosso guia completo de faxina?

Você achou esse artigo útil?

Como limpar piso laminado do jeito certo