Como limpar papel de parede sem danificá-lo

Existem cada vez mais opções de papéis de parede que são práticos de instalar. Mas será que a limpeza é tão fácil assim? Confira.
Como limpar papel de parede sem danificá-lo

Quer saber como limpar papel de parede, mas tem medo de estragá-lo no processo de higienização?

Este receio é muito comum, afinal, o termo papel passa a impressão de que o material será dissolvido com facilidade.

Mas pode ficar tranquilo: atualmente, existem diversos tipos de papéis de parede com boa durabilidade e que podem ser limpos sem complicações.

Aprenda abaixo como limpar seu papel de parede.

Como limpar papel de parede: lista de produtos e materiais

O papel de parede deve ser higienizado periodicamente. Uma limpeza básica deve ser feita quinzenalmente, apenas com aspirador de pó.

Já a limpeza completa deve ser feita pelo menos uma vez por mês. Para isso, você vai precisar do Multiuso da sua preferência, a versão com álcool da Ypê, tem secagem rápida ou detergente neutro, água morna e esponja de limpeza.

Outros ingredientes que podem te ajudar na limpeza são o vinagre e o bicarbonato de sódio.

No caso do papel de parede branco, você pode utilizar água sanitária.

Além destes produtos, alguns materiais importantes são as luvas de limpeza, pano de chão e pano multiuso. Um rodo também pode ser usado, para você alcançar as partes mais altas da parede.

É importante dizer que o tipo de limpeza vai depender do material que é feito o seu papel de parede, assim como o tipo de sujeira que está nele.

Vamos detalhar nos tutoriais abaixo.

Como limpar papel de parede passo a passo

O maior segredo para limpar papel de parede com facilidade é não deixar as sujeiras e poeiras acumularem.

Procure seguir um cronograma de limpeza e assim você economizará tempo e esforço na limpeza!

Antes de fazer a limpeza profunda, faça a limpeza básica do papel de parede, aspirando toda a área ou varrendo para remover as poeiras.

Dito isso, confira como higienizar seu papel de parede.

Como limpar papel de parede com mofo

O vinagre é o ingrediente secreto para combater o mofo no papel de parede, pois ele contém ácido acético, substância que elimina o bolor em questão de minutos.

Coloque 200 ml de água e 200 ml de vinagre em um recipiente com borrifador, aplique a mistura nas partes do papel de parede que contém mofo e esfregue com o lado macio da esponja. Não se esqueça de colocar as luvas de limpeza.

Deixe agir por 30 minutos e depois passe um pano úmido com água sobre a área, para retirar o excesso de vinagre da parede.

Para finalizar, seque bem com um pano limpo. Lembre-se que o mofo aparece pela umidade, por isso, se houver uma infiltração no local ou algo que deixe a área sempre úmida, o mofo irá voltar.

Como limpar papel de parede de tecido

Este passo a passo serve tanto para limpar papel de parede quanto para limpar papel de parede vinílico, pois são materiais que podem ser molhados.

Em um balde, coloque ½ colher de sopa de detergente neutro para cada litro de água morna.

Aplique a solução no papel de parede com a ajuda de uma esponja (com o lado macio) ou com rodo e pano de chão (que deve estar úmido, não encharcado), no sentido de cima para baixo. Logo em seguida, passe um pano seco.

Para que a limpeza seja ainda mais eficaz, faça uma divisão imaginária no papel de parede. Por exemplo, se você dividir a parede em quatro partes, faça o processo completo em uma área e só depois parta para a próxima.

Outra opção é aplicar o Multiuso com a ajuda de uma esponja e, em seguida, um pano seco. Além do Multiuso na versão com álcool, que tem a secagem mais rápida, para os papéis de parede de tecido você pode optar pela versão tira manchas, indicado para tecido.

Como limpar papel de parede encardido

Neste caso, a técnica de limpeza é parecida com o que explicamos acima.

Só que, dessa vez, você vai utilizar vinagre e bicarbonato de sódio, uma dupla poderosa que além de limpar profundamente, tem ação clareadora, por causa do bicarbonato de sódio, sendo ideal para remoção de manchas.

Em um balde, coloque 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada 500 ml de vinagre. Aplique a mistura com uma esponja, esfregando bem, mas com o lado macio. Seque assim que fizer este procedimento em cada parte da parede.

Caso você não consiga desencardir o papel de parede na primeira tentativa, lave bem a esponja e repita o processo até que toda a sujeira saia.

Como limpar papel de parede não lavável

Ih, o papel de parede não pode ser lavado, e agora? Use somente o bicarbonato de sódio, ele desinfetará a área com eficiência e é perfeito para lavagens a seco.

Pegue um pano úmido, mas muito bem torcido, e polvilhe um pouco de bicarbonato sobre ele. Esfregue delicadamente no papel de parede, de cima para baixo, e venha secando cada pedaço que você esfregar, com um pano limpo e completamente seco.

Pronto, seu papel de parede está bem higienizado e sem ser molhado.

Como limpar papel de parede branco

A água sanitária é superindicada para limpar áreas brancas, pois higieniza profundamente e não causa manchas (ela só manchará roupas e superfícies coloridas).

Coloque as luvas de limpeza e em um recipiente, dilua uma parte de água sanitária em nove partes de água. Aplique sobre o papel de parede com uma esponja, no sentido de cima para baixo, e depois seque bem.

Cuidado para não inalar o produto e jamais o misture com outros produtos de limpeza. Falamos sobre outros cuidados no uso da água sanitária aqui, não deixe de conferir.

Como limpar papel de parede lousa

Você não precisa de nenhum produto especial para limpar papel de parede de lousa. O cuidado está na maneira com que você esfrega a área. Faça assim:

Molhe bem um pano multiuso (pode encharcá-lo) com água e aplique na lousa, sempre no mesmo sentido. Se você esfregar em várias direções, vai espalhar ainda mais o giz da lousa, dificultando ainda mais o processo.

Divida a lousa em faixas horizontais estreitas para facilitar sua limpeza. Assim que passar o pano em uma faixa, utilize outro lado do pano para limpar a próxima. Quando todas as áreas do pano estiverem com giz, lave-o bem.

Faça o mesmo processo, dessa vez seguindo faixas verticais. Quando você tiver removido todo o giz, lave o pano novamente e aplique nele algumas gotas de detergente e passe na lousa.

Agora, é só esperar secar. Você pode usar um ventilador para acelerar esta etapa! Limpar papel de parede de lousa é um pouco demorado, mas o resultado vale a pena.

4 dicas para conservar seu papel de parede

Reunimos aqui quatro conselhos importantes para que o seu papel de parede dure por ainda mais tempo.

1. assim que surgir uma sujeira no papel de parede, procure removê-la imediatamente. Seja resíduo de algum alimento, uma obra de arte das crianças ou algum tipo de tinta, como as de caneta.

2. não utilize materiais abrasivos na limpeza, como escova de cerdas duras, palha de aço etc.

3. depois de limpar, a secagem merece uma atenção especial. O mesmo vale para umidade em geral, evite o máximo possível que a área seja molhada.

4. proteja as quinas de móveis que tenham contato com o papel de parede, para evitar arranhões.

Viu só como é simples limpar papel de parede? Agora, não há porque não deixá-lo sempre brilhando, para deixar seu lar ainda mais lindo.

Remodelando a sala de casa? Confira nossas dicas para decorar o ambiente clicando aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar papel de parede sem danificá-lo