Como limpar pelo de gato? Dicas para diminuir os pelos soltos na sua casa

Gatos são fofos, companheiros e verdadeiros membros da família. É uma pena que soltem tanto pelo, mas aprenda agora como resolver isso.
Como limpar pelo de gato? Dicas para diminuir os pelos soltos na sua casa

Ter gato em casa é tudo de bom e não é porque você não sabe como limpar pelo de gato que vai amá-los menos, né?

De acordo com o Censo Pet, o gato é o animal que as pessoas mais escolheram como animal de estimação ultimamente. E com razão, afinal, as vantagens de ter um gato são inúmeras:

Eles são leais, nos proporcionam tranquilidade e são super-higiênicos! Por sinal, falar em higiene é falar nossa língua.

A seguir, você vai aprender tudo o que precisa saber para manter o ambiente bem cuidado, garantindo seu bem-estar e o do seu amigo peludo também.

O que faz o pelo do gato cair?

Antes de partir para as dicas de limpeza, vamos entender a raiz do problema: o fato de os pelos do gato caírem tanto.

Você sabia que existe um ciclo do pelo dos gatos? É como acontece com nosso cabelo: os pelos nascem, crescem, envelhecem e, por fim, caem, dando lugar a novos pelos. A troca de pelo dos gatos é constante.

Contudo, principalmente durante a primavera, esse processo de troca de pelos é mais intenso nos bichanos.

Isso acontece porque no inverno os gatos precisam de uma pelagem mais espessa e no verão eles ficam mais confortáveis com uma pelagem mais leve. Por isso, a primavera é a época de transição perfeita para trocarem os pelos.

A mudança de pelo também acontece de acordo com as fases da vida do gato: a pelagem muda de filhote para adulto e de adulto para idoso.

Ou seja, a queda de pelos é um processo natural para os bichinhos. Mas, caso você perceba que há alguma ferida na pele ou que a queda é localizada, leve-o ao veterinário o quanto antes.

Como limpar pelo de gato em 5 técnicas diferentes

Uma coisa muito importante que você deve saber para fazer a limpeza dos pelos de gato: esse é um hábito que você tem que manter sempre. Em outras palavras, não espere que uma nuvem de pelos se acumule até que você tome a iniciativa de limpá-los, combinado?

Agora, confira o que você pode usar para diminuir a quantidade de pelos do seu bichano por aí.

Como limpar pelo de gato com aspirador

Esse método é ideal para superfícies maiores, como tapetes, colchão, sofá e chão. Aspire sua casa pelo menos duas vezes por semana para remover os pelos.

Passe o aspirador por todo o ambiente frequentado pelos gatos: chão, móveis (se for o caso), cama… enfim, se o lugar tiver pelo de gato, aspirador nele.

Como limpar pelo de gato com rodo

Por mais potente que o aspirador seja, alguns pelos ainda podem ficar no chão. É aí que você finaliza a limpeza com pano úmido com água e um produto de limpeza de sua preferência, como um desinfetante ou limpador perfumado, aplicando com o rodo.

Esse método serve para juntar os pelos de forma uniforme e, devido ao pano molhado, evita que os pelos se espalhem pelo ar e fiquem em outras superfícies.

Leia também: como passar pano no chão do jeito certo

Como limpar pelo de gato com fita adesiva

Essa dica é perfeita para a limpeza diária e pode ser feita no sofá, na cama e em outros estofados, como cadeiras, por exemplo. Tenha uma fita adesiva em lugar de fácil acesso e sempre que ver os pelos no ambiente, use-a.

Existem duas maneiras eficientes de usar esse método:

Na primeira, basta que você estique a fita sobre a superfície, com a parte da cola virada para baixo, para que os pelos grudem nela. Depois, é só puxar.

O segundo modo é cortar um pedaço da fita e juntar as duas pontas de forma que envolva os dedos da sua mão, com a cola voltada para fora. Com a mão, vá passando a fita na superfície.

Independentemente da forma que você escolher, faça quantas vezes forem necessárias até que os pelos saiam completamente.

Como limpar pelo de gato com luvas de borracha

Se você colocar as luvas de borracha e umedecer a parte das palmas das mãos, terá uma ferramenta muito eficiente para eliminar os pelos de gato! Basta passar sobre a superfície escolhida e juntar os pelos de onde eles estiverem.

Lave as luvas em água corrente e se for preciso, repita o processo.

Conheça os variados tipos de luvas de limpeza clicando aqui!

Como limpar pelo de gato com esponja

Mais uma dica com um item que você provavelmente já tem em casa: a esponja.

Pegue uma esponja nova, molhe-a com água e passe-a com o lado mais abrasivo voltado para baixo na superfície da qual você quer remover o pelo. É só isso! Depois, lave-a com água e faça o mesmo procedimento até que todos os pelos sejam removidos.

Muito fácil, não é mesmo? Mas não é só a limpeza que é suficiente para que você possa remover com eficiência os pelos de gato pela casa.

Você também pode ter algumas táticas para controlar a queda de pelos.

5 dicas essenciais para lidar com os pelos de gatos

Talvez você já tenha se perguntado o que fazer para evitar que os pelos dos gatos caiam. Impedir isso completamente é inviável, mas você pode tomar algumas medidas para lidar melhor com a queda de pelos do seu pet. São elas:

1. Escovação: escovar os pelos do seu animalzinho é fundamental para evitar a queda excessiva de pelo. Assim, você remove os pelos mortos e deixa a pelagem dele mais saudável. Existem diversos tipos de escova, como os pentes, rasqueadeiras e até luvas especiais com tecnologia nanomagnética que facilitam o processo de escovação.

2. Banho: os gatos se banham o tempo todo, mas às vezes é preciso que um banho profissional seja dado. Isso varia de acordo com o ambiente que o animal vive e com a raça dele. Portanto, na próxima consulta ao veterinário, pergunte sobre a necessidade e frequência do banho.

3. O espaço do gato: se o gato vive andando por espaços que não deveria, talvez ele precise de cantinhos para chamar de seu. Separe lugares especiais para eles, como caminhas, cabaninhas e redes.

4. Alimentação: isso pode influenciar diretamente na queda de pelo do gato. Será que a ração que ele está consumindo é a mais adequada? Esse é outro papo importante que você deve trazer na consulta com o veterinário.

5. Aceitação: a queda dos pelos dos gatinhos é inevitável e natural. É claro que você quer um ambiente limpo e agradável, mas, para conviver com gatos, é preciso aceitar que é impossível retirar cada pelo que aparece. Curta seu amigo de quatro patas e faça o que estiver ao seu alcance para a limpeza.

Como lavar roupa suja de pelo de gato?

Vai lavar roupa cheia de pelo de gato? Temos mais dicas para você!

Antes de lavar as peças, retire o excesso de pelos com alguma das técnicas que ensinamos aqui, como a da luva de borracha, a da esponja ou a da fita adesiva. Sacuda bem a peça e leve-a para a máquina de lavar.

Mas atenção: a própria máquina precisa estar limpa e livre de pelos. Programe um ciclo completo, faça a lavagem e, em seguida, higienize o tambor e o filtro da máquina.

Coloque as roupas para secar e guarde-as em um local em que não haja pelos.

Quer mais dicas de como tirar os pelos de pets das roupas? Confira aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar pelo de gato? Dicas para diminuir os pelos soltos na sua casa